crescimento da construção civil

Como aproveitar o ciclo de crescimento da construção civil?

O crescimento da construção civil em 2020 é uma das principais expectativas das construtoras e é hora de aproveitar as oportunidades.

Ainda que muito se fale sobre o crescimento da construção civil no ano que se passou e de como se espera que ele se mantenha para o próximo ano, não basta que o mercado esteja favorável.

Construtoras e empreendedores passaram por muitas dificuldades nos últimos anos. Não ver esse cenário se repetir e conseguir aproveitar o máximo as oportunidades depende de preparação. O mercado favorável oferece chances de crescimento, mas é preciso correr atrás.

Entrar na onda de crescimento do mercado de construção em 2020 não precisa ser um grande desafio. Adotar novas tecnologias e alinhar processos internos podem ser um grande diferencial competitivo para seu negócio.

Saiba como aproveitar as melhores oportunidades e fazer seu negócio crescer de forma prática com um bom planejamento de obras.

Otimismo justificado: veja o crescimento da construção civil

O Brasil passou por anos de crise na construção civil, reflexo dos problemas na economia do país. Com a queda da inflação e o aumento das possibilidades de investimento, no entanto, esse cenário mostrou grandes mudanças em 2020.

O crescimento do setor de mais otimismo para os empreiteiros e construtoras, que realinham estruturas internas para aproveitar o mercado mais favorável. É hora de retomar obras em andamento, cortar custos e realinhar o planejamento de obras para alcançar os melhores resultados.

Existem algumas preocupações centrais que se tornam metas para quem quer mais crescimento em 2020. As mais citadas entre empreiteiros são:

  • Redução de custo;
  • Aumento de vendas;
  • Adoção de tecnologias da informação;
  • Melhor gerenciamento de cronograma;
  • Otimização do planejamento de obras;
  • Uso de softwares de gestão de obra.

As mudanças nessas posturas vão de encontro a um outro crescimento vivido pelo setor: empregos. À medida que as empreiteiras melhoram seus processos internos e a gestão de obras, se torna mais clara a necessidade de profissionais capacitados.

Não é atoa que o número de vagas para gestores e especialistas está crescendo. Profissionais da construção tem sido absorvidos pelo mercado e, com isso, empregos informais são gerados.

Com profissionais capacitados melhorando a gestão de obras e projetos, novos empreendimentos começam a receber investimentos e a mão de obra no canteiro de obra se torna mais necessária.

Assim, o crescimento vivido em 2019 se fecha em um ciclo, onde as maiores oportunidades de mercado motivam otimização de gestão, que gera mais projetos e, como consequência, mais empregos e mais oportunidades.

Aproveitar essa nova realidade, então, depende de investimento interno. Claro, o empreiteiro e construtoras não precisam se desesperar. Não é um investimento absurdo e complexo de se realizar. São mudanças simples e práticas que fazem toda a diferença.

O que mudar para aproveitar as oportunidades de crescimento em 2020?

Para grandes construtoras é muito mais simples investir em mudanças que ajudem a aproveitar o crescimento do mercado de construção civil. Então resta a pergunta: as pequenas e médias empresas podem melhorar seus resultados em 2020?

A resposta é sim. As mudanças e crescimento do mercado mostram que as oportunidades vêm de uma confiança dos investidores e investir em negócios em crescimento é sempre uma boa oportunidade.

Micro e pequenas empresas movimentam mais o mercado, geram mais oportunidades de emprego e, consequentemente, chamam a atenção de clientes e investidores.

No entanto, não se engane. Não dá para contar apenas com os investimentos para alcançar crescimento. Pequenas e médias construtoras e empreiteiras são as que mais sofrem com erros de planejamento.

Se o seu negócio não está alinhado, seus resultados serão ruins e você acabará tendo grandes prejuízos. O investidor que busca novas oportunidades de aplicações avalia tudo isso e, para que seus crescimento aconteça, você deve se tornar um negócio atrativo.

É importante buscar formas de eliminar falhas e otimizar processos, garantindo o máximo de retorno no seu investimento e, consequentemente, no das pessoas que trabalham com você.

Mude sua forma de ver seu negócio, invista em processos internos e deixe seu negócio atrativo para investidores e clientes.

Mudanças práticas e máximo rendimento

Tomar algumas medidas simples podem ser a diferença entre ter os melhores resultados e aproveitar as oportunidades de 2020 e passar mais um ano no vermelho e brigando para se manter no mercado.

Reveja sua estrutura

Investir em melhorias internas é essencial. Contrate profissionais capacitados, melhore o estudo do planejamento, crie canais de comunicação com fornecedores e colaboradores para sempre estarem alinhados nas metas e atividades a serem desempenhadas.

Otimize seu planejamento de obras

Seja por meio da adoção de planilhas de cronograma de orçamento, softwares de gestão de obra ou qualquer outra tecnologia e método, é essencial ter um bom planejamento.

Avaliar riscos, analisar o orçamento corretamente e tomar as melhores decisões para o projeto reduz erros e prejuízos. Eliminando atrasos e gastos emergenciais seus resultados serão melhores e a lucratividade dos projetos maiores.

Além disso, com um planejamento e resultados eficientes, a confiança de clientes e investidores em sua construtora cresce, garantindo as melhores oportunidades de mercado.

Busque novos clientes

Trabalhar com os mesmos clientes sempre passa maior segurança, mas quem deseja crescimento de mercado não pode se fechar assim. Captar clientes novos é essencial para expandir os negócios.

Invista no marketing de sua empresa e no atendimento e captação de novos projetos, principalmente nesse momento, em que investidores e clientes estão mais otimistas.

2020 é o ano de viver o crescimento da construção civil

O ano que chega traz o cenário perfeito para investir em novas estratégias e se arriscar um pouco mais. O planejamento de obras otimizado permite novas experiências e garante que seus resultados acompanhem o crescimento do mercado.

É hora de repensar e corrigir erros, adotar novas tecnologias e inovar. Seu negócio tem potencial e não precisa de muito para melhorar os resultados, basta que você não se desespere e aproveite as oportunidades que se apresentam.

Invista em sua empresa, otimize seus processos e tenha muito sucesso aproveitando as novas oportunidades que vêm com o crescimento da construção civil em 2020

Conheça o nosso software de gestão de obras e comece 2020 investindo na organização de processos e facilitando o trabalho da sua construtora.