Pesquisar

Brasil Engenharia: como um software transformou a gestão de obras da construtora?

Software de gestão de obras
Software de gestão de obras

Conheça a experiência da Brasil Engenharia, uma construtora que otimizou sua gestão de obras com o Obra Prima.

Que a gestão de obra é o principal foco do Obra Prima todos sabem, mas não são todas as construtoras que verdadeiramente entendem o que esse software pode fazer pelos negócios.

Destaque entre as tecnologias de gestão da construção civil, o Obra Prima permite otimizar o alinhamento das etapas da obra e os diversos departamentos de uma empresa de construção. 

Nós sabemos que apenas com parte que se comunicam bem os resultados desejados podem ser alcançados.

Contando com uma plataforma para a elaboração de orçamentos atualizada e que permite contato direto com parceiros e fornecedores, além de sistemas de controle financeiro e para criação de cronogramas sem erros, a plataforma oferece funcionalidades pensadas para o dia a dia das obras.

Se a construtora precisa de uma ferramenta para planejar o projeto do início ao fim e ter contato direto para facilitar a comunicação com os clientes, o Obra Prima é o caminho.

Não acredita na gente? Tudo bem. 

Muito melhor ouvir de quem usa e assistiu os resultados aparecerem no dia a dia. 

Acompanhe o depoimento da Brasil Engenharia, uma das construtoras clientes do Obra Prima e veja os benefícios conquistados com nosso software de gestão de obras.

gestão de obras

Gestão de obras: as experiências da Brasil Engenharia com o Obra Prima

A construtora Brasil Engenharia chegou ao Obra Prima depois de alguns anos trabalhando no mercado, vendo a empresa crescer, as demandas aumentaram e, com ela o tamanho dos projetos. 

Esse crescimento trouxe lucratividade, mas também novas necessidades.

Nas palavras de Edwilson, responsável pela Brasil Engenharia, a construtora trabalhou por muito tempo controlando despesas e recursos em planilhas do excel:

“Mas os custos não fechavam, a contabilidade nunca conseguia fechar com nossos custos e receitas, então teve a necessidade de ter uma comunicação melhor entre os setores de compras e financeiro, uma comunicação mais precisa com nossos fornecedores através de solicitações, pedidos de compra, cotações.”

A empresa viu a necessidade de buscar tecnologias que oferecessem mais controle das obras e dos custos, ferramentas mais efetivas e precisas. 

Três meses após contratar o Obra Prima os resultados começaram a aparecer, mostrando que o sistema é um investimento que se paga rapidamente quando utilizado de maneira correta.

Existe sim a necessidade de dedicar atenção e tempo à alimentação do sistema, mas seu retorno pode solucionar muitas dores das construtoras.

Dores solucionadas para o cliente pelo Obra Prima 

Controlar os processos do dia a dia, otimizar as atividades dos diferentes departamentos e se destacar entre os competidores são os principais objetivos das construtoras que procuram o Obra Prima, mas quais dores o software soluciona? 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

A conversa com a Brasil Engenharia ajudou a elucidar 3 das principais dores de construtoras:

1ª dor: controle financeiro

Organizar fluxo de caixa, recursos disponíveis e contas a pagar pode ser um desafio, A construtora nunca mais teve que pagar contas todos os dias, organizando prazos para realizar pagamentos semanais e evitar que impactassem o orçamento das obras.

2ª dor: controle dos projetos

Organizar e acompanhar o desenvolvimento do projeto, do ponto de vista burocrático, também fica mais fácil. 

A criação do contrato, elaboração do orçamento, compra de materiais, comunicação com fornecedores e clientes e criação de cronogramas ficam centralizados em uma plataforma unificada.

A medida que uma informação é atualizada em um departamento, todos os outros recebem a atualização, garantindo que o projeto esteja sempre alinhado e reduzindo riscos de erros.

3ª dor: compras

Ter poder de negociação não é uma tarefa fácil. 

Saber com quem comprar, comparar orçamentos e buscar possibilidade de conseguir descontos ou melhores condições de parcelamento é ainda mais difícil sem poder visualizar bem as propostas dos fornecedores.

Com o software obra prima os dados são centralizados e classificados, os fornecedores comparados e as construtoras passam a ser capazes de identificar quem oferece os menores preços por item e programar compras.

Juntando esse controle das informações dos fornecedores com o controle do fluxo de caixa, a construtora ainda consegue fazer compras de maior volume, para mais de uma obra por vez, aumentando ainda mais as possibilidades de negociação.

Os desafios de adotar um novo sistema

Implementar e organizar um novo sistema demanda tempo e esforço, especialmente quando deve ser feito enquanto segue o fluxo de trabalhos da construtora, como mostra a experiência da Brasil Engenharia.

Muitos clientes e fornecedores serão resistentes em um primeiro momento. 

Eles não entendem as facilidades que o sistema oferece para as relações e cabe à construtora mostrar como funciona e os benefícios oferecidos.

Ainda que seja difícil no começo, é importante saber que a relação com o cliente muda para melhor. 

Ele pode ver na plataforma os dados detalhados e entender melhor como é desenvolvido o trabalho da construtora, antes mesmo da contratação, vendo obras anteriores. Se torna um diferencial no momento de fechar o contrato. 

Para os fornecedores a plataforma pode não oferecer vantagens, cabe a construtora garantir que elas existam. 

A partir do momento que suas negociações são feitas ali, apenas os fornecedores que estão no sistema são lembrados. Isso porque o acesso a eles é mais fácil. 

O ideal para as construtoras é que adotem o sistema em seus primeiros meses de existência. 

Começar a utilizar o sistema desde os primeiro projetos, quando as obras e despesas são menores é muito mais simples. 

Ainda assim, organizar a gestão de obra é essencial, mesmo que a empresa já tenha muitos processos para inserir no sistema.

Quanto mais obras e detalhes maior a necessidade de controle e mais informações para serem inseridas, mas o impacto positivo que gera no controle financeiro é inegável.

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.