9 funcionalidades de um software de gestão de obras que ajudam a economizar

Um software de gestão de obras pode te ajudar a enfrentar um dos maiores desafios da gestão da construtora: economizar! Conheça todas as funcionalidades!

Economizar em projetos de construção civil sem perder o padrão de qualidade que a sua construtora se esforçou tanto para conseguir pode parecer um sonho distante. Mas não é impossível quando você pode contar com a ajuda de um software de gestão de obras para reduzir custos ou simplesmente mantê-los sob controle.

Esta é mais uma oportunidade em que a tecnologia te convida a explorar um mundo de facilidades que podem gerar benefícios para a sua empresa.

Preparamos este post para mostrar como um software de gerenciamento de obras pode trazer a economia que sua construtora precisa para elevar seu lucro. Continue a leitura para conhecer nove funcionalidades que essa tecnologia da construção civil oferece para ajudar sua empresa a economizar dinheiro em projetos:

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

1. Planejamento

Com aba dedicada a essa importante etapa da obra, o software de gestão de obras possibilita que a construtora saiba quanto vai custar o empreendimento a ser construído e também o tempo de construção. Com isso, fica mais fácil saber como administrar uma obra sem gastar tanto ao comprar materiais e contratar serviços.

Esse tipo de tecnologia oferece funcionalidades para que se possa planejar o cronograma físico-financeiro dos projetos por fases. O que facilita a identificação de oportunidades para reduzir custos e desperdícios, elevando a lucratividade.

Permite ainda incluir orçamento de custo e venda e também acompanhar a porcentagem do que foi planejado e o que ainda falta, além do período em que foi realizado.

2. Clientes

Algumas soluções dispõem de telas específicas para cadastrar clientes e acompanhar resultados de seus projetos. As informações são sincronizadas a partir de outros relatórios e integradas ao cronograma financeiro da obra.

Além disso, já é possível encontrar software de gestão de obras que oferece chat com clientes e permite o envio de fotos e documentos em tempo real. Um ganho significativo em tempo para prevenir desentendimentos e aumentar a satisfação do cliente.

3. Orçamentos de obras

O software de gestão de obras oferece a elaboração de orçamentos mais precisos, sem gerar gastos futuros para a empresa. 

Possibilita o planejamento de gastos estimados em cada etapa, reduzindo erros e imprevistos futuros. Um jeito inovador de facilitar o trabalho dos orçamentistas nos projetos.

4. Cotação online com fornecedores

Lembra que antigamente era preciso ligar ou ir pessoalmente até cada um dos fornecedores para fazer cotações de materiais de construção? 

Com o software de gestão de obras, sua construtora não precisa mais disso, pode fazer cotações online com fornecedores, integrar seus dados e comparar preços em uma mesma tela. Torna bem mais rápido comparar e identificar o melhor preço. 

As solicitações de compra podem ser enviadas e recebidas diretamente do canteiro de obras. Uma economia significativa de recursos financeiros e de tempo de trabalho. 

5. Gestão financeira

Todo bom software de gestão de obras deve oferecer controles financeiros integrados, movimentações financeiras e fluxo de caixa. Uma forma de facilitar o controle de pagamentos e recebimentos, além de contas a pagar e a receber.

Para economizar tempo das construtoras, algumas plataformas apresentam os principais dados financeiros de seus projetos em uma tela só. As informações podem ser atualizadas em tempo real e ficam dispostas em gráficos dinâmicos. 

Com isso, fica mais prático e rápido visualizar comparativos sobre:

  • pagamentos;
  • recebimentos;
  • saldo;
  • compras em andamento;
  • solicitações de compra;
  • cotações;
  • ordens de compra;
  • contas a pagar e a receber. 

O acompanhamento de compras de emergência e outros compromissos financeiros também é facilitado. Uma forma interessante de entender onde a construtora gasta mais dinheiro e onde pode poupar para aumentar o lucro sobre os projetos de obras.

6. Faturamento 

Adaptado ao modelo de negócio da construtora, o software de gestão de obras também agiliza atividades como o faturamento e reembolso.

Oferece relatório de espelho de faturamento com itens faturados por fornecedor e também a taxa de administração envolvida. Documentos podem ser digitalizados e inseridos na plataforma para posterior reembolso. Assim, economiza o tempo da equipe de gestão de compras. 

7. Apropriação de custos

O risco de gastar mais do que o planejado é bem menor quando você conta com a ajuda de um software como esse. Isso porque a apropriação de custos é conciliada ao cronograma físico-financeiro de obras. 

Então, a construtora pode apropriar gastos nas fases e serviços dos projetos conforme for preciso. Assim, é possível controlar os custos de cada etapa planejada e executada, evitando dor de cabeça com orçamentos extrapolados.

A partir do lançamento das contas a pagar e da identificação do valor total gasto e excedente, fica mais fácil evitar uma obra cara.

8. Medição física

O software de gestão de obras conta ainda com funcionalidade de medição física. Ajuda a construtora a verificar o status do que foi previsto, executado e também quantificado no orçamento. A empresa pode acompanhar e registrar a evolução do projeto a partir do cronograma e da fase em que se encontra, identificando oportunidades para reduzir custos.

9. Previsto x realizado

Nunca foi tão fácil apresentar o demonstrativo de previsto e realizado para o cliente. Basta emitir relatório, salvar e enviar. O software de gestão de obras apresenta em gráficos dinâmicos comparações entre custo previsto e custo realizado, entre outras métricas.

Consequentemente, permite que a construtora possa administrar o cronograma do projeto com mais flexibilidade e se comunicar com o canteiro de obras, clientes e fornecedores.

Por que contratar um software de gestão de obras pode ser benéfico para a sua construtora?

Um software de gestão de obras pode ser a solução ideal para quem está buscando economizar recursos financeiros e tempo em cada projeto. Previne atrasos, materiais em excesso ou em falta, rotatividade da equipe e problemas de comunicação e construção. Um aliado para tornar a administração de obras mais inteligente e gerar economia ao otimizar os processos da construtora.

Quer conferir na prática como um software de gestão de obras pode reduzir custos nos projetos da sua empresa? Experimente usar uma tecnologia criada para facilitar o trabalho de pequenas e médias construtoras: o Obra Prima!

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.