App para engenheiros torna a construção civil mais produtiva

Confira como apps para engenheiros ajudam a garantir produtividade nas rotinas diárias da construtora e saiba quais tipos de funções eles devem desempenhar.
apps para engenheiros
apps para engenheiros

Quais tipos de funções os apps para engenheiros desempenham e como eles ajudam a garantir produtividade nas rotinas diárias da construtora? Confira!

Existem vários exemplos de app para engenheiros disponíveis no mercado. Mas alguns são essenciais para o sucesso da sua construtora. Vamos falar sobre esse assunto neste post.

Algumas categorias de sistemas são bastante importantes para um negócio como o seu. É o caso do app do orçamento de obra, do gerenciador de obras e de outras tecnologias da construção civil.

Mas qual o melhor programa para orçamento de obras ou o que trará mais resultados para a construtora?

Essa pergunta tem várias respostas. Tudo depende do porte do seu negócio. Quanto maior, mais sistemas serão necessários para cobrir cada uma das áreas essenciais de uma empresa.

Vamos falar aqui não de um app para engenheiros específico, mas de tipos de funções que esses sistemas podem desempenhar. Por isso, destacaremos seis categorias.

Confira quais são elas a seguir!

1 – Apps para engenheiros no smartphone

Pode parecer redundante falar de apps para engenheiros no smartphone. Mas a palavra “aplicativo” tornou-se tão popular que passou a significar qualquer tipo de software instalado no próprio notebook ou que rode a partir da web. Diante dessas transformações, há tecnologias para todos os tipos de desafios.

O que você consegue fazer com um app para engenheiros diretamente do celular:

  • Cálculos estruturais;
  • Projetos de obra;
  • Orçamentação;
  • Gestão da empresa;
  • Comunicação com clientes;
  • Uso de ferramentas básicas como transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo.

Temos certeza de que se você navegar pelo seu celular encontrará vários outros tipos de app que não são específicos, mas que acabam facilitando a vida de um engenheiro.

A principal função do app para engenheiros usado no smartphone é trazer mobilidade. Mas agora vamos falar de sistemas que podem ser usados diretamente do computador, sejam instalados ou processados a partir da internet.

2 – ERP: sistema de gestão empresarial

O ERP (Enterprise Resource Planning) é nada mais, nada menos do que o sistema de gestão de grandes empresas. Existem no mercado algumas versões dessa tecnologia para construção civil. Acontece que esse tipo de software acaba sendo mais usado por construtoras de grande porte.

As empresas de tamanhos médio e pequeno acabam não usufruindo de todas as funcionalidades desse tipo de sistema. Também é problemático para esse perfil de negócio o tempo que esse tipo de software robusto exige para implementação. Geralmente, os ERPs levam meses para começarem a ser operados.

3 – CRM: sistemas de gestão comercial

Outro sistema que também é mais indicado para empresas de grande porte é o CRM (Customer Relationship Management). Esse tipo de solução é voltado a acompanhar todo o relacionamento com o cliente e alavancar as vendas.

Sabe por que nem sempre é indicado para empresas menores?

Porque essa não é uma tecnologia da construção civil e ainda exige grande volume de oportunidades. Ou seja, esse sistema é feito para quem já tem um setor de vendas estruturado. Para outras construtoras, ele acaba sendo um peso.

Negócios de médio e pequeno portes precisam de outras alternativas para fazer a gestão de vendas. Vamos falar sobre isso mais adiante!

4 – Sistemas de atendimento ao cliente

Para fechar a leva de apps para engenheiros restritos a empresas de maior porte, trazemos a categoria de soluções voltadas ao atendimento ao cliente. Depois da conquista do contrato, é hora de garantir satisfação e resolução dos problemas de cada consumidor.

Em grandes empresas, é preciso gerar tickets e criar um padrão de atendimento. Nas incorporadoras que comercializam imóveis na planta, por exemplo, é justificável contar com um sistema como esse. Afinal, diante de qualquer dúvida do cliente, é possível contar com autoatendimento 24 horas e atendimento via chat, telefone ou e-mail.

Cada desafio a ser reportado pelo cliente gera um número de ticket (ou protocolo), que é usado para rastrear o histórico da conversa.

Mas, para médias e pequenas empresas, o diferencial está em proporcionar um atendimento mais personalizado e pessoal. O que não exclui a necessidade de uma tecnologia da construção civil voltada ao atendimento. Acontece que para esse perfil de negócio é possível simplificar.

5 – Planilhas online e on premise

Falando em simplicidade, as planilhas são o primeiro app para engenheiros.

Não é verdade?

Quem nunca baixou um gerenciador de obras todo desenhado como tabela, cheio de fórmulas?

Pois é, a tecnologia da construção civil para pequenas e médias empresas por muito tempo ficou limitada às planilhas. Mas hoje, com o lançamento de empresas inovadoras, como as construtechs, é possível encontrar sistemas leves e, ainda assim, especializados na construção civil.

É o caso de app para orçamento de obra e de outros gerenciadores de obra. Mas isso é assunto do próximo e último tópico. Você só não pode se apegar demais às planilhas. Isso impede que você entenda qual é o melhor programa para orçamento de obras.

6 – Sistemas de gestão de projetos de obra

Os sistemas de gestão de projetos de obra são a versão mais enxuta e compacta de praticamente todas as funcionalidades que listamos aqui. Claro que eles não incorporam a digitalização de ferramentas como réguas e níveis. Mas trazem as funções de um ERP somadas às do CRM e do sistema de atendimento ao cliente.

Tudo isso sem deixar de lado a sua principal função: ser um gerenciador de obras que com certeza ajuda a construtora não só na gestão, mas no dia a dia da indústria da construção!

Por isso, esse tipo de tecnologia da construção civil tem se tornado o principal app para engenheiros. E, como são feitos para construtores, acabam vindo com uma versão para smartphone. O que é incrível para quem precisa enviar e registrar informações administrativas diretamente do canteiro de obras.

Lembra que falamos de três categorias que atendem melhor empresas de grande porte? Pois esse sistema gerenciador de obras é especialmente pensado para empresas de médio e pequeno porte. E, se esse é mais o seu caso, procure uma solução desse tipo. Ela agrega:

  • Atendimento;
  • Gestão de obra;
  • App para orçamento de obra;
  • Gerenciamento financeiro;
  • Funções administrativas de compras e contas (a pagar e receber).

Quando você descobre o melhor app para engenheiros, consegue tornar a sua construtora muito mais produtiva. Isso porque profissionaliza todas as áreas da empresa, sem o peso de lidar com softwares muito robustos, que exigem muito da equipe para implementação.

Quer saber mais e tomar a melhor decisão na escolha da tecnologia de um gerenciador de obras? Acompanhe nosso blog e saiba mais.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.