4 dicas rápidas para descarte de entulho na obra

4 dicas rápidas para descarte de entulho na obra

Você sabe como fazer o descarte de entulho na obra? É exatamente sobre esse assunto que vamos tratar aqui. A destinação correta do lixo na construção civil evita problemas legais e diminui o impacto no meio ambiente 

É o documento Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) que prevê o descarte de entulho na obra. 

Para isso, é usada uma classificação determinada pela Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 307/2002, que estabelece alguns critérios, diretrizes e procedimentos para o descarte e a gestão desses resíduos. 

Segundo a Lei Federal nº 12.305/2010, todas as construtoras precisam elaborar um plano desses para todas as suas obras. E a responsabilidade de fiscalização da elaboração do PGRCC é da prefeitura na fase de aprovação do projeto e emissão do alvará. 

Como fazer o descarte?

Agora que você já sabe que existem leis e órgãos que fiscalizam essa atividade, vamos entender como podemos fazer o descarte do lixo na construção civil da maneira correta, confira aqui o resumo das dicas antes de passarmos por cada uma delas: 

  1. Pense no descarte do entulho desde o planejamento da obra;
  2. Conheça e separe os tipos diferentes de resíduos;
  3. Caçamba e estações de reciclagem;
  4. Doação

Vamos lá?

1. Pense no descarte do entulho desde  o planejamento da obra

Ao realizar o planejamento de uma obra é importante prever quanto de resíduo será produzido para saber qual é a melhor alternativa de descarte a ser adotada. 

Faça isso levando em consideração o impacto no orçamento e evitando os problemas legais que a gente falou lá em cima. 

Segundo a resolução do CONAMA, as empresas precisam ter programas de gestão de resíduos e apresentar para a prefeitura no processo de licenciamento de obras. Por isso mesmo essa etapa é tão importante. 

Leia também: 

Planejamento estratégico para as construtoras! – Obra Prima

2. Conheça e separe os tipos diferentes de resíduos

Saber reconhecer para separar os diversos tipos de entulho é essencial e precisa ser uma das primeiras medidas a serem tomadas no momento do descarte. 

Isso é importante porque existem diversos materiais que podem ser reutilizados e reciclados, como é o caso do vidro, papel, plástico, concreto e cimento. Esses materiais precisam ser isolados e tratados de uma outra forma. 

Ah, importante: essa prática pode gerar uma receita financeira significativa. 

Afinal, a venda desses materiais para empresas especializadas, além de ser uma forma de respeitar e seguir a sustentabilidade na construção civil, também pode ser um negócio lucrativo para a sua construtora. 

3. Caçamba e estações de reciclagem

Existem empresas que oferecem serviços de caçamba. Para contratar uma dessas é preciso ficar de olho em alguns documentos: 

  • Cadastro na Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana)
  • Uma cópia do Controle de Transporte de Resíduos, esse documento comprova que o entulho que você está entregando está em uma área licenciada para a destinação correta dos resíduos;
  • Contrato da empresa que vai garantir a responsabilidade pela destinação apropriada do entulho em aterros ou locais licenciados. 

Já as estações de reciclagens são uma opção caso o entulho gerado diariamente não ocupe mais do que um metro cúbico, cerca de 18 sacos.

Assim, é você mesmo pode levar a uma estação próxima ou um Ecoponto.

Os Ecopontos foram criados pela prefeitura com o objetivo de apoiar a gestão do entulho. 

Leia também:

Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica – Obra Prima

4. Doação

Também é possível doar alguns dos materiais. Tintas, vernizes e solventes precisam de uma destinação cuidadosa para não provocar contaminação e efluentes poluidores. 

Esses produtos, além de amianto e óleos, por exemplo, são considerados resíduos de alto risco, segundo a Resolução do Conama. 

Dessa forma, uma boa solução em caso de sobra desses materiais é doar para o aproveitamento em outros lugares ou outras obras. 

Essa é uma ótima forma de aplicar a sustentabilidade na construção civil! 

Existem outras maneiras de fazer o seu descarte de lixo

Essas foram apenas algumas dicas que preparamos para você! É importante ficar de olho nisso e entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para conhecer as opções de descarte de entulho. 

Para acompanhar mais conteúdos como esse acompanhe o nosso blog e siga a conta do Instagram

Software de gestão de obras