Aplicativo para gestão de obras: vários canteiros na palma da sua mão

Aplicativo para gestão de obras: vários canteiros na palma da sua mão!

Descubra as vantagens de controlar canteiros de obra, das grandes, pequenas ou médias construtoras com a ajuda de softwares de gestão de obras.

A construção civil é um setor em que o tradicional sempre foi mantido. Com muitas construtoras evitando inovações para se manter dentro de processos já conhecidos e com os quais estavam acostumadas.

Não queremos dizer que o setor estava estagnado. Mas estava seguro!

Afinal, por que mudar um processo que por anos sempre funcionou?

Nos últimos anos, no entanto, a tecnologia evoluiu profundamente. E aí? A questão é que com esses avanços, foi possível ter acesso a tantos benefícios que essa mentalidade começou a mudar em prol de crescimento de mercado e melhor qualidade nos projetos. 

Atualmente, as tecnologias se inserem em todas as áreas da construção civil, do escritório ao canteiro de obras, do controle de documentos até os materiais escolhidos.

Considerando as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, ignorar a possibilidade de ter maior acessibilidade e rapidez de decisão já é impensável. 

Descubra como essas e outras facilidades se tornam vantagens na gestão de várias obras das construtoras com aplicativos de gestão de obras.

5 vantagens do aplicativo para gestão de obras para construtoras com mais de um projeto

Vamos explicar as vantagens de um aplicativo para gestão de obras, mostrando que assim é possível:

1. Ter um acompanhamento facilitado e mais efetivo de cada uma das obras da construtora através de um único aplicativo

Se o controle da gestão de obras de um projeto já é complexo, imagine as dificuldades enfrentadas quando se tem quatro ou cinco planilhas por obra para três, quatro, sete obras no mês, com mais de uma sendo executada ao mesmo tempo.

É para acabar com essa dor das construtoras que os softwares de gestão de obras existem. 

Por meio dessas plataformas, é possível criar uma área para cada obra, centralizando todas as informações do projeto e permitindo acessar, na mesma plataforma, cada uma das obras.

Dessa forma, a construtora consegue verificar dados de forma organizada e garantir visibilidade e objetividade para a gestão de cada uma das obras.

2. Ter acesso a essas obras de onde estiver, não precisando, necessariamente ir até as obras para verificar como está o andamento do projeto

A possibilidade de realizar acompanhamento remoto de equipes e atividades das diferentes obras gerenciadas pela construtora é outra grande vantagem desse app para gestão de obras.

Muitas construtoras dependem de enviar com frequência profissionais para fazer a fiscalização da evolução do projeto no canteiro de obras. 

Afinal, é essencial verificar constantemente se o planejamento está sendo cumprido e se os cronogramas, orçamentos e produtividade avançam positivamente.

Com o aplicativo para gestão de obras no celular, os responsáveis pelas equipes no canteiro de obras podem atualizar planilhas e enviar dados à construtora com facilidade, minuto a minuto.

Mantendo o acompanhamento das obras atualizado e possível de ser consultado sem a necessidade de verificação presencial.

Mais do que dados, um bom aplicativo para gestão de obras permite compartilhamento de fotos e vídeos, aumentando ainda mais a visibilidade e organização do acompanhamento e tornando a tomada de decisões ainda mais rápida e efetiva.

Especialmente quando existe mais de um projeto em execução ao mesmo tempo.

3. Ter um espaço de organização de documentos, notas fiscais, etc, facilitando a organização de toda a documentação e partes burocráticas das obras

Com muitas obras, vem muitos arquivos para controlar. Organizar notas fiscais, contratos, licitações, ordens de compras e todos os documentos que cada uma das obras possui pode ser um desafio.

Um erro ou perda de documento pode causar problemas sérios para os projetos, podendo, inclusive, significar a irregularidade ou paralisação das obras. 

É nesse momento que o espaço oferecido dentro de um app para gestão de obras feito para organização de documentos se torna essencial.

Com ele, é possível separar, categorizar e organizar uma pasta para cada obra, tendo os documentos seguros, controlados e acessíveis para os momentos que sejam necessários mesmo no canteiro de obras.

A capacidade de trocar informações rapidamente (e de qualquer lugar) é crucial para qualquer negócio. 

Na construção civil, especificamente, a tecnologia permite, além da troca de dados, o compartilhamento de desenhos, plantas, relatórios e demais documentos relacionados ao projeto.

4. Ter acesso instantâneo para tomar decisões solucionar imediatamente qualquer problema

Tomar decisões rapidamente é um grande diferencial na gestão de obras e depende de ter uma equipe sempre com acesso às informações do projeto e em constante contato para garantir uma colaboração instantânea.

A disponibilidade de dados sempre atualizados já mencionados facilitam esse acesso instantâneo, garantindo que o debate sobre como solucionar um imprevisto, corrigir um projeto ou aproveitar uma oportunidade seja mais assertivo e rápido.

É importante destacar que a plataforma não inclui apenas equipes no canteiro de obras e responsáveis no escritório da construtora.

Mas também a comunicação facilitada com o cliente, que precisa aprovar as mudanças e atualizações que se pretende fazer no projeto.

5. Ter o poder de reduzir atrasos e prejuízos a um clique de distância

Com o controle otimizado de todos os processos e compartilhamento de informações que o aplicativo para gestão de obras oferece, os vários canteiros de obra podem conquistar muito mais controle de atrasos e prejuízos.

Essa redução de atrasos é facilitada exatamente pelas decisões rápidas, já que ao menor sinal de problemas no cronograma a construtora pode propor correções que evitem impactos negativos na data de entrega da obra.

Além disso, o constante acompanhamento proporcionado pelo app para gestão de obras garante que menos erros sejam cometidos e desperdícios sejam eliminados. 

Isso acaba com a necessidade de compras de última hora com custos elevados e permitindo planejar melhor o uso dos recursos financeiros, materiais e humanos envolvidos no projeto.

Aplicativo para gestão de obras: escolha o melhor

Um bom aplicativo para gestão de obras, capaz de garantir para a construtora todas as vantagens mencionadas, é essencial para construtoras que desejam aumentar sua lucratividade, controle e crescimento na construção civil.

Entre as opções de mercado, o melhor e mais completo aplicativo de gestão de obras do mercado é o Obra Prima

Com área específica para clientes acessarem documentos, fotos e vídeos, funcionalidades de controle financeiro, cronograma, estoque e compras, nosso software garante informações atualizadas na palma da sua mão.

Conheça aqui todos os detalhes das funcionalidades oferecidas pelo software de gestão de obras do Obra Prima, clicando na imagem abaixo, e comece agora mesmo a otimizar a gestão de projetos na construção civil. 

E acompanhe o nosso blog para mais informações e novidades desse setor do mercado! Também siga o Instagram para ficar por dentro de tudo! 

Software de gestão de obras