3 dicas para o sucesso de pequenas construtoras!

3 dicas para o sucesso de pequenas construtoras
3 dicas para o sucesso de pequenas construtoras

Independente do setor que a sua empresa está inserida, é sempre um objetivo fazer a empresa ter sucesso, não é mesmo? Por isso, vamos te dar algumas dicas de como fazer as pequenas construtoras crescerem. Confira!  

Quando estamos falando do setor da construção civil, sabemos que existem diversas responsabilidades implicadas e os investimentos são altos. Afinal, você sabe que é um ramo muito competitivo. 

Conseguir uma carteira sólida de clientes, melhorar os processos e ter um bom planejamento dos os negócios são apenas algumas das formas de fazer as pequenas construtoras crescerem e se desenvolverem. 

A sua construtora também precisa acompanhar o mercado de hoje e atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. 

Vamos entender um pouco mais sobre como fazer isso?

Como crescer na construção civil

Hoje, vamos falar sobre como é possível para as pequenas construtoras crescerem na construção civil através dessas 3 dicas: 

  1. Otimize os processos na sua construtora;
  2. Invista em materiais e equipamentos;
  3. Invista em tecnologia 

Agora, vamos nos aprofundar em cada um desses pontos para conseguir colocar em prática e ver o crescimento da sua construtora acontecer?

1. Otimize os processos na sua construtora

Para ver o crescimento de pequenas construtoras é preciso otimizar não só o gerenciamento de obras, mas também melhorar os processos de maneira geral. 

Otimizar esses processos é uma medida que tem como objetivo principal diminuir os desperdícios e gastos desnecessários de recursos e esforços necessários para realizar uma determinada tarefa. 

Ou seja, elimine tudo que é desnecessário para conseguir atingir o seu objetivo final, você só vai desperdiçar dinheiro ou tempo arrumando os erros se eles acontecerem! 

Quer um passo a passo para otimizar os processos na sua pequena construtora?

Passo 1: Identificar

Identifique quais são os processos em que a sua construtora está precisando de mais trabalho ou que estão custando mais do que deveriam. 

Passo 2: Ponderar 

Neste passo, coloque em prática o raciocínio lógico e questione se existem formas melhores de fazer o procedimento que precisa ser otimizado. 

Passo 3: Otimizar

Esse é o último passo! Depois de identificar os processos que precisam de melhorias e avaliar as suas opções, é o momento de colocar os seus planos em ação.

Elimine tudo aquilo que não é necessário para o crescimento da sua construtora. E invista naquilo que vai trazer melhorias! 

Essas ações sempre podem ser tomadas e em todos os âmbitos da sua construtora. Dessa maneira, você promove um ciclo de melhorias contínuo. 

Leia também: 

Os 7 problemas em obras: quais são os mais comuns e como evitá-los – Obra Prima

2. Invista em materiais e equipamentos

O investimento em materiais de boa qualidade traz muitos benefícios financeiros e econômicos para a sua construtora. 

Os equipamentos proporcionam uma movimentação mais ágil e segura das cargas e dos trabalhadores presentes no canteiro de obras proporcionando uma maior produtividade.

No mercado existe uma grande variedade de soluções para fazer a movimentação de pessoas e insumos. 

As alternativas encontradas incluem desde um andaime simples até plataformas aéreas que são capazes de movimentar grandes cargas.  

Mas, os materiais e insumos não podem ser deixados de lado. Afinal, eles vão interferir diretamente no resultado da sua obra. 

Leia também:

6 dicas essenciais para lidar com fornecedores de materiais de construção >

E, para conseguir entregar uma construção com qualidade, é necessário usar produtos que sejam referência e tenham qualidade. 

3. Invista em tecnologia 

Além de investir nos materiais, equipamentos e insumos, também é importante investir em tecnologia para não ficar para trás. 

Use a tecnologia a seu favor. 

Hoje temos um software de gestão de obras que oferece muitas vantagens para as pequenas construtoras. 

Como o Obra Prima! Com o nosso software, muitas das suas tarefas são automatizadas e você consegue focar no que realmente importa: fazer a sua pequena construtora crescer. 

Então, não perca tempo e já marque uma demonstração com o nosso time para descobrir tudo que o Obra Prima pode fazer na sua organização da construtora. 

Também fique de olho no nosso blog, lá tem muito conteúdo que vai te ajudar no crescimento na construção civil. 

Não esquece de seguir nosso Instagram também!

Leia também: 

12 dicas para acabar com o atraso de obras – Obra Prima

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.