qualidade-na-construção-civil

Como conquistar mais qualidade na construção civil

O que significa qualidade na construção civil e como promovê-la? Você sabe a resposta e tem praticado essa ideia na construtora?

Falou em qualidade na construção civil, pensou em gastar mais dinheiro? Será que essa lógica está correta?

Certamente, não!

Isso porque, se bem desenvolvida, a busca pela qualidade não significa gastos desnecessários. Você investe em itens e ações fundamentais, para que eles gerem benefícios, muitas vezes, de retorno imensurável.

Você sabe, por exemplo, como medir o impacto de uma boa prática de armazenamento de insumos?

Se não, é sinal de que precisa estudar um pouco mais o tema da qualidade na construção civil. Afinal, este é um cálculo que se aprende na prática. Não há como desenvolvê-lo sem promover processos mais adequados e que gerem menos retrabalho.

Armazenados de forma correta, os insumos permitem que o canteiro fique organizado. O que ajuda a diminuir o tempo investido na limpeza, antes da entrega do projeto. E esse é apenas um exemplo de como a qualidade pode ser desenvolvida a partir de uma gestão da construtora.

Uma outra forma de exemplificar a qualidade é observar o acabamento dos projetos que você tem entregado. Mesmo que você não tenha comprado o revestimento mais caro, é preciso que a aplicação esteja impecável. Então, não adianta economizar nos espaçadores e niveladores.

Afinal, será muito mais difícil e caro consertar erros cometidos pela falta de utensílios básicos, considerados dispensáveis.

Mas o que significa qualidade e como aplicá-la na construtora? Será que esse é um bom investimento para o seu negócio?

O que significa qualidade na gestão da construtora

Você sabe que um consumidor é capaz de pagar mais caro por um produto que considere ter maior qualidade, certo? Pois bem, esse conceito só faz sentido quando pensamos no cliente e em como o que produzimos será recebido por ele.

Por isso, não adianta pensar na qualidade por si mesma. Isso porque, vamos resumi-la à compra de produtos caros. Quando, na verdade, qualidade também tem a ver com atendimento, segurança e capacitação técnica. Portanto, preciso desenvolvê-la na gestão da construtora e não só nas aquisições de produtos e serviços.

Essa busca é fomentada pela Organização Internacional para Padronização (ISO).Foi ela que criou um sistema de normas que você já deve ter ouvido falar: a ISO 9000. Com base nas normatizações, a instituição fomenta o desenvolvimento da qualidade nas empresas, fornecendo selos para as que atendem aos requisitos.

Mas quais seriam esses princípios?

De acordo com o Sebrae, os fundamentos de gestão da qualidade são:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Abordagem de processo;
  • Abordagem do sistema para gestão;
  • Melhora contínua;
  • Abordagem dos fatos;
  • Benefícios mútuos com fornecedores.

Esse esclarecimento é necessário para compreender como a qualidade na construção civil vai além do porcelanato e dos espaçadores, mas que também depende deles.

Construtora PME pode ter qualidade?

Agora que você conhece os princípios do sistema de qualidade, o que é fundamental para obtê-la? Mais do que cumprir linha a linha o que está proposto pelo Sebrae, é preciso dar conta de uma rotina simples e clara: planejar, fazer, checar.

É quase um mantra que você deve recitar todos os dias!

É preciso planejar as tarefas do dia, cumprí-las e, então, avaliar o desempenho de cada uma, para, enfim, recomeçar. Ao fazer esse movimento de autoconhecimento na construtora, você dará o primeiro passo rumo à qualidade.

Quer saber mais sobre esse assunto? O Blog Obra Prima tem vários conteúdos a respeito da qualidade na construção civil. E você também pode contribuir com novos temas. Deixe uma resposta neste post. Nós ficaremos gratos em ajudar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima