Administração de obras e os benefícios dos softwares de gerenciamento

Um software de gerenciamento de obras é uma solução eficaz para deixar a administração da sua construtora mais organizada.

Entenda as vantagens que softwares para a construção civil podem oferecer para a administração de obras e aumente a eficiência, controle e competitividade de seus projetos.

Uma boa administração de obras é essencial para alcançar os melhores resultados. No entanto, muitos profissionais não conseguem organizar esse gerenciamento de maneira eficiente. Nem sempre o problema é falta de conhecimento para realizar o planejamento, mas a falta de controle das etapas da obra.

Para esses casos, uma das melhores opções é buscar por softwares para a construção civil. Esses aplicativos permitem uma gestão de obras mais focada e organizada, facilitando a administração de todos os detalhes.

Assim, engenheiros e construtoras podem aumentar a eficiência da compra e uso de materiais e mão de obra, gerenciar orçamentos e garantir um retorno mais lucrativo para o negócio e para os clientes.

Acompanhe o texto e entenda melhor como os softwares podem beneficiar suas obras.

Administração de obras: o que é e quais os benefícios?

Administrar uma obra é acompanhar toda sua evolução, desde a concepção do projeto até a entrega para o cliente. Geralmente, a responsabilidade por esse gerenciamento é do engenheiro ou arquiteto chefe. Ele deve acompanhar a execução do projeto e oferecer garantias de qualidade para o resultado final com base no que foi definido no planejamento inicial.

Não é novidade que a área de construção civil está, constantemente, enfrentando imprevistos e desafios. É por isso que a gestão de obras deve ser feita de maneira focada e controlada. Apenas com o gerenciamento correto o projeto terá os resultados esperados.

Evitar problemas e solucionar imprevistos depende de um acompanhamento constante. O responsável deve sempre saber sobre a evolução da obra, uso de materiais e consumo do orçamento, entre outros detalhes.

Assim, para você que é o responsável pelo projeto, a administração da obra oferece 5 benefícios principais:

1 – Redução de custos

Uma gestão bem alinhada evita desperdício de materiais, compras de última hora, antecipa riscos e minimiza ao máximo o atraso no prazo de entrega. Todos esses elementos significam custo extra e podem ser facilmente evitados acompanhando diariamente a evolução da obra.

2 – Aumento da produtividade

Com tudo organizado e antecipando riscos e a necessidade de cada material em determinadas etapas você elimina a espera. As compras e contratação de mão de obras especializadas é feita antes que sejam necessários. Com isso, as atividades dos projetos se tornam mais produtivas, evoluindo constantemente.

3 – Minimização de riscos

O alinhamento das etapas permite antecipar problemas e pensar em soluções caso eles ocorram. Assim, os riscos para o desenvolvimento do projeto e para os trabalhadores se tornam mínimos e causam menos impactos negativos nos resultados.

4 – Controle de estoque

Organizando cada etapa e acompanhando a evolução é possível ter maior controle do estoque. A falta de material ou o desperdício de orçamento com coisas que não serão utilizadas se tornam problemas menos recorrentes.

5 – Resultado acima das expectativas

Toda obra é guiada pelo projeto inicial, desenvolvido pelo arquiteto ou engenheiro responsável e aprovado pelo cliente. 

Com uma administração de obras eficiente, seus resultados não vão deixar a desejar para o cliente e podem superar expectativas. Você pode organizar melhor o tempo, entregando o projeto antes do prazo e com mais atenção aos detalhes e acabamentos.

Softwares de gerenciamento: otimizando resultados nas obras

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de acompanhar o desenvolvimento de uma obra e ter certeza de uma administração eficiente. Softwares de gerenciamento de obras são uma grande novidade e permitem alcançar todos os benefícios do gerenciamento com funcionalidades simples.

Veja as principais e saiba como escolher a ferramenta ideal para seu projeto ter os melhores resultados:

Controle financeiro

Um bom software de gerenciamento é aquele que te permite atualizar constantemente planilhas de custos. Uma área intuitiva e organizada para inserir gastos diversos ajuda a manter os compromissos em dia.

Você sabe quanto gastou, com o que gastou e quanto ainda tem disponível do orçamento estabelecido. Além disso, controla datas de pagamentos de funcionários, locação de equipamento e compra de materiais sem dificuldades.

Evolução da obra

Aqui o controle é de tempo. Respeitar prazos é essencial na construção civil e no controle de orçamento. Apenas um software que te permite atualizar e acompanhar a evolução da obra garante o controle necessário para evitar atrasos.

Integração com fornecedores e parceiros

Busque um aplicativo que te coloque em contato direto com parceiros e fornecedores. Ter o controle de tudo em um só lugar reduz o tempo gasto e ajuda a manter o desenvolvimento do projeto mais organizado, reduzindo riscos de informações desencontradas.

Alguns softwares oferecem, como benefício extra, a possibilidade de contratar serviços e comprar materiais por meio da plataforma. Essa é uma grande vantagem já que, além de facilitar a pesquisa e organização, cria um link com a planilha de orçamento, atualizando custos automaticamente à medida que você compra ou contrata algo novo.

Integração com a nuvem

Essencial para manter um backup de segurança e evitar que as informações sejam acessadas de um só local. Se o seu celular ou notebook quebra, você terá a certeza de que o seu controle está seguro e pode ser recuperado facilmente.

Versão para mobile

Softwares de gerenciamento de obra que possuem aplicativos pensados para aparelhos móveis são ainda mais intuitivos e fáceis de utilizar no dia a dia. O responsável pelo projeto consegue acessar as informações, atualizar planilhas e fazer a contratação de fornecedores e compra de materiais onde estiver. Basta pegar o celular e resolver o que precisa ser resolvido com rapidez e praticidade.

Com todos esses benefícios, é impossível negar que uma administração de obras realizada com softwares de gerenciamento é a melhor maneira de obter resultados. O dia a dia de seu projeto se torna mais simples e você ganha mais controle e qualidade em cada etapa.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.