Orçamento de obras

7 dicas infalíveis para agilizar o orçamento de obras

Descubra como fazer para ter o melhor orçamento de obras para os projetos de sua construtora.

O sucesso de uma obra é completamente dependente de controle e agilidade. A rapidez em organizar processos e solucionar problemas faz toda a diferença nos resultados que a construtora obtém com os projetos.

Esse controle deve existir em todos os departamentos, desde o planejamento até a entrega da obra. Se o controle e agilidade é importante no geral, sua importância cresce ainda mais quando falamos em orçamento de obra.

Quando o assunto é dinheiro, toda atenção é pouca. Basta um erro na cotação ou em uma conta para que todo o projeto seja prejudicado. Mesmo que o cliente pague mais, o impacto negativo na confiança que tem na construtora pode acabar com a competitividade.

Por isso, desenvolver um orçamento de obras assertivo é essencial para o sucesso de uma construtora. Buscar formas de otimizar os resultados, reduzir o tempo gasto e eliminar erros é indispensável.

Conheça aqui as 7 dicas infalíveis para que sua construtora possa agilizar o orçamento de obras e conseguir os melhores resultados.

7 dicas para agilizar o orçamentos de obras

Se a elaboração do orçamento tem tanta importância, é hora das construtoras buscarem formas de otimizar o  processo e conseguir os melhores resultados. Para ajudar, trazemos 7 dicas infalíveis de como agilizar o orçamento de obras, diminuindo erros e protegendo a lucratividade.

1. Estudo de viabilidade

Analisar custos do mercado e descobrir se a obra tem potencial para gerar lucro para a construtora é o primeiro passo para garantir um bom orçamento. Com o estudo de viabilidade a empresa saberá qual o custo máximo para que o valor de venda seja rentável.

Esse estudo ainda ajuda a identificar o que será necessário pagar de impostos, licitações e quais documentações conseguir, ajudando a manter o controle de custos desde o primeiro momento.

Conheça aqui os cuidados para o estudo de viabilidade econômica de obra eficiente.

2. Internet como aliada para informações e estimativas

Uma das maiores facilidades da atualidade é pesquisar detalhes que a obra pode necessitar com muito mais rapidez. Com a internet é possível:

  • Fazer estimativas de valores utilizando pesquisas em lojas diversas;
  • Comparar com custos de fornecedores já conhecidos;
  • Descobrir detalhes de licitações e documentações obrigatórias para cada projeto;
  • Verificar informações de clima de uma região específica.

Claro, a internet não pode ser a única fonte de informação da construtora, mas garante conhecimentos superficiais suficientes para serem verificados em cada fornecedor ou órgão para eliminar problemas.

3. Busque profissionais qualificados e comunicação estratégica

Ter em sua construtora profissionais com experiência e qualificação para elaborar orçamentos de obras é essencial. Por conhecerem melhor sobre o tema, sabem melhor como verificar os custos para cada etapa da obra, onde verificar as licitações necessárias e como reduzir os erros de cálculo.

Junto com esses profissionais, a introdução de uma comunicação estratégica é essencial. Isso porque o orçamento não depende apenas de um departamento para ser eficiente.

É preciso que o financeiro e o profissional responsável pelo orçamento estejam em contato com o departamento de compras, engenheiros e clientes, além de acompanhar a elaboração do cronograma e o planejamento do passo a passo da obra.

4. Padronizar o orçamento

Cada obra tem suas particularidades e necessidades, ainda assim, sempre vão existir muitos pontos em comum. Ter um arquivo padrão, desenvolvido com base em orçamentos já existentes e que seja o mais completo possível, pode ajudar a agilizar o orçamento de obras e reduzir erros.

5. Criar índices

A criação de índices é um processo, basicamente, de estabelecer uma automatização para cálculos mais simples com base no que foi feito em orçamentos anteriores.

Estabelecer um valor médio por funcionário para materiais de escritório, por sala para materiais de limpeza, horas por metro quadrado para ter uma base do custo de mão de obra são alguns exemplos.

6. Criar roteiro de orçamento

Oferecer aos responsáveis um passo a passo para cotar preços, com valores de base como guia, analisar documentos e verificar cada elemento é uma forma excelente de agilizar o orçamento de obras.

Com um roteiro eficiente, as chances de que detalhes sejam esquecidos e erros sejam cometidos é muito reduzida. Além disso, o tempo gasto na elaboração de um orçamento eficiente e completo é menor.

O ideal é ter sempre entre duas e três pessoas fazendo o orçamento e comparando as etapas para chegar ao melhor resultado.

7. Acompanhar o orçamento do início ao fim da obra

De nada adianta seguir todos os passos, agilizar o orçamento de obras e criar um orçamento eficiente e sem erros se ele não é acompanhado durante a execução. Mesmo com o planejamento detalhado, as obras podem sofrer com imprevistos e eles impactam o orçamento.

Basta um acidente ou erro de execução para ter que realizar compra emergencial de materiais ou para necessitar de mais horas de trabalho que o previsto e tudo isso tem custo.

Sem o acompanhamento diário, esses impactos não são identificados e medidas para evitar prejuízo, a obra e a construtora vão sofrer.

Softwares de gestão de obras: o passo final para agilizar o orçamento de obras

Elaborar orçamentos eficientes e assertivos é essencial para os resultados da obra e lucratividade da construtora. Agilizar o orçamento de obras exige atenção e cuidado e toda ajuda é bem vinda para eliminar erros e aumentar o controle.

Softwares de gestão de obra são uma ferramenta que pode beneficiar muito os orçamentos de obras. Além de automatizar todo o processo de elaboração, oferecem aplicações para acompanhar a evolução da obra e dos gastos dia após dia.

Com ele, melhorar a comunicação dos departamentos, otimizar a cotação com fornecedores e acompanhar o uso de recursos na execução se torna muito mais fácil.

Conheça mais sobre as funcionalidades do software de gestão de obras com o Obra Prima e saiba mais detalhes sobre como ele beneficia a elaboração de orçamentos de obras.

software de gestão de obra