Arquitetura e software de gestão de obras: por que utilizar?

Saiba como os softwares de gestão de obras podem beneficiar escritórios de arquitetura e promover o crescimento dos negócios.
Arquitetura e software de gestão de obras
Arquitetura e software de gestão de obras

Saiba como os softwares de gestão de obras podem beneficiar escritórios de arquitetura e promover o crescimento dos negócios.

Empresas de arquitetura são as principais responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de uma obra. 

São os profissionais de arquitetura que organizam o espaço, planejam os espaços e pensam no design e paisagismo das edificações, garantindo os resultados visuais que o cliente deseja.

Mesmo não sendo os responsáveis por estudos de viabilidade e cálculos estruturais de uma obra, funções que são responsabilidade dos engenheiros, otimizar os trabalhos de gestão de obra na arquitetura também é indispensável.

Ter um suporte tecnológico para o desenvolvimento do projeto, administração dos trabalhos no escritório e no canteiro e para criar uma relação melhor com o cliente é essencial.

Entre as diversas tecnologias do setor da construção civil que escritórios de arquitetura tem à disposição, o software de gestão de obras pode ser um dos mais importantes para otimizar os processos.

Benefícios do software de gestão de obras para a arquitetura

Existem diversas vantagens no uso de softwares de gestão de obras para as rotinas de trabalhos na arquitetura, aumentando o controle de processos e otimizando os resultados dentro e fora do escritório. Conheça aqui as principais:

1. Integração dos departamentos

Um escritório de arquitetura, assim como qualquer empresa, possui diferentes departamentos. 

Integrar esses departamentos para garantir uma comunicação alinhada na hora de tomar decisões que afetem os negócios ou o projeto é essencial.

Ao adotar um sistema que compartilhe dados entre administrativo, financeiro, estoque e compra de materiais, recursos humanos e os demais departamentos é, então, essencial para o crescimento e lucratividade do escritório.

2. Melhor gestão do relacionamento com clientes

Cuidar da relação com o cliente e ter um canal de comunicação dinâmico para tirar suas dúvidas e atender suas necessidades antes, durante e depois da execução dos projetos de arquitetura é essencial para essas empresas.

Com o software de gestão, controlar diferentes canais de comunicação e centralizar as informações para uma relação mais transparente e eficiente com os clientes fica muito mais fácil.

Além disso, ter uma plataforma digital com todos os dados facilita muito o compartilhamento de dados da evolução da obra, garantindo que os clientes possam acompanhar de perto o projeto que contrataram.

3. Mais agilidade no controle e acompanhamento de tarefas

Acompanhar as etapas da obra e ter mais controle da qualidade dos trabalhos realizados no canteiro de obra, garantindo os resultados desejados a cada etapa é outro benefício do software de gestão de obras para a arquitetura.

A facilidade em acompanhar cada passo da execução do projeto garante mais agilidade nos trabalhos, correção de problemas imprevistos e melhorias que possam tornar o empreendimento um sucesso.

4. Geração de relatórios precisos

Com todos os dados do contrato e projeto centralizados no software de gestão de obras é possível gerar diferentes relatórios detalhados, permitindo visualizar melhor os resultados financeiros e de uso dos recursos, métricas relevantes e identificar desperdícios, falhas e atrasos. 

Assim é possível realizar análises mais objetivas e que permitam melhorar a gestão de processos do escritório de arquitetura, o projeto que está sendo executado e o planejamento de projetos futuros.

5. Garantia de segurança das informações

Softwares de gestão de obras possuem sistemas protegidos para evitar que os dados da construtora, do cliente e do projeto sejam roubados, oferecendo uma plataforma de armazenamento de dados e documentos segura sem restringir a acessibilidade para a rápida e eficiente tomada de decisões.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que um escritório de arquitetura conquista com o uso de softwares de gestão. 

Além dos mencionados, a gestão de obras nessas plataformas permite otimizar todos os processos, o que traz como resultado a possibilidade de reduzir custos, aumentar a produtividade e conquistar novos diferenciais de mercado.
Quer conhecer outros benefícios do uso de softwares de gestão de obras? Acompanhe o blog Obra Prima e conheça todas as oportunidades e possibilidades para sua empresa.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.