Pesquisar

3 passos para um orçamento da construção civil assertivo

Existem três formas de tornar mais ágil e assertivo o orçamento da construção civil. Será que você já aplica algumas delas ou ainda está perdendo clientes?
orçamento da construção civil assertivo
orçamento da construção civil assertivo

Quanto tempo você leva para calcular o orçamento de uma obra? Depende? Do que exatamente? Não fuja da pergunta e nem deste texto!

Orçamento ampulheta. Já ouviu falar dessa expressão? Provável que não, pois foi inventada agora para definir como o orçamento da construção civil deve se tornar rápido e assertivo.

A ampulheta é um instrumento rudimentar de medida do tempo. A quantidade de areia abrigada em seu interior de vidro ou cristal transparente corresponde a um período determinado. O que consiste em uma definição que você tem a responsabilidade de estabelecer na construtora.

Você já mediu o tempo que levar para calcular os gastos diretos e indiretos de uma obra?

Pois esse tempo precioso é como os grãos de areia que escorrem de um lado a outro dentro de uma ampulheta. Eles irreversivelmente passam e levam a possibilidade de lucro e êxito da construtora.

Sem desenvolver um orçamento de forma rápida, assertiva e segura para a construtora, você perde o cliente de vista. Mesmo que invista em um CRM (Customer Relationship Manager) ou use um gratuito, a gestão de relacionamento ficará prejudicada se, no momento de marcar o gol, você ficar na defesa.

Ser um empreendedor da construção civil no enquadramento PME (Pequena e Média Empresa) significa, muitas vezes, tomar para si a gestão comercial. E chega um momento que as planilhas não dão conta de realizar um orçamento de construção civil completo e confiável.

O que você deve fazer, portanto?

Siga esses passos ou formas de simplificar e de melhorar o orçamento!

1 – Busque agilidade ao realizar orçamento na construção civil

Os clientes querem receber rapidamente a informação do quanto terão que desembolsar para realizar uma obra. Muitas vezes chegam com a ideia toda no papel, já projetada por um arquiteto. Mas nem fazem ideia de como transferir esse desejo das duas para as três dimensões.

Fica em suas mãos a tarefa de responder prontamente ao pedido de orçamento do cliente. O que implica em analisar o projeto, a metragem, as especificações de acabamento e qualidade para, então, chegar a um resultado satisfatório e negociável para ambas as partes.

Mas como ser ágil diante de tantos detalhes?

Agilidade é sinônimo de produtividade. Então, combata os “ladrões de tempo”. Qualquer distração faz com que você veja os grãos da ampulheta passarem sem que você tenha um bom resultado.

Mas não são eles os únicos inimigos da produtividade e da agilidade no oferecimento do orçamento da construção civil. Veja a seguir!

2 – Foque na assertividade para não perder clientes e dinheiro

É óbvio que, se você quer um orçamento assertivo, focar na assertividade é fundamental. Mas há algo que não fica tão evidente: como fazer isso.

O segredo de acertar em cheio no orçamento de cada obra está em uma etapa anterior a do cálculo propriamente dito. Pode-se chamar esse momento de planejamento ou, até mesmo, de memória da própria cultura profissional da construtora.

Explicamos:

Quando você não conta com ferramentas eficientes, não importa que tenha feito orçamentos infinitas vezes, parece que está sempre começando do zero. Guardar informações estratégicas sobre materiais, fornecedores e boas práticas de execução de uma obra é algo que não cabe em planilhas e sistemas genéricos de produtividade ou gestão comercial.

3 – Use uma tecnologia especializada em gestão de obra

Há várias formas de usar a tecnologia para ter mais produtividade. Desde aplicativos de gestão de tarefas aos de controle da agenda. Mas nenhum deles entende o que se passa dentro de uma construtora.

Por isso, as tecnologias especializadas na gestão de obras são o que você realmente precisa para completar o passo a passo. Elas automatizam o que é repetitivo e tornam realmente ágil e assertivo o orçamento da construção civil.

Pensando nisso o Obra Prima desenvolveu um módulo de orçamento, que funciona de forma ágil e prática, podendo usar tabelas de referência, como a tabela Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Ou você mesmo pode criar sua própria metodologia para realizar os orçamentos através do sistema.

Módulo de Orçamento | Obra Prima
Módulo de Orçamento | Obra Prima

Está em dúvida de qual ferramenta adotar? Antes de decidir, conheça o sistema Obra Prima! Clique aqui e agende seu horário para uma demonstração online e conheça os benefícios que o Obra Prima pode trazer à sua construtora.

Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.