6 usos da tecnologia que trazem produtividade à construção civil

Usar a tecnologia na construção civil também é algo que o construtor de mão cheia precisa dominar. Veja aqui seis desafios que você pode enfrentar com ela.
produtividade construção civil
produtividade construção civil

Pensar em ser produtivo com tanta atividades e informações a considerar não é nada fácil. Veja como a tecnologia na construção civil ajuda a construtora a resolver desafios.

Já ouviu falar dos “cozinheiros de mãos cheia”? Pois você é um construtor de mão cheia. Isso significa que consegue saber tudo sobre os projetos de obra só de olhar para o canteiro e para os papéis. Mas quando o assunto é produtividade na construção civil, algumas coisas acabam escapando entre os seus dedos.

Quer saber quais são elas?

Identificar as lacunas que podem prejudicar a gestão da construtora é sua missão. Mas não precisa arcar com isso sem nenhum apoio. Conte com a tecnologia na construção civil como uma aliada dos seus projetos.

Perceba como seis atividades da construtora escapam pelos seus dedos e reassuma o controle do seu negócio!

1 – Otimizar a gestão da construtora

A primeira das atividades que acaba sendo uma armadilha para os negócios de pequeno e médio porte é a gestão da construtora. Tudo bem conhecer os projetos e o canteiro só de olhar, mas os números que envolvem o gerenciamento financeiro são realmente traiçoeiros quando não acompanhados de perto.

Fluxo de caixa, por exemplo, é assunto para um contador, certo?

Não é bem assim. Você mesmo precisa controlar esse índice e saber se a construtora tem liquidez para atuar. Ao fazer esse cálculo, não se esqueça de conferir quais projetos estão sendo realmente lucrativos e haja rapidamente para corrigir aqueles que não trazem retorno.

2 – Integrar canteiro e administrativo

Outra dificuldade é saber o que acontece no canteiro sem estar nele.

Você passa por isso?

Pois a tecnologia pode ajudar. Se puder contar com um sistema que integre o operacional e administrativo, ficará menos tempo no escritório e terá mais tempo livre.

Você também pode treinar o mestre de obras para realizar atualizações no sistema. Assim, vocês dois conseguem realizar solicitações de compras, para que o administrativo providencie a cotação dos insumos. Tudo diretamente do celular, sem sair do canteiro de obra ou precisar telefonar para o assistente administrativo.

3 – Evitar retrabalhos

Quando você padroniza a gestão da construtora com a ajuda da tecnologia na construção civil, acaba evitando retrabalhos. Isso porque cada um dos seus funcionários e até mesmo fornecedores e clientes sabem o que fazer para resolver os desafios nos quais estejam envolvidos.

O cliente consegue acesso a documentos, sem entrar em contato com o admnistrativo. Basta entrar no sistema. O mesmo ocorre com os fornecedores cadastrados que acessam o seu sistema para alimentar as cotações, sem precisar do auxílio ou assistência de ninguém.

4 – Padronizar procedimentos

Quando adota um sistema de gestão, você mostra que facilitar o trabalho de todo mundo é sua prioridade. E isso aparece na padronização de procedimentos. Esse padrão de atuação pode não só trazer mais produtividade para a construção civil, mas mais credibilidade para a sua construtora.

Não é incrível?

5 – Combater desperdício de materiais

Além dos processos e da imagem da construtora mudar, o controle vai voltar definitivamente para as sua mãos no momento em que você começar a combater o desperdício de materiais com a tecnologia da construção civil.

Tudo começa com o controle orçamentário, passa pelo registro de medição física da obra e pela análise do previsto e do realizado. Sei que você faz isso de cabeça, mas é nessa hora que pode perder algum detalhe de vista.

6 – Redução de prazo de finalização da obra

Por fim, o benefício maior da conquista de produtividade na construção civil é reduzir o tempo de execução dos projetos.

A maior reclamação dos clientes é sobre o prazo para ter seus sonhos realizados. Não é mesmo? Por que não resolver isso sendo mais produtivo na gestão da construtora?
Use a tecnologia na construção civil e conquiste a fidelização dos clientes. Conheça alguns recursos que o seus sistema de gestão precisa ter.

Experimente Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.