principais erros construtoras

6 erros que impedem sua construtora de crescer

Saiba como corrigir os problemas considerados como principais causas que impedem sua construtora de crescer e lucrar no mercado da construção civil.

A construção civil é um setor em constante evolução e que tem enfrentado muitos desafios nos últimos anos. A construção civil tem papel importante na retomada da economia brasileira, o que significa que é um mercado que sofre com as instabilidades.

Em meio a tanta complexidade do setor e dos projetos das construtoras, buscar crescimento pode parecer uma tarefa difícil. 

Identificar erros e buscar soluções que protejam a lucratividade e garantam a competitividade é, então, indispensável para as empresas.

Sim, muitas vezes a simples otimização de processos pode ser o diferencial que faz a construtora crescer, conquistar mais clientes e se destacar pela qualidade dos projetos desenvolvidos.

O desafio maior, então, é saber quais erros estão impedindo sua construtora de crescer e buscar formas de corrigi-los. 

Para ajudar, o Obra Prima traz os 6 erros mais cometidos, ou menos identificados, por construtoras e algumas ideias de como resolvê-los para conquistar melhores resultados no setor.

O que impede minha construtora de crescer? 6 erros que devem ser corrigidos

Existem alguns erros muito comuns na gestão de obras e da construtora que podem fazer com o que o crescimento dos negócios seja prejudicado ou até inexistente. 

Entender esses erros e saber como corrigi-los é parte essencial da jornada das construtoras que desejam se destacar, lucrar e crescer na construção civil.

1. Ineficiência na gestão da empresa

O setor da construção civil é complexo, cheio de Normas Regulamentadoras e especificidades que impactam não só os projetos, mas também o funcionamento das construtoras.

É por isso que o crescimento de uma construtora depende de organizar processos administrativos e otimizar planejamento, garantindo que normas sejam cumpridas, necessidades atendidas e a lucratividade seja protegida.

Faça uma boa análise do seu financeiro e de seus processos, descubra onde estão as falhas e desperdício e crie um plano para que sejam corrigidos. 

A tecnologia é uma ótima aliada nesse momento, especialmente softwares de gestão de obras, que oferecem uma visão mais ampla das obras e do administrativo da construtora.

2. Processos deficientes

Organizar o planejamento e identificar erros não é o suficiente. 

Corrigir os erros e desperdícios depende de ter controle de processos. 

Na construção civil isso inclui a integração de departamentos da construtora e as etapas das obras.

O desenvolvimento de cronogramas de obras eficientes, de cronogramas de pagamento de custos de projetos e custos indiretos às obras e o controle de estoque são os três principais pilares para iniciar a otimização dos processos das construtoras.

Mais uma vez, a integração e controle oferecidos por softwares de gestão de obras se torna um diferencial para sua construtora crescer.

O controle de cronogramas e estoque se tornam automatizados e acompanham a entrada e saída de materiais e o fluxo de caixa, permitindo tomar decisões mais eficientes para os negócios.

3. Controle financeiro mal gerenciado

Crescimento depende de investimento e investir exige dinheiro disponível. 

É por isso que um dos maiores erros que uma construtora pode cometer é não gerenciar bem o controle financeiro.

Um financeiro bem organizado possui um controle eficiente da saída e entrada de recursos de maneira estratégica. 

O fluxo de caixa da construtora precisa ter uma visão de médio e longo prazo, considerando não só as contas diretas e indiretas do mês, mas uma previsão das necessidades do negócio para o futuro.

Além disso, é essencial integrar o financeiro com o departamento de compras. 

Só assim é possível controlar atas de pagamento e evitar compras emergenciais que prejudiquem o planejamento.

4. Não cuidar do material humano

Ter trabalhadores no escritório e no canteiro de obras preparados para atender todas as necessidades e cumprir os objetivos da construtora e projetos é essencial.

Buscar por profissionais especializados, investir em formação e garantir um ambiente de trabalho seguro, saudável e motivador é essencial e pode reduzir muito o risco de acidentes e problemas.

5. Visibilidade das obras reduzida

Cada obra é composta de uma grande variedade de etapas e atividades e muitas construtoras não entendem bem ou não tem controle dos impactos de uma na outra. 

Muitas vezes um erro em uma atividade cria um efeito bola de neve que prejudica todo o projeto, seja em termos de estrutura ou do ponto de vista do cumprimento de prazos e orçamentos.

Ao desenvolver o planejamento de obras, então, é essencial pensar em ferramentas de acompanhamento de obras que ofereçam uma visão geral de como o dia a dia da obra impacta o projeto como um todo.

Leia também:

Veja aqui algumas dicas para um acompanhamento de obras eficiente >

6. Não ficar de olho no mercado e novas tecnologias

Pesquisa de preços, crises econômicas, novos materiais, alterações nas Normas Regulamentadoras, novos equipamentos, tecnologias mais eficientes… 

Esses são apenas alguns exemplos de pontos aos quais as construtoras devem sempre estar atentas.

É impossível alcançar crescimento com uma empresa que não entende e acompanha as mudanças que o mercado apresenta. 

Sua construtora deve sempre buscar as novidades para saber onde estão as oportunidades que vão tornar os processos e obras mais eficientes e negócios mais competitivos.

Leia também:

Tecnologia na construção civil: como os avanços tecnológicos estão impactando o dia a dia das obras? >

Inovação no dia a dia da construtora é o segredo pro crescimento da sua construtora

Uma construtora que não se informa ou se abre para novas tecnologias está fadada a, aos poucos, desaparecer do mercado da construção civil. Hoje em dia, o uso de tecnologias no setor é a forma mais eficiente de reduzir riscos, otimizar processos e aproveitar oportunidades.

Seja na busca por obras sustentáveis ou melhorando a qualidade dos projetos com softwares de gestão de obras, a tecnologia torna as construtoras mais competitivas e garantem maior lucratividade para sua construtora crescer.

Fique por dentro de todas as tecnologias e conheça mais sobre a acessibilidade de custo e facilidade trazidas pelas funcionalidades dos softwares de gestão com o blog Obra Prima.