10 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente através da gestão de obras

Melhorando o relacionamento com o cliente através da gestão de obras
Melhorando o relacionamento com o cliente através da gestão de obras

Planejamento, gestão de obras e relacionamento com o cliente podem parecer coisas totalmente diferentes para quem trabalha com uma ou outra atividade. Mas a verdade é que, assim como concreto e aço se juntam para dar forma ao concreto armado, elas são os principais pilares para a realização de projetos de sucesso.

Quando uma construtora consegue fazer um bom planejamento e gerenciamento de obras, pode evitar imprevistos e fazer entregas com qualidade dentro do prazo estipulado em contrato. Com isso, tende a aumentar a satisfação do cliente.

O mesmo acontece se problemas aparecem e ela é transparente a ponto de informar o cliente para que juntos possam tomar as melhores decisões cabíveis. 

Manter um canal de comunicação aberto com o cliente é fundamental para dar mais agilidade, eficiência, segurança e qualidade a todas as etapas do projeto. O que resulta em novas oportunidades, ótimos contratos e maiores lucros.

É isso que você está buscando para a sua construtora? Então, pode ser hora de rever o relacionamento com o cliente e aproveitar seus benefícios.

Veja, neste artigo, 10 dicas para melhorar a comunicação entre a sua empresa e o cliente e conquistar melhores resultados antes mesmo do que imagina:

1. Entenda as necessidades do cliente

É durante a concepção do projeto que sua empresa precisa levantar as principais necessidades do cliente. 

Nesta fase inicial é preciso entender, entre outros fatores: 

  • Qual é o tipo de contrato a ser executado?
  • A que fim se destina?
  • Quem serão seus usuários?
  • Quais dimensões terá?
  • Qual é o padrão de acabamento?
  • Quais são os equipamentos a serem usados?
  • Quais os recursos disponíveis?

Para uma gestão eficiente é preciso garantir que a obra seja realizada dentro do prazo planejado, respeitando o orçamento, normas e padrões de qualidade exigidos. Caso contrário, perdas financeiras e emocionais podem ocorrer e assim comprometer não só a qualidade da entrega, mas também arranhar o relacionamento com o cliente.

2. Dedique tempo à realização do planejamento

A apresentação do planejamento ao cliente é a oportunidade que a sua construtora tem para mostrar que entende as necessidades dele. E que, assim sendo, tem um projeto com solução clara e funcional para melhor atendê-las

Vá direto ao ponto, mostrando suas motivações e propostas com uma linguagem clara e objetiva. Afinal, assim como você, o cliente também não tem todo o tempo do mundo disponível.

Tenha em mente que uma apresentação eficiente é aquela que serve como pontapé para o discurso e não o contrário. E não se esqueça de deixar cópias dos materiais apresentados, assim ele poderá ter acesso após a sua apresentação.

3. Conheça as boas práticas de mercado e as normas de construção civil

Concorda que contratar alguém que conhece a fundo a parte prática, legal e técnica do trabalho a ser realizado faz toda a diferença? 

Na construção civil também é assim.

Portanto, procure demonstrar ao cliente que conhece regras como as Normas Regulamentadoras (NRs), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Código de Obras Municipal.

4. Construa um planejamento eficiente

Ao planejar todas as etapas da obra, os prazos previstos no cronograma de obras também são atendidos. Mas, para isso, é preciso realizar um estudo de viabilidade e cronograma físico-financeiro realista. Ou seja, que faça sentido para todo o contexto do projeto, incluindo suas etapas, processos, riscos e, claro, os recursos disponíveis.

Com isso, você mostra para o cliente que, melhor do que qualquer concorrente, sabe bem o que está fazendo e o que é preciso para alcançar o resultado esperado.

5. Detalhe o orçamento da obra o máximo que puder

A definição do orçamento da obra ajuda tanto a construtora quanto o cliente a controlar os gastos com eficiência.

E afasta problemas que possam ser causados pela falta de dinheiro, como, por exemplo, escassez de recursos para concluir os serviços planejados ou atrasos.

6. Respeite o modelo de gestão de obra escolhido pelo cliente

Existem várias escalas de gestão de obra, mas a escolha do modelo mais adequado deve ser definida em contrato, respeitando as duas partes envolvidas.

Em termos gerais, você pode optar pelo gerenciamento total da obra, que centraliza todos os serviços em um só escritório, ou pela gestão parcial, ficando com algumas responsabilidades para a sua empresa e outras para o cliente.

7. Sincronize o cronograma

Embora seja comum que clientes pressionem as construtoras para que suas obras sejam concluídas em períodos cada vez menores, é importante sincronizar o cronograma. 

Com isso, até mesmo o trabalho dos prestadores de serviços é compatibilizado com os prazos definidos junto ao contratante. 

Assim, ele não se decepciona com atrasos ou mudanças indesejadas.

8. Use um aplicativo para facilitar o gerenciamento de obras

Como o gerenciamento de obras envolve a lida com um grande volume de informações, como especificações, requisitos e exigências, usar a tecnologia é otimizar tempo. Facilita muito o controle de processos dentro e fora do canteiro de obras.

Com a escolha dos softwares mais adequados às necessidades da sua construtora você pode otimizar seu tempo e aumentar a produtividade da sua equipe. Os cálculos ficam bem mais descomplicados e menos suscetíveis a erros.

9. Mantenha um canal de comunicação com o cliente durante todas as etapas do projeto

Se você tem a intenção de fidelizar o cliente, precisa demonstrar que se preocupa com ele e com suas necessidades. Quanto mais demonstrar isso, mais seguro e acolhido ele vai se sentir. E, consequentemente, mais inclinado a fechar mais negócios com a sua empresa.

O segredo é mostrar que você tem toda a experiência necessária para atender às expectativas do cliente e que os problemas dele são prioridade para a sua equipe. Com isso, certamente ele vai se sentir importante e “ouvido”.

10. Tenha jogo de cintura para garantir os resultados esperados

Saia na frente ao contar com habilidades necessárias para desempenhar seu papel e, assim, conquistar os resultados esperados:

  • Seja comunicativo;
  • Demonstre os seus conhecimentos sobre projetos arquitetônicos e de engenharia, além de todos os processos construtivos de uma obra;
  • Mantenha-se atualizado sobre conhecimentos referentes às legislações e normas técnicas para trazer segurança e qualidade ao projeto;
  • Seja organizado para distribuir e acompanhar os processos;
  • Tenha a flexibilidade necessária para se adaptar com facilidade a imprevistos;
  • E, claro, mostre jogo de cintura e capacidade para resolver problemas com agilidade, eficácia, ética e transparência.

Não existe fórmula pronta!

Melhorar o relacionamento com o cliente é aquele segredo que toda empresa quer saber como funciona, mas, como você viu até aqui, não existe fórmula pronta.

Todas as etapas da obra contribuem para que a sua construtora possa construir e manter um bom relacionamento com o cliente. Porém, nenhuma delas é tão eficiente se você não puder se comunicar com ele para falar sobre o andamento da obra, novidades e desafios do projeto.

Portanto, não deixe de investir na aproximação com o cliente. Relacionar-se com ele com proatividade e transparência é a chave para o sucesso da sua gestão de obras!

E você, como vai seu relacionamento com o cliente? O que você acha que pode ser melhorado e quais são seus principais desafios? Compartilhe nos comentários!

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