5 dicas para aumentar a produtividade no canteiro de obras

5 dicas para aumentar a produtividade no canteiro de obras

Saiba como garantir toda a produtividade no canteiro de obras para ter os melhores resultados com os projetos da sua construtora.

A gestão de obras de uma construtora é tema em constante debate na construção civil.

As empresas do setor já estão direcionando sua atenção para o uso de ferramentas e adoção de processos que garantam o alinhamento do planejamento com orçamentos assertivos e cronogramas eficientes.

Ainda que muita atenção seja dada a esse tema, poucas são as construtoras que estão atentas à relação que a gestão de obras e a produtividade no canteiro de obras possui.

Deixando de lado na gestão o material humano e as condições do canteiro para motivar o trabalhador e beneficiar os resultados.

Descubra aqui algumas dicas poderosas para aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Leia também: 

4 problemas que afetam a produtividade na construção civil | Obra Prima

Aumentar a produtividade no canteiro de obras: conheça as 5 dicas mais poderosas

Existem muitas formas de melhorar a produtividade dos projetos de construção civil desde os primeiros momentos do desenvolvimento dos projetos, ainda na etapa teórica dentro do escritório da construtora, como:

No entanto, nenhum desses pontos garante a produtividade do canteiro de obra se não forem considerados elementos específicos do momento da execução. 

Descubra aqui o que você precisa observar em seu canteiro de obras para garantir a produtividade de suas equipes e projetos.

1. Controle de disponibilidade de materiais e mão de obra

Uma das principais causas para a perda da produtividade é não ter materiais disponíveis no canteiro de obras na hora de começar uma atividade. 

Essa falta gera mão de obra ociosa, ou seja, trabalhadores que estão sendo pagos para estar no canteiro, mas que não podem começar a trabalhar por falta de condições, materiais e equipamentos.

Esses momentos de ociosidade são momentos em que a obra não avança, não há produção.

E, consequentemente, não há produtividade, o que com certeza vai gerar atrasos na entrega e no cronograma.

O oposto também pode acontecer: o material está no canteiro, mas os trabalhadores não estão disponíveis. 

Eles podem estar presos em etapas anteriores ou não foi calculada toda a mão de obra necessária para a execução de duas atividades ao mesmo tempo.

Nesse caso, além do problema do atraso, sua construtora ainda enfrenta riscos altos de grandes problemas de orçamento.

Já que serão gerados não só custos de dias extras pelo atraso, mas o material parado no canteiro pode acabar sofrendo danos ou exigir construir áreas de armazenagem de emergência.

Por isso, uma dica essencial é a de que você precisa garantir a sincronização da disponibilidade de materiais e mão de obra com as etapas previstas no cronograma de obras e com o orçamento.

É essencial considerar o valor pago ao fornecedor pelos materiais e entregas considerando quando a mão de obra vai estar disponível.

Garantindo que o material esteja no canteiro de obras quando for necessário e a mão de obra para iniciar a nova etapa esteja disponível quando ele chegar.

Leia também:

Avaliação de fornecedores na construção civil: como fazer? | Obra Prima

2. Sistemas de acompanhamento de obras eficientes

Mais do que avaliar se a obra está sendo executada utilizando o orçamento corretamente e cumprindo com os objetivos e cronogramas de cada etapa.

Um sistema de acompanhamento de obras eficiente ainda oferece bases para motivar trabalhadores.

É com o acompanhamento que vai permitir identificar se a mão de obra está trabalhando alinhada com os objetivos do projeto, se se sente motivada, se tem as condições de descanso e proteção para se sentir segura.

E, com esses elementos, apresentar produtividade.

Não é só na produtividade e no controle da gestão de obra que esse acompanhamento é benéfico e eficiente.

Mas também na garantia que a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tenha todas as suas normas cumpridas e acidentes possam ser evitados.

Motivar seus trabalhadores oferecendo boas condições de trabalho, reconhecendo seu esforço e a qualidade dos resultados é essencial para garantir a produtividade.

E apenas acompanhando a execução é possível identificar esses elementos.

3. Garantir um bom projeto e comunicação com o canteiro de obras

Produtividade na execução de obras depende de trabalhadores que saibam o que estão fazendo.

Além de saber como cada etapa evolui e se conecta com a próxima e quais os objetivos do projeto.

Esse alinhamento só se torna possível quando a comunicação com o canteiro é clara e objetiva e o projeto é apresentado em detalhes para os envolvidos em sua execução. 

Só é possível ser produtivo, evitar erros e garantir qualidade quando se sabe o que está sendo feito e o que tem que ser conquistado como resultado.

Leia também:

Checklist: o acompanhamento de obras pode ser mais fácil – Obra Prima

4. Organize o layout do canteiro de obras

O espaço onde os trabalhadores vão executar as atividades também é elementos de grande impacto na produtividade. 

Além dos riscos de danos aos materiais, perda de tempo e de acidentes, um layout mal pensado para o canteiro de obras pode acabar com a motivação do trabalhador.

Afinal, como se manter motivado quando você sabe que está realizando o dobro de esforço e gastando mais tempo em atividades que poderiam ser simples se os materiais fossem movidos meio metro para a direita? 

Como se manter produtivo quando a maior parte da sua energia é gasta para mover equipamentos em um espaço super apertado e que cria riscos de que você se machuque?

A logística e layout do espaço é o que garante um trabalho mais rápido, sem esforços extras desnecessários e aliviando as preocupações do trabalhador.

5. Tenha equipes eficientes

Um profissional qualificado e com experiência, os chamados profissionais competentes, já geram produtividade pela capacidade de realizar seu trabalho sem erros e atrasos.

No entanto, existe muito mais que a qualidade do trabalho na hora de considerar os impactos da competência dos profissionais na produtividade.

Basta um trabalhador que não sabe o que está fazendo para gerar atrasos, perda de dinheiro.

E, ainda mais importante, deixar todos os outros companheiros frustrados e desmotivados.

Tecnologias de ponta: software de gestão de obras na produtividade do canteiro de obras

Tecnologias são uma realidade na construção civil e podem auxiliar muito na produtividade tanto do ponto de vista das práticas quanto da motivação dos trabalhadores.

O uso de ferramentas e equipamentos de ponta torna o uso do dinheiro mais eficiente, os trabalhos mais rápidos e motiva os trabalhadores a conseguirem melhores resultados com menos esforço quando tem em mãos a tecnologia correta.

Além dessas tecnologias aplicadas ao canteiro de obras mais diretamente, sistemas de gestão podem ter grande impacto na hora de aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Software de gestão de obras, como o Obra Prima, oferecem as condições para que todas as dicas oferecidas sejam colocadas em prática.

Permitindo um acompanhamento de obras eficientes e um controle de orçamentos e cronogramas que ofereçam as melhores condições para o trabalhador e canteiro de obras.

Conheça mais sobre essas funcionalidades com os conteúdos exclusivos do blog Obra Prima. E, se você ainda não segue, já siga a nossa conta do Instagram

Software de gestão de obras