Está atolado de trabalho? Delegue!

Quando você está cheio de compromissos no trabalho, sua agenda vive lotada e você se vê sempre sem tempo para qualquer coisa, delegar tarefas pode ser uma opção chave para manter a mente sã.
delegar
delegar

Se você quer passar mais tempo fazendo o que ama, precisa aprender a delegar.

Quando você está cheio de compromissos no trabalho, sua agenda vive lotada e você se vê sempre sem tempo para qualquer coisa, delegar tarefas pode ser uma opção chave para manter a mente sã, fazer tudo que se precisa fazer sem enlouquecer e abrir espaço para realizar o que realmente ama. Nem todo mundo pode fazer tudo, e a ajuda certa agrega muito valor e praticidade para a sua rotina de responsabilidades. Dito isso, há maneiras certas e erradas de delegar as coisas. Aqui estão algumas sugestões.

Escolha a pessoa certa

O erro número 1 na hora de escolher com quem compartilhar suas responsabilidades é delegar para a pessoa que tem mais tempo de casa e não para quem seria a melhor pessoa para lidar com o trabalho. Antes de delegar uma tarefa, considere quem em sua equipe possui o conjunto de habilidades necessário para conclui-la. Talvez essa pessoa seja um membro sênior da equipe ou talvez seja um novo contratado. A chave aqui é atribuir tarefas com base na pessoa e suas reais habilidades e não na sua posição na empresa. Se for uma tarefa que não precisa ser executada o mais rápido possível, considere ter outro funcionário trabalhando com a pessoa mais adequada para essa função. Da próxima vez que você precisar de algo semelhante, você não só saberá a quem recorrer, mas terá duas pessoas qualificadas para escolher.

Seja específico

É bem provável que as instruções e detalhes da tarefa se percam enquanto você estiver passando a atividade para a pessoa para quem escolheu delegar. Portanto, saiba exatamente o que você quer, seja claro e o mais específico possível ao comunicar suas necessidades para que a pessoa que cuidará da tarefa. Não economize tempo ao explicar os detalhes e peça que a pessoa repita tudo que você explicou para certificar-se de que ela compreendeu e, consequentemente, será capaz de fazer tudo corretamente como você espera.

Determine um prazo

Mesmo que você não tenha um “prazo” específico para uma tarefa delegada, invente uma data arbitrária quando conceder a alguém uma responsabilidade. Um prazo razoável garante que a tarefa não seja esquecida e dá uma boa ideia de quando você pode esperar que o trabalho seja concluído.

Dê feedback

Sempre que você delegar uma tarefa, mantenha um canal de comunicação aberto e certifique-se de fornecer feedback para a pessoa que a concluiu, assim que ela for concluída. Ofereça feedback positivo para um trabalho bem feito e críticas construtivas para um trabalho que poderia ter sido feito com mais atenção. Feedback positivo encorajará essa pessoa a fazer um bom trabalho novamente no futuro, e críticas construtivas podem ajudar a resolver quaisquer problemas que ocorreram e prevenir que outros aconteçam.

Vale muito a pena aprender a delegar suas obrigações e confiar nas pessoas certas para tal. Qual o grande ganho disso tudo? Com o tempo extra que você terá o delegar tarefas com sucesso, você poderá então se dedicar mais à sua família, à sua saúde e aos seus hobbies favoritos. Parece incrível, não é mesmo?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.