5 eventos da construção civil para ficar de olho em 2022

5 eventos da construção civil para ficar de olho em 2022

Conheça os eventos sobre obras do segundo semestre que podem apresentar as novidades e tendências necessárias para sua construtora se destacar no mercado.

A construção civil é um setor em que as novidades, inovações e avanços tecnológicos são constantes.

Elas oferecem muitas oportunidades de otimização de processos, crescimento e lucratividade para as construtoras.

Conhecer essas tendências e saber como colocar em prática no dia a dia do seu canteiro de obras para garantir uma gestão de obras eficiente e resultados diferenciados.

Isso para gerar competitividade entre os concorrentes é essencial para empresas do setor.

Você deve estar se perguntando: como descobrir tudo o que precisa sobre essas tendências e preparar sua construtora para investir em novidades que gerem crescimento e destaque no mercado?

A resposta é simples: feiras e eventos da construção civil.

Esses encontros de profissionais, empresas, pesquisadores, estudantes e clientes são pensados para apresentar as maiores inovações do ano.

Além de ajudar as construtoras, fornecedores e clientes a se prepararem para os projetos dos próximos meses e anos.

Descubra aqui os principais eventos que o ano de 2022 ainda vai trazer e prepare sua construtora para conquistar diferenciais com os investimentos corretos.

Conheça os 5 principais eventos da construção civil em 2022

O segundo semestre do ano já está batendo na porta das construtoras, que tal conhecer os eventos sobre obras de destaque para o mercado da construção civil que ele traz?

1. Habitacon

Habitacon é a Feira de Fornecedores para Construção & Condomínios. 

O evento oferece um espaço que seja ponto de encontro entre fornecedores, clientes, revendedores e lojistas para o debate sobre demandas do segmento construtivo e condominial.

Nesse evento, administradores e gestores de condomínio, engenheiros, arquitetos, empresas de construção civil e outros profissionais da área podem interagir e se informar sobre as demandas de mercado com os outros participantes.

Também podem conhecer mais sobre o que o mercado oferece em termos de administração, construção e acabamento de condomínios.

Esse ano a Feira Habitacon evento acontece no Expo Barigui, em Curitiba, entre os dias 27 e 30 de julho.

2. Construsul

Em agosto, entre os dias 02 e 05, é a vez da Construsul, ou Feira Internacional da Construção, que esse ano chega em sua 23ª edição, realizada em Porto Alegre. 

Contando com diferentes profissionais e empresas, a feira do setor de construção, acabamentos e infraestrutura promete participantes dos segmentos de:

  • Argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes;
  • Iluminação e elétrica;
  • Fechaduras, ferragens, cadeados;
  • Churrasqueiras e lareiras;
  • Revestimentos, tintas, vernizes e acessórios;
  • Portas, janelas e complementos;
  • Produtos para cozinhas e banheiros;
  • Sistemas construtivos;
  • Ferramentas manuais e elétricas;
  • Máquinas e equipamentos para construção.

3. Ficons

Sua construtora pode aproveitar também a XII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção.

Também chamada de Ficons, acontece entre os dias 23 e 26 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco.

Assim como a Construsul, essa feira conta com participantes de diversos setores, como profissionais e empresas de:

  • Impermeabilização;
  • Iluminação;
  • Revestimentos e tintas;
  • Telhas;
  • Tubos e conexões;
  • Ferramentas;
  • Adesivos.

São mais de 400 marcas e 200 expositores na feira que conta com cerca de 30 mil visitantes de diferentes regiões do país todos os anos.

4. M&T Expo

Evento que existe há 26 anos, o M&T Expo é focado na indústria de construção e mineração.

Conta com cerca de 40 mil visitas anuais de profissionais de todo o Brasil e de outros 40 países, com presença mais intensa de profissionais e empresas da América latina. 

Entre os principais setores participantes estão:

  • Equipamentos para a construção e mineração;
  • Concreto e asfalto;
  • Elevação de carga e pessoas;
  • Componentes e serviços.

A edição deste ano acontece entre 30 de agosto e 02 de setembro no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

5. CLBMCS

CLBMCS, sigla para Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, chega esse ano a sua 4ª edição na cidade de Salvador, Bahia, entre 9 e 11 de novembro.

O congresso tem como objetivo promover o debate sobre tecnologias e inovações que podem ser soluções para obras sustentáveis na construção civil, com foco maior em materiais de construção.

Unindo em um só espaço de debates estudantes, pesquisadores, empresas e profissionais da engenharia e arquitetura.

O evento conta com diversos participantes que oferecem informações atualizadas e dicas essenciais para o uso de insumos sustentáveis no cotidiano do canteiro de obras.

Segundo o site oficial, a busca é por mostrar que o uso de recursos mais duráveis, econômicos e renováveis “permitirá uma economia na produção das obras de infraestrutura e edificações e garantirá a disponibilidade de matéria-prima nos centros urbanos e maior diversidade de opções para que arquitetos, projetistas e construtores possam fazer construções mais inteligentes, versáteis e sustentáveis”.

Leia mais: 

Sustentabilidade na construção civil: 6 exemplos de obras sustentáveis – Obra Prima

Novidades no setor da construção civil: esteja sempre por dentro

Conhecer e participar de eventos do setor da construção civil é uma experiência enriquecedora para todas as construtoras.

Descobrir quais são as novidades no mercado, quais novas oportunidades de investimento podem beneficiar sua construtora e como se organizar é essencial para promover o crescimento dos negócios e a competitividade das obras.

No entanto, não importa quantas novas tendências surjam e novas tecnologias estejam em ofertas, uma delas nunca sairá de moda: o software de gestão de obras.

Mais do que uma ferramenta essencial para uma gestão de obras sem erros e que reduz custos e riscos.

Esse software pode ajudar sua construtora a programar o financeiro para investir nas viagens para eventos e nas novidades que você vai conhecer em cada um deles.

O software de gestão de obras do Obra Prima e sua acessibilidade e mobilidade ainda garante que você tenha em mãos todos os orçamentos e cronogramas, RDO

Assim, você consegue acompanhar, mesmo de longe, os projetos da construtora e pode atender a emergências sem deixar de aproveitar as feiras.

Além disso, o Obra Prima oferece um blog e uma conta no Instagram com todas as novidades da construção civil. 

Assim, você já chega preparado para conhecer melhor e tirar dúvidas nos eventos e não deixa de aprender e se preparar quando a temporada de feiras acabar.

Acompanhe o blog Obra Prima e descubra todas as vantagens que o mercado de construção civil e nosso software de gestão de obras podem oferecer.

Software de gestão de obras