Tendências da construção civil

6 tendências da construção civil para 2022

Descubra quais são as tendências da construção civil que prometem ajudar a melhorar os resultados da sua construtora em 2022.

Com a grande competitividade do mercado de construção civil e as instabilidades do mercado, buscar processos que melhorem resultados, qualidade e produtividade nas obras é essencial para toda construtora.

A grande maioria das oportunidades de crescimento no setor estão relacionadas com tecnologias que surgem ou se reinventam para otimizar processos, planejamento e execução de obras.

Para construtoras que desejam aproveitar essas oportunidades o mais importante é conhecer as tendências e preparar o orçamento para investir nas tecnologias que melhor atendam as necessidades das obras.

2022 e as tendências da construção civil 

Novas tecnologias e novas aplicações para tecnologias já conhecidas estão sempre moldando processos na construção civil para melhorar resultados e aumentar qualidade e lucratividade das obras.

Conheça aqui as 6 tendências que podem ajudar sua construtora a crescer no ano de 2022.

1. Tecnologias focadas em sustentabilidade

Com o destaque cada vez maior da sustentabilidade na construção civil, não é de se estranhar que uma tecnologia focada em obras sustentáveis esteja entre as tendências para 2022.

Desde sistemas de reaproveitamento de água da chuva e projetos com placas solares até processos digitais, reduzindo o consumo de papel, e escolha de materiais que com menor uso de água em sua produção, a construção civil conta com diversas tecnologias para adotar.

Mais do que uma tendência, é um diferencial de mercado que atrai muitos clientes.

Leia também:

Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil >

2. Realidade aumentada

A Realidade Aumentada vem sendo apontada há alguns anos como tendência para a construção civil. Mesmo que pouco usada pelo alto custo, é um investimento que traz grande retorno para as construtoras que podem fazê-lo.

Essa tecnologia garante ao cliente uma visão mais clara de como será o projeto depois de construído, permitindo apresentar opções mais estratégicas e alinhar as expectativas do cliente.

Além disso, é de grande auxílio para construtoras no planejamento, ajudando a identificar áreas onde problemas podem ser enfrentados e analisar riscos de SST, reduzindo as chances de erros, desperdícios e acidentes.

3. Building Information Modeling (BIM)

A Modelagem da Informação da Construção, tradução para o nome em inglês, é outra tecnologia 3D que ganha espaço mesmo com o alto custo de investimento inicial.

A digitalização de obras que o BIM permite realizar é ideal para construtoras que desejam otimizar processos e ter maior visibilidade do passo a passo da execução de obras.

Assim como a Realidade Aumentada, oferece bases mais concretas para alinhar o projeto com as necessidades e expectativas dos clientes, além de ser uma base excelente para o desenvolvimento de cronogramas de obras e orçamentos mais assertivos.

4. Estruturas pré-fabricadas

Mesmo já fazendo parte do dia a dia de muitas construtoras e obras, as estruturas pré-fabricadas, também conhecidas como estruturas modulares, seguem sendo consideradas como tendência para o ano de 2022.

Os diversos benefícios que oferecem para o cronograma de obras, controle de custos, redução de desperdícios e atrasos e para a sustentabilidade são as principais razões para incentivos cada vez maiores no uso dessas peças e na escolha dos clientes por seu uso em projetos.

Por isso, a tendência é que a busca por essas estruturas seja cada vez maior com o passar dos anos e construtoras que estiverem preparadas para adotá-las em projetos sairão na frente.

5. Digital Twin

É um conceito que se aplica na construção civil na hora de transferir a realização de projetos do papel para o ambiente digital. 

O nome pode ser traduzido como Gêmeo Digital, o que já indica a ideia de duplicar os processos offline para o online sem perder nada.

Mais uma vez, a tecnologia usa o ambiente digital para otimizar a área da construção civil. 

Com o Digital Twin sua construtora cria dados e sistemas específicos para atender as necessidades dos projetos.

Você deve estar se perguntando: mas não é isso que a Realidade Aumentada faz? Bom, é e não é. Enquanto a realidade aumentada cria o projeto digital a partir dos dados coletados, o sistema Digital Twin elabora os dois ao mesmo tempo.

O que a construtora conquista é maior funcionalidade e previsibilidade, já que à medida que o projeto começa a ser planejado no papel, uma versão digital já é construída, dado a dado em tempo real.

A vantagem principal aqui é economizar o tempo de revisão dos projetos, já que a análise detalhada da estrutura virtual e mais complexa é feita ao mesmo tempo que os primeiros passos do planejamento são dados.

6. Robotização de processos

Com tantas tecnologias sendo indicadas como tendência para 2021, não é de se espantar que a robotização esteja entre elas. 

O uso de robôs e inteligência artificial ganha a cada dia mais espaço não só na construção, mas em todos os setores da economia.

Nos canteiros de obras, o uso de robôs e sensores em roupas podem ajudar a reduzir riscos de acidentes e monitorar a produtividade. 

Dentro os escritórios e no planejamento, permitem organizar processos, reduzir erros em cálculos e previsões de riscos e garantir maior rapidez e economia para o desenvolvimento dos projetos.

A robotização de processos da construção civil, então, cria um sistema de otimização de ponta a ponta nas construtoras e em suas obras.

Parece distante, né? Mas não é! Essa tecnologia já vem sendo utilizada por aí.

De olho nas tendências, mas sem esquecer as bases

Entre tantas novas tendências que surgem e se renovam, uma que tem se mantido constante na construção civil é o software de gestão de obras, que pode ser considerada a maior tendência dos últimos anos.

Leia também:

6 vantagens do Obra Prima em relação a concorrência: um software de gestão de obras completo! >

Com esses sistemas, as construtoras ganham uma grande quantidade de benefício ao longo de todos seus processos.

É uma tecnologia focada em otimizar cada etapa da gestão, criando orçamentos de obras mais assertivos, cronogramas mais realistas e análises de riscos mais completas.

Oferece também um controle invejável do financeiro, estoque e compras, proporcionando melhor uso dos recursos da construtora, além de melhorar a comunicação com fornecedores, equipes e clientes, inclusive no pós-venda.

Mais do que oferecer variados benefícios para construtoras na gestão dos projetos de construção civil, o grande diferencial dos softwares é a possibilidade de melhorar e gerenciar a aplicação de outras tecnologias.

Conheça mais sobre os softwares de gestão de obras e fique atento às tendências e novidades do mercado de construção civil com o Obra Prima.

Software de gestão de obras