tecnologia na construção civil

Como a tecnologia na construção civil traz mais produtividade

Para produzir mais na construção civil você precisaria de mais mão de obra e insumos? Cuidado com a sua resposta, pois ela pode comprometer a gestão da construtora.

À primeira vista, pode parecer que, para assumir mais projetos de obra você necessitaria de uma equipe maior, de mais insumos e ferramentas, além de tempo sobrando. Saiba, porém, que produtividade na construção civil tem cada vez menos a ver com tudo isso.

E você deve estar se perguntando por que deveria acreditar nessa ideia!

É por isso que precisa ler esse texto. Não queremos dizer que insumos e pessoas deixaram de ser importantes para a gestão da construtora. Pelo contrário: são recursos dos quais você não pode abrir mão. Mas precisamos apresentar a você a tecnologia na construção civil como alternativa para conquistar mais produtividade.

A solução para mais produtividade na construção civil não é encher o canteiro de obra de trabalhadores e materiais — assim como na foto principal que ilustra este post. Mas, sim, organizá-lo a partir de uma visão técnica e completa, que a tecnologia é capaz de proporcionar.

O uso de sistemas, equipamentos, ferramentas e materiais mais tecnológicos pode render a você mais eficiência e produtividade. Afinal de contas, eles ajudam a combater os principais desafios do pequeno e médio construtor.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as áreas que têm a produtividade mais impactada pela tecnologia na construção civil são:

  • Capacitação de mão de obra;
  • Retrabalho;
  • Matéria-prima;
  • Organização do canteiro de obras;
  • Segurança do trabalho;
  • Planejamento e controle de obras.

Mas quais são os benefícios tecnológicos para essas atividades de gestão da construtora?

Vantagens da tecnologia na construção civil segundo o Sebrae

Com ajuda da tecnologia é possível tornar a construtora mais produtiva. Tudo começa quando você adota um padrão de operação ao contratar um sistema de gestão. As atividades e processos ganham ordem e a cultura organizacional se renova.

Ao padronizar as atividades, é possível reduzir o tempo de construção dos projetos. Afinal, o operacional e o administrativo não se perdem em retrabalhos. Cada um sabe o que fazer e como executar.

Quando o retrabalho é eliminado a produtividade na construção civil automaticamente cresce. Outro fator importante para evitar repetir atividades e trabalhar em dobro, é comandado pela escolha de equipamentos e materiais de maior eficiência. Eles, por si só, evitam desperdícios de insumo e energia.

Um cimento ruim, terá de ser usado em maior quantidade para que a liga renda um concreto mais resistente, garantindo qualidade. Ou seja, se produz menos. Pregar manualmente a caixaria também vai trazer menos produtividade. Coisa que uma pregadora pneumática pode resolver facilmente.

A tecnologia está presente na construção de várias formas. Cabe a você decidir qual é a mais adequada para o momento do seu negócio. Entenda, primeiramente quais são elas.

Com ajuda da tecnologia é possível tornar a construtora mais produtiva. Tudo começa quando você adota um padrão de operação ao contratar um sistema de gestão. As atividades e processos ganham ordem e a cultura organizacional se renova.

Quais são as principais tecnologias

Quando falamos de tecnologia na construção civil, estamos nos referindo a quatro categorias principais:

1- Materiais: o microconcreto de alto rendimento é um exemplo de material mais eficiente, que pode trazer mais produtividade, assim como tanto outros insumos que estão surgindo no mercado.

2- Equipamentos: o celular chegou para ficar no canteiro de obras, assim como os drones e outros equipamentos usados não na obra em si, mas nos estudos e na comunicação entre canteiro e administrativo.

3- Ferramentas automatizadas: essas realmente tornam os pedreiros mais produtivos, quando ajudam a parafusar, lixar, pregar e fazer outras tarefas substituindo o esforço manual pela automatização.

4- Sistemas: a ajuda de um software de gestão da construtora pode garantir a consolidação de processos mais produtivos, ao padronizar as atividades e registrar tudo o que acontece nos projetos da construtora.
Se você precisa de mais produtividade na construção civil, invista em uma ou todas essas principais tecnologias. E fique de olho no blog Obra Prima, para conhecer mais alternativas que contribuirão para a gestão na construtora.

Experimente Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.

Sugestão de conteúdo: