O que significa qualidade na construção civil e como promovê-la? Você sabe a resposta e tem praticado essa ideia na construtora?
Falou em qualidade na construção civil, pensou em gastar mais dinheiro? Será que essa lógica está correta?
Certamente, não!
Isso porque, se bem desenvolvida, a busca pela qualidade não significa gastos desnecessários. Você investe em itens e ações fundamentais, para que eles gerem benefícios, muitas vezes, de retorno imensurável.
Você sabe, por exemplo, como medir o impacto de uma boa prática de armazenamento de insumos?
Se não, é sinal de que precisa estudar um pouco mais o tema da qualidade na construção civil. Afinal, este é um cálculo que se aprende na prática. Não há como desenvolvê-lo sem promover processos mais adequados e que gerem menos retrabalho.
Armazenados de forma correta, os insumos permitem que o canteiro fique organizado. O que ajuda a diminuir o tempo investido na limpeza, antes da entrega do projeto. E esse é apenas um exemplo de como a qualidade pode ser desenvolvida a partir de uma gestão da construtora.
Uma outra forma de exemplificar a qualidade é observar o acabamento dos projetos que você tem entregado. Mesmo que você não tenha comprado o revestimento mais caro, é preciso que a aplicação esteja impecável. Então, não adianta economizar nos espaçadores e niveladores.
Afinal, será muito mais difícil e caro consertar erros cometidos pela falta de utensílios básicos, considerados dispensáveis.
Mas o que significa qualidade e como aplicá-la na construtora? Será que esse é um bom investimento para o seu negócio?
O que significa qualidade na gestão da construtora
Você sabe que um consumidor é capaz de pagar mais caro por um produto que considere ter maior qualidade, certo? Pois bem, esse conceito só faz sentido quando pensamos no cliente e em como o que produzimos será recebido por ele.
Por isso, não adianta pensar na qualidade por si mesma. Isso porque, vamos resumi-la à compra de produtos caros. Quando, na verdade, qualidade também tem a ver com atendimento, segurança e capacitação técnica. Portanto, preciso desenvolvê-la na gestão da construtora e não só nas aquisições de produtos e serviços.
Essa busca é fomentada pela Organização Internacional para Padronização (ISO).Foi ela que criou um sistema de normas que você já deve ter ouvido falar: a ISO 9000. Com base nas normatizações, a instituição fomenta o desenvolvimento da qualidade nas empresas, fornecendo selos para as que atendem aos requisitos.
Mas quais seriam esses princípios?
De acordo com o Sebrae, os fundamentos de gestão da qualidade são:
- Foco no cliente;
- Liderança;
- Envolvimento das pessoas;
- Abordagem de processo;
- Abordagem do sistema para gestão;
- Melhora contínua;
- Abordagem dos fatos;
- Benefícios mútuos com fornecedores.
Esse esclarecimento é necessário para compreender como a qualidade na construção civil vai além do porcelanato e dos espaçadores, mas que também depende deles.
Construtora PME pode ter qualidade?
Agora que você conhece os princípios do sistema de qualidade, o que é fundamental para obtê-la? Mais do que cumprir linha a linha o que está proposto pelo Sebrae, é preciso dar conta de uma rotina simples e clara: planejar, fazer, checar.
É quase um mantra que você deve recitar todos os dias!
É preciso planejar as tarefas do dia, cumprí-las e, então, avaliar o desempenho de cada uma, para, enfim, recomeçar. Ao fazer esse movimento de autoconhecimento na construtora, você dará o primeiro passo rumo à qualidade.
Quer saber mais sobre esse assunto? O Blog Obra Prima tem vários conteúdos a respeito da qualidade na construção civil. E você também pode contribuir com novos temas. Deixe uma resposta neste post. Nós ficaremos gratos em ajudar!