Aplicativos para construção civil

Dia a dia da obra: como facilitar o trabalho com aplicativos para construção civil

No dia a dia das obras aplicativos para construção civil podem ser o diferencial de lucratividade e qualidade.

A construção civil é um setor que depende de atenção aos detalhes e alinhamento de processos para garantir o máximo em resultados e qualidade. Muita atenção é dada para o planejamento de um projeto, focando sempre em prever riscos e eliminá-los, além de garantir que tudo seja feito dentro do prazo e orçamento combinado.

Ainda que todo cuidado seja tomado no planejamento, o momento da execução sempre pode trazer surpresas. Organizar as ocorrências e informações diárias é essencial para identificar problemas e oportunidades que o planejamento não previu.

À medida que ajustes passam a ser necessários, o tempo que se gasta na organização de atividades cotidianas pode ser grande. Com isso, atrasos ocorrem, engenheiros são sobrecarregados e o risco de erros por desatenção aumenta.

Veja como todo esse processo pode ser facilitado com o uso de aplicativos para construção civil e garanta os melhores resultados para as obras da construtora.

Aplicativos para construção civil: facilidade e controle para obras

A tecnologia oferece diversos benefícios para a construção civil, principalmente no que diz respeito à redução de custos. No entanto, ser uma construtora que utiliza tecnologias para melhorar seus processos vai muito além de modelagens, drones e demais avanços.

Entenda aqui como a tecnologia pode ajudar o mercado de Construção Civil!

O dia a dia do canteiro de obra pode se beneficiar muito de aplicativos para construção civil. Mais do que ajudar na redução de custos e cumprimento de prazos, eles se focam em tornar o dia a dia dos trabalhadores muito mais simples e seguro.

Conheça aqui algumas etapas em que o uso de aplicativos e tecnologia são essenciais para a tranquilidade na execução de seus projetos:

1 – Cronograma de obras

Controlar as atividades e etapas de um projeto é o elemento mais importante de uma obra em andamento. Cada falha, erro ou imprevisto que não é acompanhado e controlado pode significar atraso e comprometimento do orçamento.

Aplicativos e planilhas foram desenvolvidos para auxiliar no controle do cronograma de obras. Essas tecnologias permitem que o engenheiro insira informações sobre atrasos, mudanças climáticas, tempo ganho em uma etapa e outros detalhes no momento em que eles ocorrem.

Com uma planilha compartilhada em nuvem, as atualizações podem ser feitas do celular no próprio canteiro de obra. Assim, o financeiro, departamento de compras e RH podem tomar as medidas necessárias para corrigir eventuais problemas e a obra segue sem maiores impactos.

2 – Controle de orçamento

Assim como ocorrem com os aplicativos de controle de cronograma, as planilhas de controle de orçamento podem ser atualizadas minuto a minuto. O maior benefício dessa tecnologia é o acompanhamento da entrada e saída de recursos.

Saber onde e quanto do orçamento foi usado é essencial para evitar ultrapassar o que foi estipulado em contrato. Essas planilhas ainda permitem acompanhar o cronograma de entrega de materiais e controlar o pagamento de fornecedores, evitando atrasos.

Mais do que controlar o orçamento, é uma forma organizada de apresentar os dados no momento de prestar contas ao cliente, reforçando a confiança que ele deposita na construtora e se colocando como um diferencial e vantagem competitiva.

3 – Relatório diário de obras

Relatório diário de obra é um documento essencial para as construtoras, principalmente para as que trabalham com obras públicas. É uma prestação de contas de tudo que é realizado no dia da obra e permite identificar as falhas para que sejam corrigidas no dia seguinte ou para que não ocorram em novos projetos.

Geralmente, o engenheiro chefe completa esses relatórios ao final do expediente, o que significa a necessidade de horas extras e a possibilidade de esquecer de algum detalhe do que ocorreu no canteiro de obra durante os trabalhos.

Com aplicativos para construção civil focados em relatórios diários de obras, as informações podem ser inseridas, pelo celular, no momento em que surgem, evitando que sejam esquecidas ou negligenciadas.

4 – Gestão de obra

Gerenciar todos os processos da obra é, com certeza, a maior dificuldade das construtoras. Ainda que  construtora utilize aplicativos para cada etapa, é essencial buscar uma forma de otimizar e controlar a forma como cada processo interage com os outros.

É isso que os softwares de gestão de obras fazem: criam uma interface centralizando todos os dados e informações referentes a uma ou mais obras, incluindo, ainda, os estoques e financeiro da própria construtora.

Por meio desses softwares é possível:

  • Controlar orçamento de cada obra separada;
  • Controlar o financeiro da construtora;
  • Organizar entrada e saída de materiais em estoque;
  • Organizar compras e contato com fornecedores para materiais para projetos;
  • Controlar contratação de equipamentos e mão de obra;
  • Criar um canal de comunicação direto com as equipes e clientes.

Toda construtora precisa de aplicativos para construção civil

São inúmeros os benefícios que se pode obter das tecnologias voltadas para as necessidades da construção civil. Toda construtora que deseja se diferenciar das competidoras, conquistar clientes e garantir crescimento e lucratividade depende das facilidades e controle que elas oferecem.

Buscar o melhor para os processos do dia a dia das obras é sempre a melhor forma de sair na frente. Aplicativos para construção civil, então, são um investimento essencial para sucesso no mercado.

Acompanhe os aplicativos, planilhas e softwares da Obra Prima e descubra um universo de benefícios e facilidades para sua construtora. Esteja por dentro dos conteúdos do blog para saber como utilizá-las e quais os benefícios e novidades que o mercado oferece a todo tempo.

Acesse a página da Obra Prima e coloque sua construtora na frente da concorrência.