Bloco de concreto: vantagens e desvantagens

Bloco de concreto: conheça as 6 vantagens para a construção civil

O bloco de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de construção ou reforma. Eles são compostos de cimento, agregados e água e têm um dos papéis mais importantes na obra: ser o alicerce, que dá a forma e sustenta as cargas da construção. 

Devido às suas dimensões mais precisas, o bloco de concreto possibilita uma maior produtividade da mão de obra e uma economia no revestimento. 

Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura trabalham como uma só. E, hoje vamos falar sobre as características e as vantagens do bloco de concreto

O que é o bloco de concreto?

O bloco de concreto é composto por cimento, agregado e água, como já falamos. 

Esses agregados podem ser: pedrisco, areia natural e/ou artificial ou também pó de pedra. 

A massa formada tem um aspecto de “farofa”, é um concreto seco. E a mistura desses materiais é preparada e passa por um equipamento de vibração e prensagem. 

A última etapa desse processo é a cura para evitar a perda de umidade do concreto para o ambiente, quando feita da maneira correta, acelera o ganho da resistência do concreto.

Para conseguir produzir um concreto de boa qualidade, que é capaz de realizar seu papel na alvenaria estrutural da construção, é essencial utilizar o cimento adequado. 

Com o bloco de concreto, é possível levantar paredes que oferecem todos os benefícios de uma maneira simples e fácil. 

Mas, vamos falar sobre as vantagens de usar o bloco de concreto: 

6 vantagens do uso do bloco de concreto

Na hora de planejar e executar uma obra são tomadas diversas decisões que dependem de características específicas de cada obra. 

Entre as vantagens do bloco de concreto estão: 

  1. Excelente resistência
  2. Isolamento térmico e acústico
  3. Maior produtividade da obra
  4. Dimensões precisas
  5. Variedades de medidas e formas
  6. Aplicação direta de revestimento

Vamos entender e conhecer melhor cada uma dessas seis vantagens do bloco de concreto para ter mais segurança na hora de escolher o material usado: 

Excelente resistência: 

O bloco de concreto estrutural é extremamente resistente, principalmente se for comparado com o cerâmico. 

Dessa forma, acontece menos perda de material, além de diminuir a quantidade de entulhos no canteiro de obras. 

Isolamento térmico e acústico

O principal elemento de fabricação dos blocos de concreto garante o isolamento acústico da obra quase cem por cento graças à absorção de sons externos e internos. 

Eles também são excelentes isoladores de temperatura – tanto no calor quanto no frio. 

Maior produtividade para a obra 

Ao usar os blocos de concreto em grandes dimensões, é possível levantar paredes bem niveladas e com um ótimo alinhamento. 

Tudo isso de maneira muito rápida, otimizando o tempo de execução da obra. 

Além disso, os blocos de concreto estrutural também têm na sua composição furos feitos na vertical, que facilitam a passagem dos sistemas hidráulicos e elétricos. 

Por esse motivo, não é necessário preocupar-se com muitas quebras ou cortes nas paredes para efetuar a obra por completo. 

Dimensões precisas

Por ser produzido com medidas muito precisas, o bloco de concreto estrutural reduz a necessidade de aplicar revestimentos e o desperdício provocado por quebras.

Dessa forma, mesmo sendo um pouco mais caro do que os blocos de cerâmica, o custo tende a ser menor já que não se usará tanta argamassa de revestimento. 

Variedade de medidas e formas

Existem diversas formas e dimensões de blocos de concreto, como vigas, elementos de travamento, canaleta, entre outras. 

Dessa maneira, existe uma perfeita modulação para cada projeto, reduzindo a quantidade de quebras e cortes sem necessidades, melhorando a produtividade e evitando desperdícios.  

Aplicação direta de revestimento

Devido às suas grandes dimensões, os blocos de concreto possibilitam que o revestimento seja aplicado de maneira direta. 

Para as construções industriais, existe também a alternativa de deixar os blocos à mostra, aplicando apenas uma pintura no futuro, sem a necessidade de argamassa.

Entendeu as vantagens do bloco de concreto?

Agora, você já pode escolher a melhor opção para a sua obra com segurança.

É sempre importante prestar atenção no seu orçamento disponível, tempo para realizar a obra e encontrar os profissionais qualificados. 

Leia também >> 

5 tendências para arquitetura em 2022 

Construção Civil: O que é radier?

Experimente o nosso software de gestão de obras