Pesquisar

Você e sua construtora alcançaram as metas traçadas para 2018?

metas-construtora
metas-construtora

Parabéns se conseguiu atingir as metas! Caso contrário, não desanime porque ainda há tempo hábil para mudar e projetar um bom 2019. Quer saber como? Continue a leitura.

Quando 2018 começou, você imaginava que até novembro a situação da construtora seria outra: financeiramente melhor. Já elaborou e refez os cálculos de cada projeto de obra, mas ainda não chegou à conclusão do que deveria se mudado.

E você não é o único nessa situação!

O mercado da construção civil ainda não se recuperou totalmente da crise. Para o Sinduscon SP, somente em 2019 o cenário começará a se restabelecer. A instabilidade política e financeira tem feito a população segurar o dinheiro no bolso e investir com cuidado redobrado.

Além daqueles que estão segurando as verbas. Há um considerável número de brasileiros migrando para outros países. Mais de 20 mil pessoas fizeram a declaração de saída definitiva do Brasil, em 2017.

Com o cenário ruim desse jeito, o que restou a você foi tentar manter viva a sua construtora sob vigilância total. Mas, em alguns momentos, você percebeu que poderia ter feito diferente o controle de gastos previstos e das etapas realizadas.

O que você pode fazer agora para tornar dezembro um período útil, o mês da virada do seu negócio? Confira a seguir!

Reforço para a controladoria na construção civil

Se está difícil vender a um bom preço, controlar os gastos das obras é tarefa fundamental. É para isso que o setor de controladoria se torna importante. Mesmo que na sua não exista uma área com esse nome, é possível controlar melhor o orçamento na construção civil.

A controladoria, em empresas de grande porte, é responsável pelos orçamentos. Quem conduz esse setor tem o foco totalmente voltado a ajustar os investimentos previstos às etapas de desembolso correspondentes à realização. Além disso, está envolvido em questões financeira, contábeis e até tributárias.

São funções de um controller, segundo o portal Administradores:

  • Contabilidade;
  • Fiscal;
  • Financeiro;
  • Custos;
  • Planejamento Tributário;
  • Previsão Orçamentária Anual (Budget);
  • Planejamento Estratégico;
  • Relatórios para tomada de decisões.

Mas a sua construtora não precisa de um controller quando pode contar com a tecnologia, já que o seu grande desafio é alinhar o previsto ao realizado.

Fazer corretamente as previsões de gastos e manter a execução de cada etapa da obra dentro dos parâmetros estipulados é o cenário interno ideal para enfrentar os desafios que esperam a construtora do lado de fora.

Manter a controladoria em dia tem tudo a ver com a elaboração de orçamentos mais detalhados e assertivos.

Orçamento da construção civil mais estratégico

Muitos dos processos da construção civil são inspirados em outras áreas. A indústria é uma delas. Há pouco mais de duas décadas, a lean construction passou a ser adotada por construtoras e incorporadoras em todo o mundo. Esse conceito tem por base a lean manufacturing, que busca evitar oito principais desperdícios:

  • Produção excessiva;
  • Processamento impróprio;
  • Estoque alto;
  • Transporte;
  • Movimentos desnecessários;
  • Defeitos e retrabalhos;
  • Espera e ociosidade;
  • Conhecimento mal aproveitado.

Aplique essa metodologia de trabalho em suas obras e verá como é possível sobreviver mesmo em tempos de crise. Só que de nada adianta iniciar um novo processo se você não tem como acompanhá-lo quando está fora do canteiro de obras ou do escritório.

Mas até para a falta de foco nos projetos de construção há uma solução!

Foco nos projetos de construção, onde quer que esteja

A tecnologia na construção civil tem se mostrado uma aliada no controle dos processos do negócio. Cada projeto de construção tem seu centro de custos. Despesas e entradas de capital são registradas considerando essa divisão, para proporcionar a você uma visão completa e detalhada da construtora.

Você não precisa estar no escritório para manter o orçamento da construção civil em dia. Pode consultar todos os trâmites administrativos mesmo se tiver que passar o dia todo na obra. Vai ser mais fácil, inclusive, sair de férias.

Então, planeje o orçamento da construção civil de forma que a controladoria seja a sua aliada para conquistar melhores resultados. Basta usar a tecnologia a seu favor. Dezembro é um mês útil! Então comece já a mudança que você deseja ver em 2019.


Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.