Pesquisar

Como Obra Prima traz mais produtividade à construção civil

Para ter mais produtividade na construção civil é preciso diminuir o esforço e aumentar os resultados. Obra Prima ajuda a construtora nessa missão.
produtividade à construção civil
produtividade à construção civil

A tecnologia da construção civil traz benefícios para os clientes, fornecedores e para a gestão da construtora. Quer saber como? Leia o post até o final.

Sabe aqueles filmes de ficção científica, em que os protagonistas acessam portais e instantaneamente chegam aonde querem? Esse poderá ser o Obra Prima para a sua construtora: a tecnologia da construção civil capaz de economizar tempo e gerar produtividade no seu negócio.

Metáforas à parte, fazer a gestão da construtora que preze pela excelência é algo que se torna ainda mais difícil sem uma nova consciência dos processos da de produção. É preciso padronizar projetos, controlar atividades e gerenciar a compra de insumos.

Percebe que as planilhas são limitadas para dar conta de tudo isso?

Tampouco os sistemas genéricos de gestão de produtividade conseguem lidar com a especificidade dos projetos de construção. Você tem se virado como pode. Mas chegou o momento de encarar a produtividade na construção civil como uma questão estratégica para o seu negócio.

Conheça algumas funcionalidades do Obra Prima que tornarão o dia a dia da construtora mais eficiente e decida se é o momento de dar e salto na produção!

Indicadores de produtividade na construção civil

Saber se o seu negócio está sendo produtivo depende da análise do esforço empregado. Ou seja, trata-se da relação entre a “quantidade de recursos demandados e a de produtos realizados”, de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, CBIC, 2017

Fonte da imagem: Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, CBIC, 2017.

Para fazer aumentar a produtividade, portanto, é preciso trabalhar na redução de esforço, ou seja, no aumento de um dos recursos de produção. Isso porque, para executar uma obra são necessárias ferramentas, equipamentos e força humana. Você deve investir nesses três recursos para obter mais eficiência.

Quando adquire uma nova ferramenta ou equipamento consegue reduzir a força humana empregada em uma reforma, por exemplo. Afinal, colocar uma parede abaixo à marretadas é menos eficiente do que usar um rompedor para o mesmo trabalho. Neste caso, o equipamento reduz o esforço humano e aumenta a produtividade.

Acontece que, a tecnologia na construção civil é capaz de muitas mais reduções de esforço. E um sistema como Obra Prima ajuda você a analisar em quais áreas é possível gerar produtividade, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência na gestão da construtora.

Você abandona planilhas e softwares generalistas para se tornar mais produtivo!

Lembra dos portais dos filmes de ficção mencionados no início deste texto? Pois vamos lhe apresentar a seguir três portais de Obra Prima para a produtividade na construção civil!

1 – Portal do cliente

Uma das suas maiores dificuldades hoje é manter o cliente informado sobre o dia a dia da obra. É preciso investir tempo para oferecer respostas prontamente. Isso quando você não tem que organizar o canteiro para receber um futuro morador ansioso por novidades.

Quando a visita é no susto, então, fica ainda mais difícil manter a produtividade na construção civil. Você não sabe se atende o cliente ou se escuta às demandas dos pedreiros. Provavelmente dá um jeito de resolver os dois ao mesmo tempo.

Mas isso não é produtivo!

E a tecnologia na construção civil pode lhe ajudar a evitar tais situações. O portal do Cliente do Obra Prima conta com um diário de obras.

Isso mesmo: você atualiza o cliente sem levar sustos!

Sempre que for à obra, o Obra Prima permitirá que registre o status de desenvolvimento em foto, vídeo e texto escrito. Assim, caso o canteiro fique parado devido ao mal tempo ou em virtude da secagem da laje, basta alimentar o sistema para que o cliente fique sabendo. Um tablet ou smartphone são suficientes para isso.

Viu como esse portal torna o dia a dia da obra mais produtivo até para o cliente?

2 – Portal do fornecedor

Não é só para o cliente que você pode oferecer produtividade na construção civil. Seus fornecedores também serão beneficiados quando você começar a usar Obra Prima.

Sabe como? Perceba:

Hoje o administrativo solicita as cotações de insumos por e-mail ou telefone. A resposta muitas vezes vem sem um padrão. O que gera retrabalho e prejudica a produtividade. Ao usar Obra Prima nessa tarefa, você padroniza todo o processo de cotação e compra.

É assim que acontece:

  1. A ordem de compra é gerada diretamente da obra;
  2. O administrativo gera e envia a cotação;
  3. O fornecedor recebe o pedido de orçamento;
  4. O pedido é respondido no Portal do fornecedor;
  5. O sistema recebe e consolida as tomadas de preço no mapa de cotação.

A partir daqui, a compra já pode ser efetuada a partir da combinação dos melhores preços ou da escolha do fornecedor com orçamento mais baixo. Você decide!

Com a tecnologia na construção civil, o fornecedor não precisa gerar um novo template de orçamento, pois responde ao pedido diretamente no sistema. Isso também permite a você a realização mais assertiva da orçamentação de projetos, afinal sua construtora passa a contar com uma base de dados com preços atualizados.

3 – O seu portal para a produtividade na construção civil

Além de dois portais, um para o cliente e outro para o fornecedor, você tem o seu acesso garantido à gestão da construtora com Obra Prima. A sua interface integra os dados de todos os portais em um só local, para facilitar o gerenciamento de todos os projetos.

Cada uma das obras pode ser cadastrada separadamente, ou seja, tem seu próprio centro de custos. Assim, não há risco de confundir gastos entre projetos. Afinal, você pode trabalhar com mais de um tipo de contratação: ora por empreitada, ora pela taxa de administração.

O cliente precisa confiar e saber que você faz uma boa gestão da construtora. Muitas vezes, você só trabalha com uma forma de contratação por saber que oferecer mais de uma ao cliente gera uma grande demanda administrativa. Mas com a tecnologia na construção civil, é possível ter mais produtividade mesmo em situações complexas.

Já imaginou o quanto sua construtora pode mudar com Obra Prima? Que tal embarcar nesse portal de produtividade?

Você pode experimentaro sistema. Assim, consegue decidir com mais clareza se é o que sua construtora realmente precisa para se tornar mais produtiva.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.