Pesquisar

Por que a gestão da construtora fica melhor com um SGQ?

O que é SGQ? Por que ele pode garantir a qualidade na gestão da construtora PME? Entenda essas questões e veja como começar a melhorar processos.
sgq-construtora
sgq-construtora

A construtora elabora bem os projetos, mas você sabe que pode fazer melhor para ter mais qualidade na construção civil. Neste caso, considere o caminho que propomos.

Se você vive na correria, tem pouco tempo para analisar alguns processos que podem ser fonte de redução de custos e de qualidade na construção civil. Mas se está lendo este texto, é sinal de que deseja mudanças.

E é isso o que importa!

Para lhe ajudar, pensamos que seria de grande utilidade que a sua construtora pensasse na possibilidade de desenvolver um Sistema de Gestão de qualidade (SGQ). Essa é uma estrutura comum em grandes construtoras que buscam certificação ISO 9001 e PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat).

No entanto, ganhar um certificado não precisa ser o seu principal objetivo!

As consequências da tentativa de buscar mais qualidade, pode resultar em ganhos de gestão para a construtora. E neste lugar que deve estar o seu foco.

Não importa o tamanho do seu negócio, se você pode começar hoje a se preparar para crescer e se tornar grande. Então, vale à pena continuar a leitura para saber um pouco mais sobre a qualidade na construção civil e como aplicá-la de modo a conquistar retornos, inclusive, financeiros.

Por que a gestão da construtora precisa de qualidade

Sua construtora pode estar entre os poucos negócios de Pequeno e Médio Porte (PME) que prezam pela qualidade de modo formal.

Mas o que isso significa? Por que você deveria cultivar essa ideia no seu negócio?

Primeiramente, qualidade é o mesmo que ter foco no cliente. Saber quais são os desejos de consumo e superá-los é uma tarefa que gera satisfação. E tenha a certeza de que, onde os processos são feitos de forma qualificada, o resultado é cliente satisfeito e que fala bem do seu negócio.

Quantas vezes você sentiu que, na entrega de um imóvel, poderia ter feito algo mais?

Pois é! Nem sempre isso significa perda de dinheiro e gastos desnecessários. Na verdade, a construtora precisa desenvolver a qualidade para conseguir vender mais.

Mas o que seria esse sistema que ajudaria em tal objetivo?

O que é SGQ?

SGQ não se trata de um software, mas de um sistema que envolve infraestruturas, técnicas, processos, insumos e outros fatores geradores de qualidade. Todos eles fazem a gestão da construtora se sofisticar, evitando retrabalhos e perda de dinheiro.

Quer saber como?

Primeiramente, você tem a missão de não apagar incêndios para, então, conquistar uma gestão mais planejada. E o SGQ pode ser aplicado para que você saia do ciclo vicioso e da inércia, de saber que pode fazer melhor e não conseguir agir em busca de melhorias.

Como começar a aplicar o SGQ

Nas empresas de maior porte, aplicar o SGQ significa criar uma área de melhoria contínua, com equipe e processos próprios. Tudo isso porque, esses negócios buscam a certificação. Como você está de olho no cliente e não tem como objetivo, ainda, um certificado, não seria preciso fazer um investimento tão dispendioso.

Afinal de contas, uma equipe inteira dedicada à qualidade na construção civil teria um grande peso no seu faturamento.

Não é isso o que queremos para você!

Mas acreditamos que a metodologia por trás do SGQ pode lhe ajudar. E esse método é o PDCA (Plan, Do, Check, Act). E ele significa operar nesta ordem:

  • Planejar: pensar e detalhar cada processo operacional e administrativo;
  • Executar: seguir o planejamento proposto;
  • Checar: buscar indicadores e métodos para mensurar resultados;
  • Agir: a partir da análise de dados, propor ações corretivas que melhoram processos.

E, por fim, recomeçar o ciclo PDCA. Essa é a alma do SGQ, com o que ele proporciona de mais essencial: metodologia para a conquista qualidade na construção civil e na gestão da construtora.

Lembre-se: o cliente paga mais (e com gosto) por um produto de qualidade! Use isso a seu favor.

Para saber mais sobre como executar o PDCA, continue lendo o blog Obra Prima.

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima


Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.