Pesquisar

7 motivos para fazer um cronograma físico financeiro de obras

Como administrar uma obra? Comece pelo orçamento, mas não esqueça que você tem 7 motivos para fazer o cronograma físico financeiro de obras.
cronograma físico financeiro de obras
cronograma físico financeiro de obras

O cronograma físico financeiro de obras é um dos instrumentos mais importantes de gestão na construção civil. Será que você cuida bem dessa etapa?

Como administrar uma obra? Muitos engenheiros consideram o orçamento a etapa mais importante. E na maior parte do tempo ficam preocupados em se manter dentro das expectativas financeiras traçadas na fase de orçamentação.

Mas orçamentar não garante a segurança necessária para um negócio da construção civil não amargar prejuízo. É preciso elaborar um cronograma físico  financeiro de obras que permita que a gestão enxergue a longo prazo, até o final da obra, os seguintes processos:

  • Orçamento alocado por etapas de execução;
  • Previsões de datas de início e término das etapas;
  • Medição do que foi realizado;
  • Entradas de capital;
  • Saídas de capital;
  • Média de tempo investido nas etapas.

É o cronograma de obra que dá vida ao orçamento e permite que haja controle financeiro em cada um dos projetos. E, quando a sua empresa toca vários empreendimentos, a situação fica mais crítica. O que torna ainda mais necessário elaborar o cronograma físico financeiro de uma obra.

Por que você precisa saber como fazer cronograma físico financeiro de obras desde já? Confira mais 7 grandes motivos que têm tudo a ver com o crescimento da construtora.

1 – Cronograma de obra garante prazos e receita

Quem trabalha por empreitada precisa garantir o prazo de execução de uma obra, pois cada dia trabalhado além da conta gera prejuízo certo para o negócio. Nesse caso, o cronograma físico financeiro de obras é um instrumento que garante a saúde do negócio.

Para os contratos de administração também não é muito diferente. Em ambos os casos se faz necessário prestar contas e estabelecer em quais momentos deverão ser feitos os repasses. Por isso, atender aos marcos estipulados no planejamento é crucial para garantir a saúde financeira do projeto.

Em muitos casos, os repasses financeiros estão condicionados a esses pontos cruciais da obra. Sendo assim, atrasos, além de onerarem os custos com mão de obra, vão gerar atrasos no retorno financeiro — fora o fato de prejudicarem a imagem da sua empresa.

2 – Redução de custos com mão de obra oriundos de atrasos

Para o empreendedor, o maior custo variável é a mão de obra. Tendo em vista que o valor do empreendimento é fixo, a margem de contribuição está diretamente relacionada à velocidade com que a obra é realizada.

Fazer a execução de maneira ágil, dentro de um cronograma preestabelecido, reduz custos com mão de obra, otimizando a rentabilidade do negócio. E esse também é um dos motivos para haver dedicação no desenvolvimento do cronograma de obra.

3 – Maior controle do fluxo de caixa da obra

É imprescindível que o fluxo de caixa seja controlado durante toda a execução da obra. Isso faz com que possa ser realizada a correta administração dos recursos financeiros, identificando desvios em tempo hábil para correções.

Imagine que, pela falta de preenchimento de alguns dados em planilhas, o seu controle de fluxo de caixa esteja furado. Nesse caso, acusaria sobra de receita. O que levaria ao entendimento errôneo de que seria possível antecipar alguma etapa da obra, comprando materiais e contratando mão de obra. Se esse não é um dinheiro em caixa, você corre risco de inadimplência.

Por isso, seguir o cronograma de obra é a forma mais segura de não trocar os pés pelas mãos na sua administração financeira.

4 – Redução de estoque de materiais no canteiro de obras

Um dos desperdícios elencados no lean manufacturing (produção enxuta) é o estoque de materiais em demasia. Nessa lógica, estocagem é sinônimo de recurso financeiro que fica parado. Ou seja, quanto menor for o índice de insumos parados, maior será o fluxo de caixa disponível.

Um cronograma de obra bem planejado e corretamente seguido possibilita manter um estoque de materiais pequeno, com a segurança de não faltar o necessário para seguir com o planejamento.

5 – Planejar alocação de mão de obra conforme etapas do projeto

Um dos desafios de como administrar uma obra está na gestão de pessoas. O maior custo do empreendedor da construção civil é a mão de obra. Por isso, é preciso cuidado ao fazer a alocação, que deve ser realizada de modo que evite a ociosidade e promova a produtividade.

Reunir os melhores profissionais, identificando as potencialidades de cada um, só é um esforço garantido quando o cronograma físico financeiro de obras é seguido. Se for cumprido o planejado, o empreendedor pode inclusive gerir a equipe de modo a organizar profissionais para que atuem em mais de uma obra simultaneamente.

6 – Possibilidade de avaliar fatores que comprometem a entrega

Todo projeto deve ter seus riscos apontados frequentemente, procurando-se soluções que eliminem ou diminuam a tendência a falhas. Seja a escassez de mão de obra, o clima, a flutuação de preços no mercado, o cronograma físico financeiro de obras reúne conhecimentos que ajudam a driblar os desafios.

Imagine que exista previsão de aumento do preço do cimento. Você pode, com base no cronograma de obra, identificar se é possível e necessário fazer uma compra maior, de modo que não comprometa o fluxo de caixa. Afinal, os riscos só são perceptíveis com a utilização de um cronograma de obra que evidencia situações inadequadas e organiza a correção delas.

7 – Organizar de forma efetiva a entrega de materiais

Para finalizar, outro motivo que reforça a importância do cronograma físico  financeiro de obras está na gestão de insumos. Isso porque, assim como o excesso de materiais é prejudicial para o empreendedor, a falta deles também é, porque implica a ociosidade da mão de obra e, consequentemente, gera atrasos no cronograma.

Por isso, todas as etapas do cronograma devem ser verificadas constantemente. Essa medida possibilita a entrega de materiais no momento exato, para evitar estoque em excesso e paradas por falta de insumos. Mas você só consegue ter essa noção e controle se dispuser do cronograma físico financeiro de obras.

Sete motivos são apenas uma forma breve de abordagem da importância do cronograma físico financeiro de obras. Existem muitos outros motivos e eles estão sempre interligados. Afinal de contas, o cronograma é uma ferramenta que unifica a gestão de obras da construtora.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.