6 vantagens ÚNICAS de um Relatório Diário de Obras (RDO)

O Relatório Diário de Obras (RDO) é um grande aliado para a sua gestão de obras e tem várias vantagens para o seu negócio. Confira aqui.
RDO: 6 vantagens únicas
RDO: 6 vantagens únicas

Conheça os benefícios que o RDO pode oferecer para sua gestão de obras e melhore agora os resultados da sua construtora.

O controle de informação das obras, dos projetos e o acompanhamento no canteiro são essenciais para qualquer construtora que deseja crescer no mercado de construção civil, oferecendo qualidade e conquistando maior lucratividade.

Acompanhar os muitos acontecimentos e detalhes do dia a dia do canteiro de obras, no entanto, não é tarefa fácil. 

É nesse momento que o Relatório Diário de Obras (RDO) aparece como uma funcionalidade indispensável de softwares de gestão de obras e ferramenta essencial para as construtoras.

Esse documento permite fazer registros minuto a minuto de tudo o que acontece no canteiro, passando a informação das obras no momento em que elas estão disponíveis.

Garantindo que a obra seja acompanhada em mais detalhes e oferecendo dados concretos para que as melhores decisões sejam tomadas.

Conheça aqui as vantagens únicas oferecidas pelo Relatório Diário de Obras.

Leia também: 

Negligência no preenchimento do RDO: tome cuidado!

Relatório Diário de Obras: benefícios para sua construtora

Agora que sabemos o que é o RDO, é hora de entender um pouco melhor de que maneira ele traz vantagens para as obras da construção civil.

Conhecer esses benefícios é o primeiro passo não só para decidir adotar um sistema com essa funcionalidade, mas importante, também, para saber como analisar e o que esperar do uso dos relatórios.

Veja aqui as vantagens:

1. Melhor monitoramento das atividades

Um dos principais benefícios que o Relatório Diário de Obras oferece para as construtoras é a possibilidade de realizar o acompanhamento constante das atividades realizadas no canteiro, dando assim mais controle de obras.

Dizemos que é uma vantagem importante porque é com o monitoramento de atividades que a construtora se torna capaz de identificar problemas, mesmo pequenos, que podem impactar negativamente os resultados, como:

  • Desperdícios de materiais;
  • Gastos fora do planejamento do orçamento;
  • Retrabalhos;
  • Atrasos na entrega de etapas.

Podendo observar de perto e identificar esses problemas no momento em que ocorrem, a construtora pode tomar medidas eficientes para corrigi-los e escapar de prejuízos, atrasos na entrega final e queda na qualidade.

2. Aumento da produtividade no canteiro de obras

Aumentar a produtividade fica muito mais simples quando se tem uma visão mais ampla da obra e acompanhamento de detalhes, como oferece o RDO. 

Isso porque se torna possível verificar onde há falta ou excesso de mão de obra, falhas na logística que dificultam a movimentação de equipes e máquinas, entre outras coisas.

Aumentar a produtividade traz diversos benefícios para construtora e cliente, garantindo maior qualidade, antecipação das entregas, economias e a confiança nos serviços que podem gerar novos contratos.

Leia também: 

Gestão de pessoas no canteiro de obras: uma atividade necessária

3. Eliminação de atrasos em prazos de entrega

Como já mencionamos, o monitoramento constante do canteiro permite identificar problemas que gerem atrasos, além de garantir um acompanhamento mais constante do cronograma de obras. 

No entanto, não é só aí que o cumprimento dos prazos é beneficiado.

Mesmo que não sejam cometidos erros, a construção civil é um setor que sofre constantemente com imprevistos. 

Basta um dia de chuva fora de época para paralisar a obra e custar um dia de trabalho ao planejamento.

Quando esses imprevistos acontecem, o monitoramento feito pelo Relatório Diário de Obras permite, nos dias de trabalho seguintes, identificar oportunidades de aumento de produtividade ou soluções que aceleram o processo de execução.

Nos casos em que essas oportunidades são identificadas, o RDO oferece maiores chances de recuperar o tempo perdido e atender ao prazo de entrega. 

Fato é que essas oportunidades só podem ser identificadas de dentro do canteiro.

Leia também: 

Planejamento e controle de obras: como evitar erros?

4. Praticidade em registrar e encontrar informações

Todos os dados do dia a dia no canteiro de obras são registrados no Relatório Diário de Obras de forma organizada, com possibilidade de buscar por palavras-chave e separação por temas.

Dessa forma, toda vez que a gestão de obras precisa de uma informação específica para analisar a produtividade, cronograma físico-financeiro ou para tomar decisões estratégicas, a busca é simples.

Além disso, com os softwares de gestão de obras com aplicativos de celular, os dados podem ser rapidamente inseridos na plataforma em tempo real do próprio canteiro de obras. 

Com isso, o registro é ainda mais completo, já que o responsável não precisa esperar o fim do dia ou uma pausa para ir ao escritório acessar o computador.

5. Maior visibilidade da obra como um todo

Com um acompanhamento detalhado passo a passo do dia a dia do canteiro de obras, o RDO oferece à gestão de obras, administração da construtora e cliente uma visão muito mais ampla da execução do projeto.

Ao verificar que uma etapa está sendo finalizada, um problema surgiu ou um novo risco foi identificado é possível detalhar no mesmo momento, conversando com os trabalhadores para apontar possíveis soluções e documentar com fotos e vídeos.

Todas essas informações são atualizadas na mesma hora na plataforma utilizada para compartilhamento e decisões podem ser tomadas rapidamente.

6. Otimização da logística

Ainda que o planejamento de obra seja detalhado, muitos problemas só são identificados quando os materiais, equipamentos, maquinário e trabalhadores estão já no canteiro de obras.

Com o RDO analisando os pontos onde a produtividade é mais alta ou está em queda e o acesso imediato aos trabalhadores para entender o problema, a logística do canteiro de obras pode ser analisada e melhorada.

Dessa forma, se garante que os locais de armazenagem, espaço para movimentação e segurança podem ser organizados de forma a aumentar a produtividade, servindo, ainda, de mapa para futuros projetos.

RDO: relatório é diferencial de mercado e para gestão de obras da construtora

Como vimos, não são poucos ou pequenos os benefícios conquistados por adotar o Relatório Diário de Obras. 

Investir na elaboração desse documento garante que sua construtora aumente a lucratividade e conquiste diferenciais de mercado com a confiança do cliente.

No entanto, não basta adotar o RDO nas obras, é preciso fazê-lo de forma correta e com o suporte de um bom software de gestão de obras.

Garantindo, assim, que o registro e compartilhamento de dados seja mais prático, com menos erros e integrado para que todos os departamentos tenham acesso e possam tomar decisões estratégicas.

Que tal adotar agora mesmo um software desenvolvido para um acompanhamento de obras otimizado e com todas as ferramentas para elaborar um RDO completo e sem complicações? 

Conheça o software de gestão de obras Obra Prima e conheça mais sobre essa e outras funcionalidades para otimizar as obras da sua construtora.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.