As maiores tendências da construção civil para 2021

tendências da construção civil para 2021
tendências da construção civil para 2021

Conhecer as tendências da construção civil é o primeiro passo para ter os melhores resultados em 2021. Sua construtora está pronta?

2020 foi um ano desafiador, o que torna mais importante analisar as tendência da construção civil para 2021. A redução na velocidade dos trabalhos pelas medidas de segurança e saúde em um momento que o setor apenas começava a se recuperar das mais recentes crises no mercado cria um contexto que exige investimentos.

Novas tecnologias geram novas oportunidades e, para 2021, investir nelas pode ser o diferencial que a construtora estaba buscando para aproveitar a eminente recuperação do mercado.

Para começar com o pé direito, que tal começar conhecendo as tendências para o próximo ano?

5 tendências da construção civil que não podem ser ignoradas

Construtoras dependem de agilidade e controle para cumprir prazos, reduzir custos e melhorar resultados. Por isso é essencial conhecer as tendências da construção civil, garantindo que todas as oportunidades oferecidas pela tecnologia para ter sucesso no mercado.

Conheça as principais tendências para o ano de 2021:

1. Sustentabilidade sempre no destaque

Entre as tendências da construção civil, sem dúvida, a sustentabilidade é uma das mais importantes. Considerar a redução de impactos no meio ambiente ganha cada vez mais força e promete se manter como tendência ainda por muitos anos.

A sustentabilidade alcança todas as novas tecnologias. 

São novas formas de economizar água e energia na obra e no projeto quando em uso e formas de otimizar o uso de materiais e investir em reciclagem e reaproveitamento.

Construtoras que querem atrair mais clientes e reduzir custos não podem mais deixar de investir em sustentabilidade em todas as etapas da gestão de obras.

2. Máquinas e o 3D

Buscar novas formas para reduzir o tempo e cumprir sempre o prazo de entrega é essencial para construtoras. 

Esse é um dos maiores diferenciais de mercado que podem ser oferecidos. 

Ainda que existam muitas tecnologias que ajudam nesse processo, recorrer à inovações é uma grande tendência.

O 3D é uma dessas tendências. Essa tecnologia já era aplicada para materiais na construção civil, mas para 2021 espera-se que ela comece a ser aplicada também para máquinas.

Construções modulares, fábricas e impressão de peças de concreto, por exemplo, no canteiro de obras já são aplicadas. Com as mais recentes inovações máquinas como as pavimentadoras de concreto começam a ser inseridas nesse processo.

Essas pavimentadoras 3D reduzem custos e tempo de transporte, além de facilitar a logística e oferecer um pavimento de melhor qualidade. São máquinas capazes de monitorar o processo de cura e textura do concreto e pavimento.

3. As facilidades do pré-moldados

Algumas construtoras já adotam essa tecnologia, mas para 2021 se deve esperar um aumento no uso dos pré-moldados. Se a construção modular já se estabeleceu no mercado, a produção de pré-moldados otimiza ainda mais a qualidade e agilidade das construtoras.

Peças nessa tecnologia são produzidas mais rapidamente e chegam prontas para serem encaixadas, como um jogo de legos no canteiro de obras.

Não se confunda: os  pré-moldados não são uma tecnologia nova. O que acontece é que seu uso se tornou tendência faz pouco tempo. Esse é um processo natural, à medida que a tecnologia avança os recursos se tornam menos custosos e mais práticos de serem aplicados.

O que faz dos pré-moldados uma tendência ainda maior na construção civil são as facilidades que traz. Com eles é possível realizar diversas atividades simultaneamente, melhorando o controle do cronograma de obras, reduzindo custos e prazos. Além de trazer muita sustentabilidade.

4. Realidade aumentada no planejamento

Usar realidade virtual e aumentada é uma das melhores ferramentas para fechar contratos mais lucrativos com os clientes. 

Essa tendência traz o cliente mais para perto do projeto, fazendo com que ele entenda melhor o que será feito e onde o dinheiro está sendo gasto, o que aumenta sua confiança.

A realidade aumentada se insere dentro do mundo virtual não somente por oferecer uma visão mais realista, mas por permitir criar elementos que interagem entre si, criando experiências únicas.

Os detalhes das modelagens 3D ficam mais aparentes, mudanças no projeto podem ser simuladas, o acabamento final fica mais nítido. 

Assim, traz vantagens, também, para a construtora, que tem mais segurança para entender os riscos e estabelecer medidas preventivas que permitam o sucesso completo da obra.

5. Building Information Modeling (BIM)

Ter uma tecnologia que ofereça processos e metodologias capazes de otimizar atividades é essencial na construção civil. 

É exatamente isso que o BIM oferece. É uma central de dados e informações para que as decisões no escritório e canteiro de obra sejam tomadas com melhores resultados.

É uma tendência da construção civil que depende do envolvimento de todos: engenheiros, arquitetos, mestres de obra, financeiro, estoque, compras e todos os demais departamentos.

O BIM oferece informações mais corretas sobre dimensõe de paredes, localização de canos, quantidade de materiais, mão de obra necessária, cronograma e orçamento. É uma ajuda completa para as construtoras e por isso se destaca cada vez mais para garantir competitividade.

Funciona por meio de simulações, analisando variáveis e possibilidades para que cada etapa seja planejada e corra da melhor forma possível. Tudo isso é visualizado antes mesmo da obra começar, reduzindo custos para correções na otimização.

O mais importante? A partir de 2021 o uso do BIM será obrigatório para trabalhar com obras públicas. Então se a sua construtora ainda não trabalha com BIM está na hora de começar.

Leia mais sobre o BIM aqui! >

Saiba mais também sobre a obrigatoriedade do BIM em 2021 >

Construtoras devem estar atentas às novas tendências

Inovações tecnológicas são sempre importantes, mas neste momento se tornam essenciais para construtoras que querem ter sucesso em 2021. Com a pandemia, reduzir custos e otimizar processos se tornou muito mais importante e, por isso, a tecnologia ganha mais visibilidade.

Ainda que exijam investimentos, elas estão aí para ajudar, oferecer novas oportunidades e criar estratégias mais eficientes.

Quer estar sempre por dentro das inovações e tendências da construção civil? Acompanhe o blog Obra Prima e fique por dentro.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.