4 dicas para melhorar a eficiência e qualidade das obras

Quer descobrir como melhorar e eficiência e qualidade das obras da sua construtora, mas não sabe como? Preparamos 4 dicas para te ajudar!
4 dicas para melhorar a eficiência e qualidade das obras
4 dicas para melhorar a eficiência e qualidade das obras

Aprimorar a eficiência e qualidade das obras é um objetivo que precisa estar sempre presente na mente de quem tem uma construtora. 

Para melhorar a qualidade das obras, com certeza você precisa prestar atenção no canteiro de obras de cada um dos seus projetos. É lá que grande parte de tudo que você imaginou e planejou vai acontecer e se concretizar, todos os insumos e materiais comprados vão tomar forma e sair do papel. 

Neste texto, vamos passar algumas dicas de gestão de obras para melhorar a qualidade e a eficiência dos seus projetos. Mas, antes, vamos entender porque fazer o controle da qualidade das suas obras é tão importante e o que isso significa. Acompanhe. 

O que significa eficiência e qualidade das obras para a construção civil? 

Essa pode até parecer uma pergunta com uma resposta óbvia, e é mesmo, mas muitas vezes com a correria da rotina acabamos esquecendo o básico. 

A eficiência está relacionada diretamente com a capacidade produtiva da sua construtora e com a mão de obra. Ou seja, a capacidade de produzir com mais ou menos equipamentos e recursos disponíveis. 

Uma empresa com baixa eficiência é aquela que precisa de um esforço maior, com mais materiais e equipamentos para realizar a mesma tarefa. 

Importante lembrar que a redução do esforço não pode e não deve atrapalhar a qualidade da obra. Pelo contrário, os dois caminham juntos. 

Outro ponto importante a ser destacado é que a eficiência e qualidade das obras não se referem somente ao aspecto construtivo. Existem outros pontos que precisam ser considerados, por exemplo, processos de planejamento e gerenciamento, como o acompanhamento da obra e o orçamento.

Somente quando consideramos todas as etapas e procedimentos conseguimos ter um resultado no que tange às fases da construção. Agora, vamos para as dicas de gestão de obras: 

4 dicas de gestão de obras 

Preparamos aqui quatro dicas para você colocar em prática e aprimorar a gestão de obras dentro da sua construtora. Acompanhe: 

  1. Crie um planejamento detalhado; 
  2. Ajuste em tempo real os processos;
  3. Melhore e facilite a comunicação entre o escritório e o canteiro de obras
  4. Software de gestão de obras

Entenda melhor cada uma dessas dicas para você já aplicar na sua construtora. 

1. Crie um planejamento detalhado

Já falamos aqui algumas vezes da importância de um planejamento detalhado para o sucesso da sua obra (e da sua construtora). Com certeza quando o assunto é construção civil, resolver os problemas conforme eles vão aparecendo sem se preparar não é uma solução que vai trazer bons resultados. 

A efetividade das ações tomadas no canteiro de obras está ligada de maneira direta com a qualidade e o planejamento do projeto.

Um planejamento bem detalhado ajuda a reduzir significativamente as chances de erros, retrabalhos, desperdícios e estouro do orçamento. 

Claro que é impossível prever tudo, alguns imprevistos fazem parte do trabalho no canteiro de obras (eles já são até esperados). Mas, quanto melhor o seu planejamento quanto mais você aprimorar a gestão de obras, melhor preparados os colaboradores estarão para lidar com eles. 

Leia também: 

Planejamento e controle de obras: como evitar erros? | Obra Prima

2. Ajuste em tempo real os processos

Por mais detalhado que o seu planejamento seja, nunca pense que ele está à prova de erros ou que não pode ser aprimorado. Isso é MUITO importante. 

Sempre existem pontos que podem ser repensados, melhorados ou algum detalhe que não funciona. 

Localize esses problemas, mesmo que pequenos, e faça ajustes em tempo real. 

Entender esses erros e aprender com eles é o que torna a vida dos seus colaboradores mais fácil no dia a dia e faz toda a diferença entre um controle de obras normal e um ótimo. 

3. Melhore e facilite a comunicação entre o escritório e o canteiro                de obras

Outro assunto que também já trouxemos antes aqui no blog. 

Uma das grandes barreiras para o crescimento do setor da construção civil é o isolamento e a distância entre as áreas. 

Isso vai afetar de maneira direta a eficiência do canteiro de obras

Uma vez que quando os colaboradores envolvidos no projeto e no planejamento não conversam as informações ficam desalinhadas. 

E é claro isso vai causar desentendimentos, erros, retrabalhos, ou seja, prejuízos e atraso na entrega do projeto. 

Para evitar isso, determine processos que tornem a comunicação mais fácil e fluida, centralizada e contínua: 

  • Os gestores do canteiro de obras precisam estar envolvidos no planejamento do projeto, porque podem fornecer informações que contribuirão para um plano mais eficiente. 
  • Realize reuniões semanais com todos os envolvidos no projeto, para manter todos atualizados sobre a evolução da obra e comprar com aquilo que foi planejado. 
  • Determinação clara de pessoas e processos responsáveis por cada uma das áreas, isso faz com que as informações cheguem onde precisam chegar.

E aí, você faz algum desses três para melhorar a comunicação? Então, está na hora de começar! 

4. Software de gestão de obras

Por fim, a dica mais importante: use a tecnologia à seu favor com um software de gestão de obras que vai ajudar a sua construtora a tornar essas dicas em realidade.  

A tecnologia pode ser um diferencial importante para aumentar a precisão e o fluxo dos dados e das informações entre todos os envolvidos na obra. 

O Building Information Modeling (BIM), por exemplo, é um grande aliado nesse sentido. 

Além disso, um software de gestão de obras vai automatizar muitas tarefas e ajudar a fazer o controle do estoque, do que foi planejado em comparação com o que foi realizado e muito mais! O software tem muitas funcionalidades que vão ajudar na sua rotina dentro da construção civil! 

Agora é com você!

Já demos as dicas, agora você só precisa colocar em prática e ver o que acontece com a sua construtora. 

Para mais dicas de gestão de obras e outros assuntos da construção civil, acompanhe o nosso blog, temos conteúdos exclusivos que vão ajudar a sua empresa a crescer. 

Siga também a nossa conta do Instagram e descubra como ficar um passo à frente dos concorrentes. 

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.