6 formas de aumentar a sua lucratividade utilizando um gerenciador de obras

Você sabia que é possível aumentar o lucro na construção civil com um software de gerenciamento de obras? Entenda como aqui!

Vamos ser sinceros: aumentar o lucro na construção civil é uma questão de organização. Envolve o alinhamento das demandas do canteiro de obras e dos processos administrativos para uma gestão de obras eficaz. O que pode ser mais facilmente controlado com a ajuda de um bom gerenciador de obras.

Já considerou a possibilidade de investir em tecnologia para cumprir os prazos de entrega e prevenir problemas de orçamento e aumento de custo? Se ainda não, é hora de pensar com carinho nessa poderosa alternativa para melhorar o planejamento e gestão de obras e se destacar da concorrência. Existem softwares específicos para ajudar os arquitetos e engenheiros em tarefas do dia a dia.

Se hoje em dia se fala tanto que a tecnologia nos negócios pode se tornar um diferencial competitivo, não faz sentido negligenciar seu potencial. 

Para as construtoras é uma forma de atender aos objetivos de qualidade, prazo e custo, além de evitar atrasos em obras. Desafios que, quando resolvidos adequadamente, ajudam a conquistar e manter clientes e a aumentar a lucratividade de cada empreendimento.

Preparamos este artigo para ajudar você a entender como um software de gestão de obras e projetos pode ser útil para aumentar o lucro na construção civil. Fique por dentro!

Como aumentar o lucro na construção civil com a ajuda de um gerenciador de obras?

Fazer um gerenciamento de obras eficiente é garantir que tudo aconteça dentro do tempo e do orçamento estipulado, com o uso dos recursos adequados. 

Mas como cada etapa da obra precisa ser planejada e gerenciada com atenção, envolve ainda o controle de uma série de demandas. Algumas delas são a compra de insumos, o controle de orçamento e das tarefas executadas no canteiro de obras, sem esquecer, claro, da comunicação interna.

Com tantas demandas assim muitas vezes fica difícil manter a gestão de obras nos trilhos. E quando um gestor falha, perdas financeiras e emocionais podem ocorrer. O que prejudica a tão sonhada lucratividade da construtora.

Para prevenir os principais problemas da gestão de obras eficiente entra em cena o gerenciador de obras. Uma solução para aumentar o lucro na construção civil e lidar com clientes cada vez mais ansiosos pela agilidade na conclusão de obras.

Entenda em quais pontos ele pode ser útil para aumentar a margem de lucro sobre os empreendimentos a serem entregues pela sua construtora:

1. Organizar melhor os orçamentos

Fazer orçamentos com agilidade e assertividade também ajuda a aumentar o lucro na construção civil. Isso porque o que o cliente quer é receber rapidamente a informação do quanto precisará desembolsar para realizar uma obra.

Mas com o avanço da tecnologia já é possível encontrar um gerenciador de obras que possa automatizar tarefas repetitivas como o orçamento. 

Cruzar informações como avaliação do fornecedor, qualidade, quantidade, preço e outros pareceres técnicos nunca foi tão fácil. Com o software de gestão de obras a construtora pode até mesmo estabelecer a margem de lucro e deixar o resto com o sistema. Basta desapegar das linhas e colunas de planilhas convencionais.

2. Alinhar o cronograma de obras para acertar os prazos de entrega

Com a ajuda do gerenciador de obras é possível fazer o levantamento de preços para a construção e também definir o orçamento de custo e venda. O que favorece o cumprimento do cronograma físico-financeiro de cada um dos seus projetos.

Uma forma de diminuir riscos e melhorar a gestão da construção.

3. Fazer um planejamento de obras mais elaborado

Ao abandonar o uso de planilhas a construtora mantém em local seguro informações valiosas como o cronograma de obra, o orçamento e os dados financeiros. Em alguns casos podem ser armazenadas em nuvem e acessadas quando e onde quiser. 

Outro ganho é que sistemas especializados como o gerenciador de obras, permitem a integração de dados e promovem a redução do tempo dedicado à geração de relatórios, além de retrabalhos.

Isso sem falar que oferecem fluxo de caixa automatizado integrado ao cronograma de obra. O que melhora o controle de execução e o desempenho financeiro.

4. Oferecer uma comunicação mais eficaz com o cliente

Com a evolução da tecnologia para construção civil a distância entre a construtora e o cliente se reduz a zero. Isso porque com o uso do gerenciador de obras eles podem trocar mensagens instantâneas, documentos digitalizados e também fotos sobre o andamento das obras.

Outra importante vantagem é conseguir mostrar ao cliente as fases da obra de uma forma mais fácil. Basta emitir relatórios e demonstrativos de obras previstas e realizadas.

5. Comprar materiais sem causar interrupções no canteiro de obras

Alguns softwares oferecem ainda a possibilidade para que o próprio mestre de obras possa solicitar a compra de materiais dentro do canteiro. O que se torna viável com a ajuda de aplicativos e recursos que reduzem a distância entre o local de execução das obras e o escritório da construtora.

Por meio do aplicativo, é possível fazer solicitações de compras de forma rápida! Essas informações vão para o software e através do acesso via desktop, você pode fazer cotações online junto aos fornecedores de sua confiança. E também conferir informações como a data em que foi solicitada, prazo para entrega, itens comprados, condição do pagamento e custo do frete.

6. Reduzir custos

Com tudo o que vimos até aqui dá para perceber que com o uso de um software de gestão de obras muito dinheiro é poupado. 

Já ao contratar um software de gerenciamento de obras, você passa por um treinamento da própria empresa responsável. Ou seja, sem mais treinamentos e gastos.

Trabalhar com um gerenciador de obras é ter excelência em organização e aumentar o lucro na construção civil

Buscar o máximo de excelência em organização é um desafio diário para grande parte das construtoras. Mas também é algo que impacta diretamente no lucro do negócio, isso porque interfere na expectativa do cliente em relação à empresa e ao projeto a ser entregue.

Com o uso do software de gestão de obras sua empresa pode evitar qualquer problema. Fica muito mais fácil colocar na balança tempo e dinheiro para construir obras lucrativas e que atendam à satisfação do cliente.

E a sua construtora, como realiza a gestão de obras atualmente? Com o uso de planilhas ou da tecnologia de um gerenciador de obras? Para prevenir prejuízos e trazer mais qualidade e assertividade para a sua equipe de trabalho use a tecnologia em benefício do seu negócio!

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.