8 dicas de livros INDISPENSÁVEIS para quem deseja criar orçamento de obras sem erros

Bons livros podem ser o diferencial que os profissionais de sua construtora precisam para criar um orçamento de obras sem erro.
Livros sobre Orçamento de obras
Livros sobre Orçamento de obras

Um bom livro e novos conhecimentos podem ser o diferencial que os profissionais de sua construtora precisam para criar orçamentos de obras sem erro.

Controlar os custos de um projeto, não cometer erros e manter a lucratividade são grandes desafios a serem superados pelas construtoras. 

O desenvolvimento estratégico do orçamento de obras, escapando de erros nas planilhas e cálculos, é passo essencial para garantir que as obras de sua construtora sejam um sucesso.

Entre as diversas possibilidades de ferramentas que auxiliam a alcançar esses resultados, o conhecimento sobre custos na construção civil é uma das etapas mais importantes e mesmo profissionais que atuam na área a muito tempo sempre podem aprender algo novo.

Para auxiliar nessa conquista de novos conhecimentos que possam otimizar resultados e melhorar as estratégias de criação de orçamentos, trazemos aqui alguns livros com conteúdos essenciais para profissionais da área.

Acompanhe!

Orçamentos de obras mais eficientes: 8 livros para melhorar seus resultados

A prática e as ferramentas corretas são essenciais para que a gestão de obras de uma construtora possa otimizar a criação dos orçamentos e conseguir melhores resultados e mais lucratividade.

Ainda assim, conhecimento a mais nunca é desperdício e existem alguns bons livros para ajudar os responsáveis na criação de documentos ainda mais assertivos e completos.

Veja aqui quais são os 8 livros para alcançar esse conhecimento:

1. Como preparar orçamentos de obras

O grande clássico dos orçamentos de obra, leitura obrigatória para todos os profissionais da área, o livro de Aldo Dórea Mattos traz informações detalhadas sobre como preparar os orçamentos dos projetos.

Nele você vai encontrar orientações sobre como fazer:

  • Levantamento de quantitativos;
  • Composição de custos unitários;
  • Cotação de insumos;
  • Curva ABC;
  • Levantamento de custo indireto.

Além disso, o autor oferece uma base detalhada sobre fechamento de preços de venda e o uso do BDI, apresentando dicas e estudos de casos para que você tenha uma visão realista não só sobre como fazer o orçamento, mas também dos principais erros cometidos.

Você pode comprar o livro aqui >

2. Custo sem susto

Escrito por Cilene Marques Coelho e Luiz Henrique Ceotto, esse livro é um bom guia para profissionais que querem utilizar de maneira mais assertiva as estimativas paramétricas.

Os autores apresentam um referencial detalhado de como fazer essas estimativas com poucos dados, baseando-se em históricos de consumo e custos das partes tanto em estudos de viabilidade quanto em validações de orçamento.

Você pode comprar o livro aqui >

3. Planejamento e custos de obras

Ainda que seja muito útil para profissionais que já trabalham no mercado, o grande diferencial desse livro, escrito por Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro, é o fato de ser pensado para estudantes da área de construção civil.

Seu conteúdo é focado no planejamento e apropriação de custos de obras, como o nome sugere, e traz tópicos como:

  • Diagrama de causa-efeito e modelos de fluxogramas de processos;
  • Modelos de estrutura;
  • Organogramas de empresas construtoras;
  • Recrutamento, seleção e treinamento de pessoas;
  • Planilhas orçamentárias e a influência dos encargos sociais;
  • Gráficos de controle;
  • Técnicas de precificação.

O livro ainda traz informações concretas sobre cronogramas físico-financeiros, análises econômicas, aplicação de juros no setor e modalidades de contratos, entre outros.

Você pode comprar o livro aqui >

4. Orçamento de obras em foco

Escrito por Roberto Sales Cardoso, mentor do sistema do banco de dados Orse e grande conhecedor do mercado de construção de obras públicas, o livro apresenta em detalhes cada uma das etapas de criação dos orçamentos de obras. 

É um texto didático e cheio de exemplos práticos que oferecem uma visão concreta e assertiva da construção de orçamentos de obras.

Você pode comprar o livro aqui >

5. Guia prático de orçamento de obras – Do escalímetro ao BIM

Pedro Brada traz em seu livro uma fundamentação prática completa do levantamento de custos e dos detalhes mais específicos dos orçamentos de obras. O grande diferencial aqui é a observação não apenas das etapas do orçamento de obras, mas também das ferramentas e sistemas informatizados que existem para sua criação.

Assim, é um livro que mescla muito bem os conhecimentos técnicos e tradicionais da construção civil com as inovações tecnológicas focadas em orçamentos de obra que a modernidade traz para a engenharia e arquitetura.

Você pode comprar o livro aqui >

6. Como evitar prejuízos em obras de construção civil

Toda construtora que sofre com erros e prejuízos por problemas em orçamentos precisa oferecer uma cópia desse livro, escrito por Maçahico Tisaka para os profissionais responsáveis pelos custos dos projetos.

Um dos autores mais respeitados da construção civil, Tisaka traz um panorama completo dos fatores responsáveis por desequilibrar a economia e o financeiro no setor, com foco em casos em que os problemas são gerados por alteração no projeto básico ou na quantificação dos serviços.

O livro possui uma linguagem clara e objetiva, permitindo que os profissionais tenham uma compreensão que torne mais fácil a identificação dos problemas e de como solucionar esses problemas antes que afetem o projeto.

A obra também oferece uma metodologia fácil de entender para processos de viabilização e formação dos preços em orçamentos de obras.

Você pode comprar o livro aqui >

7. Elementos de engenharia de custos

Esse é um livro diferente. Em lugar de um material didático com conteúdo sobre orçamentos de obras, Mário Sérgio Pini e Luiz Raymundo Freire de Carvalho oferecem uma coletânea de artigos publicados em diferentes anos na revista Construção e Mercado.

Todos os artigos tratam de engenharia de custos e criação de orçamentos, falando sobre diferentes formas de chegar a preços de contrato tanto por meio de execução de preço global quanto unitário.

É um material bem detalhado das composições de custos na construção civil que coloca no centro o projeto usando o modelo do BDI e cálculos de encargos sociais cobrados em cima da mão de obra utilizada na execução.

O mais importante é saber que todo o debate nos artigos gira em torno de oferecer um direcionamento para as decisões sobre custo desde o início do projeto, ainda em processo de firmar contrato ou em processo de conseguir a licitação, até qualquer encargo ou disputa jurídica que possa acontecer depois que a obra é finalizada.

Você pode comprar o livro aqui >

8. Como gerenciar as compras de materiais na construção civil

Uma das etapas na construção de um orçamento assertivo e eficiente é a compra de materiais de construção, que pode trazer muita dor de cabeça para o financeiro e cumprimento de prazos para as construtoras se erros são cometidos.

No livro de Adriana de Paula Lacerda e Antônio Edésio Jungles, esse tema é abordado em detalhes e de forma bastante didática e objetiva, auxiliando profissionais a melhorar o gerenciamento das compras.

Para os autores, uma boa gestão de compras de materiais de construção é essencial para o desenvolvimento estratégicos dos projetos das construtoras e um grande diferencial no sucesso dessas empresas. 

Assim, saber realizar essas compras garante mais qualidade, agilidade de operações e competitividade para os negócios.

Você pode comprar o livro aqui >

Orçamentos de obras eficientes com o auxílio da tecnologia

Conhecer conteúdos, teorias e estudos de casos é essencial na formação e reciclagem de conhecimentos e ideias para melhorar a estratégia para a criação de orçamentos de obras.

No entanto, mesmo com todos os conhecimentos, muitos erros são cometidos por confusão humana nas contas ou inserção de dados nas planilhas de custos. É nesse momento que contar com uma ferramenta tecnológica que integre departamentos e promova a automação de cálculos é um grande diferencial.

É o caso do uso do software de gestão de obras. Entenda melhor os benefícios dessa tecnologia no texto da planilha ao software de gestão de obras: 4 razões para atualizar a forma de fazer seu orçamento.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.