Como a tecnologia na construção civil traz mais produtividade

tecnologia na construção civil
tecnologia na construção civil

Para produzir mais na construção civil você precisaria de mais mão de obra e insumos? Cuidado com a sua resposta, pois ela pode comprometer a gestão da construtora.

À primeira vista, pode parecer que, para assumir mais projetos de obra você necessitaria de uma equipe maior, de mais insumos e ferramentas, além de tempo sobrando. Saiba, porém, que produtividade na construção civil tem cada vez menos a ver com tudo isso.

E você deve estar se perguntando por que deveria acreditar nessa ideia!

É por isso que precisa ler esse texto. Não queremos dizer que insumos e pessoas deixaram de ser importantes para a gestão da construtora. Pelo contrário: são recursos dos quais você não pode abrir mão. Mas precisamos apresentar a você a tecnologia na construção civil como alternativa para conquistar mais produtividade.

A solução para mais produtividade na construção civil não é encher o canteiro de obra de trabalhadores e materiais — assim como na foto principal que ilustra este post. Mas, sim, organizá-lo a partir de uma visão técnica e completa, que a tecnologia é capaz de proporcionar.

O uso de sistemas, equipamentos, ferramentas e materiais mais tecnológicos pode render a você mais eficiência e produtividade. Afinal de contas, eles ajudam a combater os principais desafios do pequeno e médio construtor.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as áreas que têm a produtividade mais impactada pela tecnologia na construção civil são:

  • Capacitação de mão de obra;
  • Retrabalho;
  • Matéria-prima;
  • Organização do canteiro de obras;
  • Segurança do trabalho;
  • Planejamento e controle de obras.

Mas quais são os benefícios tecnológicos para essas atividades de gestão da construtora?

Vantagens da tecnologia na construção civil segundo o Sebrae

Com ajuda da tecnologia é possível tornar a construtora mais produtiva. Tudo começa quando você adota um padrão de operação ao contratar um sistema de gestão. As atividades e processos ganham ordem e a cultura organizacional se renova.

Ao padronizar as atividades, é possível reduzir o tempo de construção dos projetos. Afinal, o operacional e o administrativo não se perdem em retrabalhos. Cada um sabe o que fazer e como executar.

Quando o retrabalho é eliminado a produtividade na construção civil automaticamente cresce. Outro fator importante para evitar repetir atividades e trabalhar em dobro, é comandado pela escolha de equipamentos e materiais de maior eficiência. Eles, por si só, evitam desperdícios de insumo e energia.

Um cimento ruim, terá de ser usado em maior quantidade para que a liga renda um concreto mais resistente, garantindo qualidade. Ou seja, se produz menos. Pregar manualmente a caixaria também vai trazer menos produtividade. Coisa que uma pregadora pneumática pode resolver facilmente.

A tecnologia está presente na construção de várias formas. Cabe a você decidir qual é a mais adequada para o momento do seu negócio. Entenda, primeiramente quais são elas.

Com ajuda da tecnologia é possível tornar a construtora mais produtiva. Tudo começa quando você adota um padrão de operação ao contratar um sistema de gestão. As atividades e processos ganham ordem e a cultura organizacional se renova.

Quais são as principais tecnologias

Quando falamos de tecnologia na construção civil, estamos nos referindo a quatro categorias principais:

1- Materiais: o microconcreto de alto rendimento é um exemplo de material mais eficiente, que pode trazer mais produtividade, assim como tanto outros insumos que estão surgindo no mercado.

2- Equipamentos: assim como os drones e outros equipamentos usados não na obra em si, mas nos estudos e na comunicação entre canteiro e administrativo.

3- Ferramentas automatizadas: essas realmente tornam os pedreiros mais produtivos, quando ajudam a parafusar, lixar, pregar e fazer outras tarefas substituindo o esforço manual pela automatização.

4- Sistemas: a ajuda de um software de gestão da construtora pode garantir a consolidação de processos mais produtivos, ao padronizar as atividades e registrar tudo o que acontece nos projetos da construtora.
Se você precisa de mais produtividade na construção civil, invista em uma ou todas essas principais tecnologias. E fique de olho no blog Obra Prima, para conhecer mais alternativas que contribuirão para a gestão na construtora.

Experimente Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.