6 formas de como ganhar dinheiro com construção civil

dinheiro com construção civil
dinheiro com construção civil

Fazer da construtora um negócio rentável não é coisa de outro mundo, mas depende muito da capacidade de organização e de renovação da sua gestão.

Como ganhar dinheiro na construção civil? Quem tem a resposta para essa pergunta não vai facilmente entregar o ouro. Eis o engano! Até porque, no fundo você já sabe a resposta e esse texto vai apenas deixar claras algumas dúvidas e ideias.

Que você sabe como administrar uma obra, não há dúvidas, mas será que está fazendo tudo o que é possível para ter resultados financeiros mais expressivos? O benefício da dúvida vai tirar você da zona de conforto. Comece a observar a partir de agora todos os processos da construtora e enxergará possibilidades de mudanças.

Isso se já não as percebe diariamente!

Mas antes de fazer tal diagnóstico, saiba que investir no controle financeiro de obras e na produtividade na construção civil pode ser a chave da questão.

Quer saber de que modo isso é possível?

Descubra a seguir 6 dicas para dominar a fórmula de como ganhar dinheiro com construção civil!


1 – Ter mais controle financeiro de obras

Na sua construtora você já aplica a gestão por centro de custos? Saiba que esse é o ponto de partida para ter mais controle financeiro de obras. Cada projeto deve ser encarado como gerador de custos e provedor de receitas, sem que haja confusão entre eles.

Ou seja, um não deve cobrir as despesas do outro!

Mesmo que o dinheiro em caixa seja da construtora, é preciso que cada projeto tenha sua própria análise de fluxo de entrada e saída de capital. Não dá pra fazer esse relatório só para a construtora e esperar ganhar mais dinheiro com isso.

Sabe por quê?

O seu negócio vai bem, mas uma obra de melhor desempenho pode estar encobrindo as falhas de outra. E isso precisa ser corrigido e não maquiado. Então, a dica é usar a lógica de centro de custos em seu benefício para dominar a fórmula de como ganhar dinheiro com construção civil.

2 – Reduzir o tempo de execução de projetos

Muitos construtores usam a régua do tempo para estimar quando um projeto está ou não tendo prejuízo. Saber que prazo perdido é dinheiro jogado fora é uma das regras mais intuitivas para quem sabe, na prática, como administrar uma obra.

Também é claro que terminar o quanto antes a empreitada aumenta suas possibilidades de ganho. E uma das formas de alcançar esse objetivo — fazer mais em menos tempo — é buscar a produtividade na construção civil.

E ela está nos mínimos detalhes de execução do projeto, desde o uso de ferramentas automatizadas até a readequação de processos!

3 – Combinar cronograma e orçamento

Sem dúvida a combinação entre cronograma e orçamento é um daqueles detalhes. Geralmente as construtoras mantêm planilhas separadas para cada uma dessas partes do planejamento. O que pode gerar pontos cegos na administração do negócio, prejudicando o controle financeiro de obra.

Ou seja, não é o melhor exemplo de como administrar uma obra!

O centro de custos precisa estar bem delimitado, os projetos devem ter seu fluxo de caixa próprios e, para completar, é preciso haver sinergia entre ações previstas e realizadas. Essa combinação sinérgica depende do alinhamento entre o cronograma de obra e administração do orçamento. Quando mais fácil for visualizar essa interação, melhor!

4 – Evitar retrabalhos e falhas

Outra dica é não cometer falhas. Elas geram retrabalhos, que são o pior cenário para a produtividade na construção civil. Um muro torto, uma saída de encanamento no lugar errado, uma saída de piso mal feita. Esses erros podem ocorrer até sem que você saiba e vão gerar impacto sobre o cronograma e a gestão de insumos.

A melhor forma de evitar esse cenário é investir na sua mão de obra. Capacitações combinadas a feedbacks periódicos podem ajudar neste caso. Mas é preciso que sobre tempo para realizar essas medidas.

E falta de produtividade na construção civil também está presente nas tarefas administrativas. Afinal de contas preencher várias vezes uma única informação em diversas planilhas gera um retrabalho que poderia ser eliminado.

Pra completar, você pode adotar um sistema de gestão de processos, como o Trello, e aplicativos de registro da produtividade. Assim, o time do escritório fica mais integrado e você enxerga como cada um dos colaboradores do administrativo estão gerindo o próprio tempo.

Aplicar medidas corretivas nessas duas áreas é uma forma de traçar métodos de como ganhar dinheiro na construção civil!

5 – Gerenciar riscos

À primeira vista, a gestão de riscos parece mais um custo gerado por normas que muitas vezes engessam processos.

Mas não é bem assim!

Investir em metodologias de gestão de riscos pode fazer com que você evite passivos trabalhistas e multas por infringir as leis de proteção do meio ambiente. Também evitam a vulnerabilidade da sua construtora ao mercado e as falhas contratuais. Isso porque as principais fontes de riscos, mencionadas em pesquisas acadêmicas, são:

  • “Não entendimento completo do negócio;
  • Má definição de funções e responsabilidades;
  • Falta de pessoal capacitado;
  • Projetos incompletos, erros nos projetos ou até mesmo falta de projeto na fase de proposta;
  • Estimativa errada de qualidade e tempo do empreendimento;
  • Não conhecimento das condições naturais da região de implantação do projeto;
  • Logística para recebimento dos materiais e fornecedores não capacitados.”

Fonte: SILVA, Thalita Cristina Rodrigues, ALENCAR, Marcelo Hazin. XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO.

Por isso, a abordagem do risco precisa ir além no planejamento inicial e seguir como uma constante na construtora. Afinal, as ameaças estão presentes ao longo de toda a execução do projeto.

6 – Perceber que tecnologia gera produtividade

Quando você não souber mais como ganhar dinheiro e de onde impulsionar os lucros, tenha certeza de que ainda resta uma última alternativa: promover a produtividade.

E a produtividade na construção civil gera dinheiro!

Sabe como a tecnologia pode contribuir para um método de trabalho mais produtivo?

  • Permitindo o controle financeiro de obras, com fluxo de caixa e demonstrativos;
  • Aliando cronograma e orçamento;
  • Evitando falhas e retrabalhos;
  • Contribuindo para desenvolver meios de como administrar obras;
  • Diminuindo o tempo de execução de tarefas administrativas;
  • Reduzindo o cronograma de execução, ao permitir maior visibilidade de todas as tarefas;

Você sabia de tudo isso? Já conhecia essas dicas de como ganhar dinheiro na construção civil? Então, compartilhe seu conhecimento nos comentários e ajude outros construtores a terem sucesso, com mais produtividade na construção civil e controle financeiro de obras.

Continue navegando no Blog Obra Prima, para mais novidades sobre o mundo da construção civil.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.