gestão de obras para 2020

4 segredos para fazer a sua construtora crescer em 2020!

Crescer é o objetivo de todo empresário dono de pequena e média empresa e com uma gestão de obra melhor você pode alcançá-lo.

Os últimos anos foram difíceis para o setor da construção civil e isso trouxe diversas dúvidas e medos para os donos de pequenas e médias construtoras. No entanto, com a retomada do crescimento no ano de 2019, as esperanças para 2020 se renovaram.

Crescimento empresarial, no entanto, não depende só de um mercado mais favorável, exige esforço, determinação e uma gestão de obras eficiente. Apenas com controle e planejamento é possível ter sucesso com sua construtora no próximo ano.

Pode parecer muita coisa, mas alcançar uma gestão que gere melhores resultados para os negócios não é um bicho de sete cabeças. Existem ações simples, mudanças de rotina e tecnologias que tornam tudo muito mais simples.

Acompanhe o post e veja algumas dicas de como garantir o crescimento da construtora e diminuir as dores de cabeça nos projetos. Prepare-se e tenha um 2020 de muito sucesso.

Não deixe os desafios te desanimarem

Não é raro ver um pequeno ou médio empresário da área de construção civil buscando diversas soluções e, mesmo assim, enfrentando dificuldades. Gerir um negócio não é tarefa simples. Muitas vezes, mesmo com todo o esforço, falta aquele último passo para gerar crescimento.

Quantas vezes investir em novidades não se mostrou um custo que poderia ter sido evitado? Quantas vezes você não se deixou desanimar pela falta de projetos com maior lucratividade? Quantas vezes os atrasos nos prazos ou falhas na obra, mesmo depois de verificar cada detalhe do planejamento, não geraram prejuízo?

Essa é a realidade de muitos empreendedores e dá um pouco de desespero. No entanto, desistir nunca é uma opção. Os desafios e dificuldades existem para que você possa aprender com suas falhas e buscar alternativas para eliminá-las nos próximos projetos.

Gestão de obras na construção civil: 4 segredos para crescer

Ainda que para quem está enfrentando problemas possa parecer impossível, alcançar crescimento na construção  civil é mais simples do que você imagina. Ele é uma combinação de alguns passos a serem aplicados interna e externamente à sua empresa.

Acompanhe aqui alguns passos que podem ajudar seus negócios a darem o salto que falta em 2020 e ter os melhores resultados.

1. Arrume a casa: organização interna é essencial

Conhecer bem os processos administrativos do seu negócio é muito importante para alcançar crescimento. Além das atividades específicas dos projetos, é importante saber como manter seu negócio operante.

Organize de maneira adequada seus departamentos internos. Conheça as pessoas que trabalham com você, seus parceiros e fornecedores e sempre busque por profissionais capacitados e eficientes.

O departamento financeiro deve receber atenção especial. Saber exatamente quanto custa para manter os negócios funcionando é essencial para determinar o quanto cada projeto que você realizará deve trazer de retorno.

2. Tijolo por tijolo: é assim que se faz um planejamento das obras

Realizar obras que alcancem os resultados desejados com qualidade e lucratividade é essencial para pequenas e médias construtoras. Qualquer resultado negativo pode ter um grande impacto nos seus negócios.

Por esse motivo, tenha muita atenção na forma como sua construtora desenvolve o planejamento de obras. Quanto mais bem executado ele for, melhor será para gerir tudo e menos problemas vão aparecer no caminho.

Lembre-se de que um bom planejamento de obras considera:

  • Melhor uso do orçamento;
  • Prazos adequados para a conclusão da obra;
  • Contratos de mão de obra e fornecedores detalhados;
  • Análise de riscos bem estruturada.

Com esse planejamento, a gestão de obra se torna um pouco mais simples e você tem mais possibilidades de lucratividade. Organize o planejamento com calma, pensando em cada etapa com cuidado, um tijolo por vez.

3. Fique de olho no relógio: cronogramas são essenciais

Contar com um cronograma de obras eficiente é determinante no sucesso dos projetos e, como consequência, no crescimento da sua empresa. Adotar planilhas ou aplicativos que sejam focados em oferecer maior controle da evolução de cada atividade pode ser um grande diferencial.

Um cronograma de obras que considere cada variável já melhora muito seu processo de gestão de obras e reduz muitos riscos, principalmente no atraso das entregas.

4. Dinheiro não dá em árvore: monte um orçamento realista

O medo de entregar um orçamento que pode parecer muito custoso ao cliente existe. Por isso, muitos gestores de construtoras acabam reduzindo o valor e abrindo mão de lucros para segurar clientes.

Pode ser que isso te ajude a conquistar alguns projetos, mas, no geral,  o risco é muito alto. Sem montar um orçamento realista você pode acabar tendo que tirar dinheiro do seu bolso para finalizar o projeto.

Não é desvalorizando seu trabalho que você conquistará clientes, principalmente se não conseguir cumprir com esse orçamento quando a obra estiver em andamento. Isso não significa que você deve superfaturar seus orçamentos.

Calcule os custos do projeto com calma. Verifique preços de materiais, considere riscos, entre em contato com os prestadores de serviços e fornecedores e saiba o custo de tudo. Ter uma planilha de orçamento sempre atualizada de custos pode tornar esse processo mais rápido e reduzir os erros de cálculos.

Organize a casa, cuide das plantas e veja a grama mais verde em 2020

Sim, as dicas que demos parecem simples. Isso porque todo projeto de construção civil parece simples à primeira vista. Conforme começamos a analisar cada uma dessas coisas dentro de nossa própria empresa, percebemos que as coisas não estavam tão bem como acreditávamos.

Cuidar da gestão de obras é essencial para os empreendedores que querem ter sucesso em 2020. Apenas garantindo serviços de qualidade e que são realizados com cuidado, expertise e o mínimo possível de falhas você se destacará no mercado.

Seu cliente observa a forma como você trabalha e compara isso com o resultado que você entrega. Quanto mais bem desenvolvido o planejamento, melhor a gestão da obra e menores os atrasos e problemas de orçamento, mais confiança ele tem em você.

É isso que abre portas para novos projetos e para que você consiga aproveitar todas as oportunidades de crescimento que o ano de 2020 promete. Com essas pequenas mudanças e a ajuda de planilhas e softwares, você vai ver que os problemas parecerão bem menores no próximo ano.

Tem interesse em conhecer um pouco melhor o nosso software de gestão de obras? Clique aqui para saber mais e comece 2020 com o pé direito!