Armazenamento em nuvem para a construção civil

Armazenamento em nuvem: conheça os benefícios para as construtoras

O armazenamento em nuvem pode ser um grande diferencial para as construtoras. Entenda como essa tecnologia funciona e saiba quais são as vantagens que ela oferece para o seu negócio.

Armazenamento em nuvem já não é uma novidade para as pessoas de dentro e de fora da área de Tecnologia da Informação. As vantagens que essa ferramenta oferece fazem com que ela ganhe cada vez mais espaço em negócios que desejam facilitar e agilizar processos sem riscos de perda de dados.

A nuvem se coloca, frequentemente, como um espaço de compartilhamento de informações e backup, mas ela pode ser muito mais do que isso. Analisando a ferramenta do ponto de vista da gestão, existem inúmeros benefícios que podem ser aproveitados:

  • agilidade;
  • acessibilidade;
  • segurança;
  • economia;
  • estratégia.

É devido a essas facilidades que, aos poucos, o armazenamento em nuvem se tornou um diferencial competitivo de negócios. Na construção civil, não é diferente. Construtoras percebem, a cada dia, que a nuvem é o próximo passo para o crescimento e a lucratividade dos negócios.

Conheça mais sobre essa tecnologia da construção civil e saiba como ela pode ajudar na gestão da sua construtora.

O que é o armazenamento em nuvem?

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos na internet. Os servidores online não exigem que sua construtora tenha um servidor físico: seus arquivos podem ser acessados por meio de um login, por e-mail, na plataforma utilizada.

Com essa tecnologia, é possível que todos acessem e alterem arquivos em qualquer lugar utilizando smartphones, computadores, laptops e tablets. Os procedimentos de segurança garantem que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos documentos e dados e, dessa forma, o trabalho se torna mais dinâmico e eficiente.

Para diversas empresas que dependem de rapidez para solucionar problemas ou, como é o caso da construção civil, possuem projetos em diversos lugares ao mesmo tempo, e não apenas em um escritório, essa tecnologia torna todo o trabalho muito mais dinâmico.

Construtoras e segurança de dados

Obras são projetos que possuem diversas informações importantes sendo compartilhadas a todo momento. E, mais do que compartilhar informações sobre seu avanço, engenheiros e administradores devem compartilhar também os dados dos fornecedores e clientes, sejam eles financeiros ou relacionados a colaboradores.

Documentos, dados de conta bancária e informações sobre a obra são sensíveis e exigem alguns níveis de segurança. É importante proteger os documentos não só do roubo de informações, mas também da possibilidade de papéis se perderem ou estragarem.

Cada informação sobre um projeto é essencial para o controle e o andamento da obra. Cronogramas de obra, controle de orçamento e diversos outros processos devem ser guardados de maneira segura.

Com a utilização do armazenamento em nuvem, é possível garantir que esses documentos não se percam e que o acesso a eles seja fácil para o arquiteto, o cliente, os administradores da construtora, o departamento financeiro e quem mais precisar consultá-los.

Benefícios do armazenamento em nuvem para a construção civil

A construção civil pode aproveitar diversas vantagens com o auxílio da tecnologia em nuvem. Com esse tipo de armazenamento de dados, os negócios alcançam maior crescimento e lucratividade devido à facilidade e ao controle dos processos.

Veja os seis principais benefícios que as construtoras ganham com a nuvem:

1. Menor custo de armazenamento

Se a sua construtora ainda está na era do papel, os custos de armazenamento são altos. Primeiro, será necessário um escritório com uma sala a mais para arquivos, além de armários, um funcionário capacitado para organizar tudo, sistemas de segurança para proteger o acesso, papel, impressora, tinta de impressão, energia elétrica e diversos outros custos.

Essa é uma situação rara nos dias de hoje. O mais normal é que você já faça o controle de dados e documentos digitalmente. Ainda assim, os custos são altos. Armazenar fora da nuvem exige uma sala de servidores, computadores de última geração, treinamento de equipe, um responsável pela TI para garantir o funcionamento dos servidores e energia elétrica, além de cuidados com manutenção e atualização constante de peças e equipamentos. Claro que isso vai depender do tamanho do seu negócio.

Mas nos dois casos os custos são altos, porém muito reduzidos com o armazenamento em nuvem. Ainda que você deva pagar pelo pacote de armazenamento de dados e segurança de acesso, os custos são menores do que os gastos com equipamentos físicos.

Além disso, o custo de manutenção e atualização já estão incluídos A economia de energia também é grande, já que o número de equipamentos na empresa não muda e os dados são acessados de dispositivos mais simples.

2. Mais segurança

A nuvem protege muito melhor os dados e documentos contra roubos, perdas e danos. Tudo é criptografado e protegido por senhas e níveis de acesso, limitando quem consegue ver e alterar as informações de acordo com cargo. Além disso, é um serviço terceirizado, assim, você tem especialistas de TI cuidando 24 horas por dia apenas da sua segurança e funcionamento da sua construtora.

Claro, a segurança depende de cumprir com os requisitos apontados pelos especialistas: senhas fortes, atualização constante das senhas e determinação de níveis de acesso, por exemplo. Mas não se preocupe, os especialistas darão todas as orientações necessárias para que você não cometer erros.

3. Acessibilidade 

Uma construtora possui diferentes setores e projetos a serem administrados. Muitos deles dependem das mesmas informações ou de informações de outros para realizar o trabalho.

Um engenheiro deve controlar o orçamento e o cronograma, os mesmos documentos que devem ser controlados pela administração e pelo financeiro, por exemplo. O cronograma, muitas vezes, é o documento que é enviado para o cliente para que ele acompanhe o avanço da obra.

Ter todos esses documentos em um ambiente digital e seguro, e isso é exatamente o que a nuvem representa. Além de permitir que esses documentos sejam acessados e compartilhados facilmente pelos envolvidos, é uma grande vantagem para as construtoras, pois facilita o gerenciamento otimizando as atividades.

4. Backup automatizado

Quantas vezes você não passou por um problema na hora de salvar um arquivo? O computador ou dispositivo móvel que travou, a energia que caiu ou algum outro erro cometido que fez você ter que começar tudo do zero.

Uma das maiores vantagens de arquivos armazenados na nuvem é que alterações em documentos podem ser feitas diretamente no ambiente virtual. Com isso, o backup das atualizações é automático e as chances de se perder horas de trabalho são reduzidas a zero.

5. Sustentabilidade

Em uma época em que o cuidado com o meio ambiente, redução de consumo de energia e menos uso de matérias-primas orgânicas é um diferencial competitivo, a nuvem se torna uma grande vantagem.

Construtoras que utilizam o armazenamento em nuvem reduzem muito o consumo de papel e gastos com refrigeração e eletricidade para manter um servidor. Com isso, se tornam mais sustentáveis e atraem mais a atenção de clientes que colocam as preocupações ecológicas como determinantes na escolha de qual empresa realizará um projeto.

6. Orçamento sempre atualizado

O controle financeiro é essencial para todo projeto de construção. Ultrapassar limites significa sempre prejuízo para a construtora. Por isso, ter um ambiente acessível e com backup automático é essencial.

Com a nuvem, o controle do fluxo de caixa das obras é mais dinâmico, por exemplo. O engenheiro, o financeiro e o departamento de compras podem acessar as planilhas e colocar as informações mesmo estando no canteiro de obras. Esses dados são atualizados para todos que têm acesso e que dependem desse controle no mesmo momento em que as alterações são feitas, reduzindo o risco de erros.

Nuvem: o próximo passo da sua construtora

O armazenamento em nuvem é uma das tecnologias que beneficia a construção civil. Os diversos benefícios mostrados deixam claro que evoluir nos negócios pode ser um processo simples.

Aumentando a segurança de seus dados e documentos e o controle dos projetos, as construtoras se tornam mais eficientes, ganhando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Torne seu negócio cada vez melhor com a nuvem e esteja pronto para aumentar sua lucratividade reduzindo riscos.

Quer saber como o Obra Prima pode te ajudar a guardar todas as informações dos seus projetos em nuvem? Então clique no banner abaixo, agende uma conversa e descubra todos os benefícios que nosso software de gestão de obras pode te oferecer.

software de gestão de obra