A chave para o sucesso: apontamento de produção na construção civil

A chave para o sucesso: apontamento de produção na construção civil

Saiba tudo o que precisa saber sobre o apontamento de obras na construção civil e as vantagens que pode trazer para as obras e clientes da sua construtora.

Construtoras sempre estão em busca de maior controle de dados e informações para otimizar a gestão de obras, garantindo que as atividades do canteiro de obras gerem os resultados, produtividade e qualidade esperados pelo cliente.

A gestão de obras otimizada é, atualmente, a principal forma de garantir competitividade e lucratividade no mercado de construção civil e buscar ferramentas e práticas no canteiro de obras que garantam esses resultados é essencial.

Entre as muitas possibilidades que existem de auxílio para melhorar a gestão dos projetos de uma construtora está o apontamento de produção na construção civil. 

Ele garante um maior controle e visibilidade de dados por meio de registros de atividades e detalhes de cada etapa da execução de obras, assegurando melhores resultados quando executado e acompanhado corretamente.

Quer saber como sua construtora pode utilizar o apontamento de produção para conquistar melhores resultados na construção civil? Acompanhe que nós explicamos.

Apontamento de produção na construção civil: o que é?

Controlar e acompanhar a produção e o desempenho da construtora é essencial para manter o controle financeiro e da gestão de obras. 

Por meio do apontamento de produção na construção civil, esse controle é intensificado e otimizado.

O acompanhamento de produção é uma forma de registrar o caminho percorrido no processo de construção de uma obra, o produto ofertado pela construtora. 

É o delineamento da linha de produção, indicando cada etapa e atividades que foram necessárias para que o que foi entregue ao cliente fosse realizado.

Em termos mais básicos, é um relatório completo da construção com informações detalhadas da execução de obras. 

Isso significa que é um processo que gera um documento baseado em fatos comprovados e que auxilia no controle da gestão de obras (além de depender dela) e que pode beneficiar futuros projetos da construtora.

É importante destacar que esse apontamento de produção na construção civil é elaborado no planejamento e deve ser revisado ao longo da execução de obras para se manter atualizado e adequado.

Garantindo que as informações passadas de uma etapa a outra sejam verdadeiras e a obra tenha visibilidade.

A importância do apontamento para a obra

O ponto mais importante do apontamento de obras na construção civil é o fato de garantir uma visibilidade ainda maior dos projetos das construtoras, o que é essencial para um processo eficiente de tomada de decisões.

O documento gerado garante que seja possível ver e entender muito melhor as etapas dos projetos e como cada atividade tem sido realizada, permitindo entender os principais pontos positivos e negativos de cada decisão.

Isso significa que a construtora passa a entender melhor o impacto de cada decisão, se o executado segue o que foi planejado e como se encontra o controle do andamento do cronograma de obras e do orçamento.

Outro ponto é a clareza de dados, o que se converte na clareza de comunicação com as equipes, que terão acesso a informações de forma mais objetiva, melhorando a produtividade.

Além disso, é importante para que os riscos sejam mais bem identificados, para saber quais medidas de prevenção foram eficientes e quais imprevistos não considerados no planejamento foram enfrentados, garantindo soluções eficientes para futuros projetos.

Futuros projetos, na verdade, é onde a importância do apontamento de obras mais se destaca.

Já que um levantamento tão completo garante que o planejamento das próximas obras pode ser ainda mais eficiente e não sofrer com os mesmos problemas.

Como fazer um apontamento de produção eficiente na construção civil

Se o apontamento de obras é tão importante e pode trazer tantas vantagens para a redução de erros, desperdícios e para o aumento da qualidade e produtividade, não é aceitável que ele seja feito de modo incorreto ou seja ignorado se a construtora deseja crescer e lucrar.

Conheça aqui todos os passos essenciais para executar um acompanhamento de produção eficiente na construção civil e aproveitar todas as vantagens que ele oferece.

1. Registre todos os serviços realizados

Se o apontamento é um relatório completo sobre as etapas de obra, nada mais lógico que o primeiro passo seja manter um controle de cada atividade e serviço realizado no projeto, registrando cada detalhe.

Cada tarefa é importante na qualidade final da obra, então esse registro auxilia muito no controle da gestão de obras e na identificação de problemas e oportunidades. Quanto mais completo o registro melhor.

Planilhas e softwares para a elaboração dos conhecidos Relatórios Diários de Obras (RDO) são uma das melhores formas de garantir que seja possível registrar cada detalhe de cada etapa no momento exato em que estão sendo executados no canteiro de obras.

2.  Utilize o método de apontamento mais adequado para seus projetos

Existem dois tipos de apontamentos de obras que podem ser utilizados: apontamento em tempo real e apontamento retroativo. 

No primeiro, os dados são incluídos no registro dia a dia, garantindo que cada passo dado na execução esteja atualizado para iniciar os trabalhos no dia seguinte e que nenhuma etapa seja iniciada sem as informações completas de como deve acontecer.

Já no segundo, os dados são registrados para todas as etapas antes da obra começar e só é atualizado após ela ser terminada, sendo mais associados a dados manuais e tendo uma planilha isolada. 

Escolher a melhor opção para sua obra entre esses dois modelos é o que vai definir como a gestão se organizará e quais tipos de dados serão apresentados para os responsáveis por cada etapa.

3. Escolha boas ferramentas para o controle

Em um processo baseado no registro e compartilhamento de dados e informações, escolher a ferramenta certa é o maior diferencial para manter o controle e acessibilidade necessários para que o apontamento sirva de suporte para as equipes.

Muitas construtoras ainda utilizam planilhas em papel ou no Excel

Ainda que não sejam inúteis, com as tecnologias oferecidas atualmente elas não são a forma mais prática para executar o apontamento de obras, principalmente por abrir muito espaço para erros.

O ideal é buscar por softwares específicos para apontamento ou por softwares de gestão de obras que possuam essa funcionalidade.

O segundo é sempre a melhor opção, já que integra o registro com os dados da obra que já se possui no planejamento, permitindo controlar melhor o apontamento e não perder de vista o controle do andamento do cronograma de obras e do orçamento.

4. Prepare sua equipe para executar e utilizar o apontamento de produção

De nada adianta ter um sistema eficiente para o registro de dados se as equipes não sabem como consultar as informações e os responsáveis não sabem como incluir novos dados no controle.

Realizar a conscientização e treinamento das equipes, portanto, é essencial na hora de conquistar eficiência e resultados com o apontamento de produção, garantindo que todos saibam como e qual é a importância de utilizar esses registros.

5. Faça o controle de processos

Sua construtora ofereceu softwares, treinou as equipes e estabeleceu uma rotina de registros de dados, agora é hora de fazer o acompanhamento.

Assim como o acompanhamento de obras garante que o planejamento esteja sendo seguido e que problemas imprevistos não impactem os resultados, o acompanhamento do apontamento de produção garante que as diretrizes e etapas estejam sendo executadas corretamente.

É esse acompanhamento que vai permitir que sua gestão possa identificar e corrigir problemas mais rapidamente e ampliar a produtividade e qualidade de cada produto.

6. Identifique sempre o local em que cada ação foi feita

Aqui não estamos falando da localização do canteiro de obra, mas das áreas dentro dele.

Identificar a monitorar onde cada atividade é realizada oferece maior visibilidade e controle da execução de obras e do desempenho e produtividade em cada área.

Aqui estamos falando de espaços específicos como o terceiro andar do prédio, a cozinha da casa, o banheiro principal, a área do jardim, o primeiro bloco do estacionamento. 

Qualquer indicação mais específica serve para que os resultados conseguidos com o acompanhamento de produção sejam mais efetivos.

Essa identificação ainda ajuda a tomar melhores decisões caso seja necessário contratar mais mão de obra ou utilizar mais equipamentos para melhorar a produtividade e qualidade.

7. Não esqueça a gestão completa dos materiais 

Com a visibilidade conquistada e maior produtividade, o ponto que falta na otimização da obra é a redução de desperdícios. 

Assim, o último passo é focado nela e, consequentemente, na redução dos prejuízos que pode causar.

A gestão de materiais é essencial para escapar de desperdícios, mas apenas quando feita de forma completa e adequada.

Informe no relatório do apontamento o uso detalhado: quantos quilos de cimento foram utilizados na etapa, quantos metros de parede foram pintados, quanto de material sobrou ou foi preciso comprar para finalizar, etc.

Esses dados, mais do que ajudar a reduzir desperdícios, facilitam o controle de estoque e orçamento e oferecem uma base para as decisões de compras de materiais para futuros projetos.

Leia também:

Como evitar o desperdício de materiais de construção?

Tecnologias para melhorar os resultados do apontamento de produção

Como comentamos em um dos passos, a tecnologia é uma grande aliada na hora de fazer o apontamento de produção na construção civil. 

Ainda que seja possível, como tem sido feito a muito tempo, controlar as atividades e etapas de uma obra com papel e caneta ou com uma simples planilha de Excel, a tecnologia sempre será mais prática e vantajosa.

Quando uma ferramenta digital é desenvolvida para a construção civil, como é o caso dos diferentes softwares de gestão de atividades específicas ou para a obra em geral, seu principal foco é atender necessidades específicas do setor.

A construção civil é uma área do mercado muito complexa, cada projeto possui uma grande variedade de etapas e atividades, o fluxo de materiais é grande e os custos são altos. 

Um pequeno erro pode causar grandes prejuízos.

Por isso, nada melhor do que contar com tecnologias focadas nos objetivos da construtora e que reduzam as possibilidades de erro ao mesmo tempo que otimizam os processos de gestão e execução de obras.

Sistemas para apontamento de produção são essenciais para um melhor desempenho da construtora que deseja crescer e melhorar sua lucratividade.

A informação é registrada e pode ser consultada muito mais rapidamente e, com isso, toda a gestão de obras pode ser otimizada.

Com a tecnologia trabalhando na execução de apontamentos de produção, mais do que conseguir dados confiáveis e sem erros, a construtora ganha bons e objetivos indicadores de desempenho.

Toda vez que um gestor tiver que tomar uma decisão ou adaptar algum ponto do planejamento, pode confiar que as informações que possui em mãos são de qualidade, criando estratégias mais eficientes e que beneficiem cliente, obra e construtora.

O gestor ganha, com o uso de softwares focados no apontamento de produção na construção civil:

  • Monitoramento do desempenho de máquinas;
  • Controle detalhado de produtividade de equipes;
  • Padronização e otimização de atividades;
  • Controle dos processos de produção;
  • Orçamentos executivos sempre atualizados;
  • Informações mais assertivas de custo de mão de obra;
  • Avaliação assertiva de desempenho da obra;
  • Indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis.

Com um bom software sua construtora pode não só acompanhar a produção e controlar as informações da obra, mas realizar diagnósticos e correção em partes chave dos projetos para melhorar cada vez mais os resultados.

São essas vantagens e ferramentas que otimizam o desempenho da construtora, e a ajudarão ela a ser mais competitiva no mercado, alcançar maior lucratividade e sempre oferecer qualidade e excelência aos clientes.

Para conhecer ainda mais sobre o mercado de construção civil e outros métodos e tecnologias que otimizam os resultados das construtoras acompanhe o blog Obra Prima.

Um portal com as melhores dicas e estratégias para aprimorar a gestão de obras da sua construtora.

Leia também: 

Planejamento e controle de obras: como evitar erros? | Obra Prima

Software de gestão de obras