Dicionário da construção civil: o que é adensamento do solo?

Adensamento do solo: construção civil e engenharia.
Adensamento do solo: construção civil e engenharia.

Adensamento do solo é a compactação do solo por meio de rolos compressores e/ou impacto. É a densificação do solo por processos naturais ou artificiais. 

O processo do adensamento do solo depende do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros e saída de ar.  

A compressibilidade é uma característica de todos os materiais quando submetidos a forças externas (carregamentos) e sofrem deformação. 

O que diferencia o solo de outros materiais é que ele é natural, com uma estrutura interna que pode ser transformada através do carregamento com deslocamento e/ou ruptura de partículas. 

Dessa forma, devido à sua estrutura própria multifásica, possui uma fase sólida (grãos), uma fase fluida (água) e uma fase gasosa (ar). 

Assim, apresenta um comportamento próprio, tensão-deformação, que pode depender do tempo. 

A compressibilidade dos solos é definida como uma diminuição do volume sob a ação de cargas aplicadas. 

Conceitos importantes

Para entender o que é o adensamento de solo, é importante também entender o que é a compressão (ou expansão) e a compressibilidade. 

Por isso, vamos explicar esses conceitos.

  • Compressão (ou expansão): é o processo pelo qual uma massa de solo, sob a ação de cargas, tem variação no volume (“deforma”) sem perder a sua forma. 
  • Compressibilidade: relação que não depende do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva. 
  • Adensamento: processo que depende do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem de água dos poros. 

O processo de adensamento do solo pode se tornar um problema e gera curiosidade na humanidade desde as épocas clássicas.

Nessa época, grandes construções pareciam diminuir de tamanho quando na realidade estavam sofrendo as consequências do adensamento do solo. 

Hoje em dia, a construção civil domina melhores técnicas para impedir que os efeitos danifiquem as estruturas construídas nos territórios. 

Leia também 6 tecnologias imprescindíveis para a construção civil >>

Principais causas do adensamento do solo

  1. As edificações que estão presentes nos centros urbanos e no campo representam a principal causa para o solo perder a força em termos de água ao ponto de diminuir de tamanho. 
  2. Devido ao aumento do lixo no mundo, as sociedades precisam reservar espaços nos quais se encontram os aterros sanitários. Com o excesso de resíduos o solo perde a capacidade de absorver a água e diminui o volume. 
  3. Com o aumento de espécies que precisam de água subterrânea para sobreviver, como os carvalhos ou outras classes de árvores que possuem a particularidade de gerar a celulose. Ao levar em consideração os abusos na água subterrânea o solo pode ficar prejudicado ao ponto de acontecer o adensamento. 
  4. Locais que não têm chuvas constantes precisam drenar água do solo para desviar para a agricultura, prejudicando e acelerando o adensamento do solo. 
  5. Níveis de umidade também trazem diferença no sentido da terra aumentar ou diminuir de tamanho. 
  6. Os níveis de minerais influenciam de maneira positiva ou negativa conforme a intensidade. Não se pode ignorar o fato de que o excesso pode ser prejudicial de maneira direta, não apenas de adensar, mas também de transformar o solo em um grande deserto.   

Recalques

No Brasil, os projetos de construção civil apresentam a necessidade de existirem recalques que reservem como base para as residências antes do sistema do plano já ter o quadro completo. 

Antes de acontecer o estudo que se reserva a análise do solo também é preciso conhecer de maneira detalhada o peso que existe em cada lado. 

Isso para saber se a terra tem condições de manter o tamanho mesmo por um longo tempo com a estrutura na superfície. 

De forma anterior a construir, quem lida com a engenharia precisa ter o conhecimento necessário para avaliar as melhores condições no sentido de aliviar a pressão do peso ao solo. 

Solução

Isso tudo quer dizer que para realizar uma grande construção, é preciso ter em mente o adensamento do solo e conhecer um bom profissional da engenharia que saiba do assunto. 

Afinal, esse é um processo natural da terra, que dificilmente vai ser controlado. 

Para conhecer mais termos do dicionário da construção civil, clique aqui. 

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.