Software de gestão de obras

7 funcionalidades de um software de gestão de obras que podem salvar a sua construtora

Saiba como as funcionalidades de um software de gestão de obras podem ser a estratégia de sucesso da construtora

Tecnologias fazem cada vez mais parte do dia a dia das construtoras, acompanhando o constante crescimento e inovação do setor da construção civil. A razão de tanto crescimento é a busca constante de formas de aumentar a eficiência e produtividade reduzindo custos e eliminando erros.

Mais do que focar em lucratividade, a construção civil abraça as tecnologias por sempre pensar em oferecer qualidade e os melhores resultados para suas obras e clientes.

Entre as muitas tecnologias que ganham espaço na construção está o software de gestão de obras. As possibilidades de controlar processos e otimizar resultados fazem dele indispensáveis para construtoras que desejam crescer e os torna estratégicos.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Transformando funcionalidades do software de gestão em diferenciais

Muitas funcionalidades desses sistemas de gestão podem oferecer vantagens competitivas e mais qualidade para os projetos da construtora. Conheça essas funcionalidades e entenda os benefícios.

1. Chega de gastar a toa: evitando prejuízos

Na hora que mexe no bolso, toda construtora começa a se preocupar de verdade. Por isso a atenção aos orçamentos é sempre redobrada. Ainda assim, são muitos custos, muitos detalhes, muitos números. Não é impossível que erros sejam cometidos.

Para orçamento de obras mais rápidos e precisos, softwares de gestão de obras.

Esse é o momento em que você se pergunta: mas as planilhas do Excel não eliminam esses erros? Bom, não exatamente e jamais com a mesma eficiência. Aqui vai a diferença.

Enquanto a planilha automatiza os cálculos, o software automatiza as contas considerando sistemas integrados para os diversos departamentos. Sabe o que isso significa? Que os valores inseridos no orçamento vem diretamente do orçamento enviado pelo fornecedor e aprovado pelo setor de compras.

Além disso, com os software de gestão realizar o cálculo BDI também se torna mais simples e possui menor margem de erro na hora de considerar custos indiretos.

2. Um pé depois do outro e todas as pegadas marcadas na areia

É muito mais simples organizar planejamento e execução quando a administração consegue ver de verdade o melhor caminho. Seguir as pegadas etapa por etapa exige ter maior visibilidade do projeto como um todo e, ao mesmo tempo, conseguir ver detalhes de cada parte separada.

Mais uma vez a integração entre os departamentos traz os benefícios da construção para a construtora. 

Desde os primeiros momentos do planejamento, cada pesquisa realizada tem seus resultados centralizados e acessíveis nas plataformas. Com isso, cada etapa pode ser programada considerando o que precisa ser terminado primeiro e o que pode ser feito ao mesmo tempo.

3. Sem estresse, sem surpresas

Essa visibilidade é a forma mais segura de garantir uma análise de riscos eficiente. Como a execução é planejada com cuidado e considerando detalhes, verificar possíveis perigos de falhas e acidentes e identificar elementos externos que possam atrapalhar o andamento da obra se torna mais simples.

Um bom software de gestão de obras ainda oferece o histórico de obras anteriores. Assim, a construtora tem a facilidade de consultar com apenas um toque obras semelhantes para verificar problemas que ocorreram e impedir que se repitam.

4. Cronograma controlado e sempre no ritmo esperado

Chegamos ao momento da execução: riscos analisados, planejamento detalhado, orçamento elaborado e aprovado. Agora é hora de se preocupar com atrasos, que custam caro para a construtora, já que são tempo extra de mão de obra, locação de equipamentos e outros custos.

A única forma de escapar dos atrasos é garantindo que o planejamento seja cumprido e, para isso, é importante acompanhar o cronograma dia a dia. Erros na elaboração do cronograma também são um problema.

Como os softwares de gestão de obras ajudam? Bem simples. Os mesmos históricos utilizados para a análise de risco estão disponíveis para conferir o tempo de duração de cada serviço.

Tendo em mão essas informações, o planejamento passo a passo realizado e a visibilidade que se tem das etapas, contar o tempo certo e inserir margens de segurança se torna mais simples.

O melhor de tudo? O cronograma fica disponível no aplicativo para o engenheiro acompanhar e atualizar no canteiro de obra, fazendo ajustes e observações sempre que necessário. Qual a vantagem dessa acessibilidade? Se atrasos acontecem, medidas podem ser tomadas para revertê-lo mais rápido e, assim, diminuir as chances de impactos negativos.

5. Seu cliente com acesso a você e às informações com um clique

Para todo cliente é desesperador não entender como tudo está correndo ou não conseguir ver o andamento da obra, que nem sempre é tão óbvio quanto esperamos. 

Nessas horas, ou quando precisam de algum documento, eles telefonam, enviam mensagens, muitas vezes em momentos em que o telefone está no escritório e o engenheiro ou atendimento não está por perto.

Esse é outro problema que o software diminui, quando não elimina: o acesso que seu cliente tem à obra e à construtora.

Ao oferecer um canal direto para mensagens e o acesso a documentos, fotos e planilhas, a construtora oferece mais transparência e o cliente ganha tranquilidade. Ele pode acompanhar as atualizações do cronograma e a evolução do orçamento, estando mais por dentro do projeto que contratou e menos dependente da resposta de alguém.

Só é necessário cuidado, nada disso significa que devemos ignorar as chamadas e mensagens, o bom relacionamento sempre vem em primeiro lugar e um atendimento pessoal é indispensável.

6. Ter mais controle sobre os insumos e equipamentos

Quantos de cada material é necessário em cada etapa, onde tudo fica armazenado enquanto não é usado, como anda a manutenção dos equipamentos?

Pois é, o controle de estoque é essencial nessas horas. Todas as decisões de compras que impactam o orçamento são tomadas com base na entrada e saída de equipamentos e insumos.

Muito mais fácil do que ficar preenchendo papel é dar baixa no que foi retirado e devolvido para o estoque em tempo real com um simples toque no aplicativo de celular.

7. Documentos sempre em ordem

Contratos, orçamentos, licitações, pedidos de compra, contratos de terceirizados… são inúmeros os documentos em uma obra. 

Muitos deles devem ser enviados para órgãos federais, outros devem estar disponíveis para o cliente ou nas mãos do engenheiro no canteiro de obras.

Como garantir que todos tenham acesso aos documentos sem os perigos do compartilhamento por mensagem ou e-mail ou os riscos de danos de manusear versões impressas?

Com as preocupações atuais com roubos de dados e a necessidade de aumentar a acessibilidade, os softwares de gestão conseguem ser solução, mais uma vez. 

Eles possuem cadastros e níveis de segurança, oferecendo acesso só a quem realmente precisa ver os documentos, além de criar um armazenamento digital que permita a consulta onde for necessário.

Softwares de gestão de obras: futuro da construção civil é digital

Os últimos anos ensinaram para a construção civil sobre a necessidade de se reinventar buscando otimização. Com isso, os benefícios do software de gestão de obras não podem mais ser ignorados no planejamento estratégico.

Apenas o controle que esses softwares oferecem permite que a construtora e clientes consigam o máximo em qualidade de planejamento, execução e usabilidade dos projetos.

Vem conhecer mais sobre o software de gestão de obras com o Obra Prima.

software de gestão de obra