Como diminuir a chance de ter que realizar um retrabalho no canteiro de obras?

O retrabalho na construção civil pode até ser algo comum, mas não deveria. Descobrir como evitar este tipo de problema, como com um planejamento de obras eficaz, é primordial para o bom andamento dos projetos.
Retrabalho na construção civil causa impactos negativos para o dia a dia da obra: prejuízo financeiro e atraso no cronograma estão entre os problemas
Retrabalho na construção civil causa impactos negativos para o dia a dia da obra: prejuízo financeiro e atraso no cronograma estão entre os problemas

Retrabalhos no canteiro de obras podem ser evitados. Saiba como sua construtora pode diminuir essas ocorrências.

Toda obra tem como base um orçamento, planejamento e cronograma

Definir e cumprir com o que é apresentado para o cliente sobre como, quando e por quanto a obra será entregue é essencial na relação.

Nessa relação, um dos maiores perigos para construtoras é acabar caindo em situações de retrabalho. 

Ele pode impactar negativamente todo o trabalho e departamentos envolvidos no projeto, se tornando um problemas que geram prejuízos para a construtora e não apenas no financeiro.

Quando esses erros impactam no orçamento e cronograma eles interferem na expectativa do cliente, criando problemas ainda maiores para o reconhecimento de mercado da construtora.

Entender o que causa os retrabalhos, seus impactos e como diminuir a chance de ter que realizar um é essencial para construtoras que querem se destacar.

O que significa ter que realizar um retrabalho no canteiro de obras?

Imagine uma parede que levou duas horas para ser feita e ficou torta ou foi construída sem o espaço da janela que deveria ter. 

O que acontece nesse caso é que a área da janela deverá ser aberta. Talvez não aconteça no caso da janela, mas, em alguns casos, é possível até que a parede toda tenha que ser derrubada.

Para a construtora, abrir o espaço da janela significa jogar fora todo o material que foi usado naquele pedaço.

 Como no projeto constava a janela, esse material jogado fora, provavelmente, vai fazer falta mais para a frente, significando que novas compras vão ter que ser feitas.

Além disso, temos a questão dos prazos. 

As duas horas usadas para fazer aquela parede foram jogadas fora e será necessário gastar mais uma para derrubar o que foi feito, limpar a área dos entulhos e outras duas para fazer o trabalho de forma correta.

O cliente terá que ser notificado, talvez seja necessário pedir mais dinheiro, as chances de cumprir os prazos se torna muito menor. 

Para o cliente, independentemente do que causou o problema, o que fica é a falta de confiança no trabalho e a redução das chances de indicar o trabalho ou fechar novos contratos.

Fica claro, então, o grande impacto que os retrabalhos causam nos projetos de construção civil.

Reduzir o retrabalho na construção civil: conheça as soluções

Eliminar o retrabalho para melhorar o retorno financeiro, produtividade e qualidade das obras de uma construtora é essencial. Por isso, trazemos algumas soluções que podem ajudar os gestores nessa caminhada

1. Foco no mapeamento e planejamento do projeto

Ter um planejamento detalhado, com toda a pesquisa e com uma boa visualização do passo a passo da obra é essencial. Sem entender oque deve ser feito em cada etapa, quais etapas dependem de outras e quais podem ocorrer simultaneamente, eliminar erros e otimizar processos é impossível.

Considerar a forma como as várias atividades interferem umas nas outras e quais riscos são corridos no canteiro de obra não é algo que se deve observar na execução.

Ter essas informações em mãos antes de começar é indispensável evitar que erros causem retrabalhos.

2. Comunicação otimizada com equipes e clientes

De nada adianta um planejamento eficiente se a sua equipe no canteiro de obras não possui uma visão clara de como a execução do projeto deve acontecer. 

Muitas vezes soluções para problemas surgem das pessoas que estão convivendo na obra o tempo todo.

Manter uma comunicação clara sobre como será a evolução das etapas, quais os riscos e qual o objetivo do projeto auxilia muito que retrabalhos ocorram.

A comunicação deve ser boa, também, com o cliente. Afinal, imprevistos acontecem e apenas com transparência e responsabilidade é possível impedir que a opinião do cliente se torne negativa.

3. Análises de riscos e históricos de falhas são chave

Riscos de erros e acidentes podem ser prevenidos, imprevistos podem ser solucionados mais rapidamente, mas isso depende de conhecer as possibilidades de problemas.

Verificar outros projetos similares e ver onde retrabalhos aconteceram é o primeiro passo para que eles se repitam. Analisar os riscos de problemas cria soluções e otimiza processos. Os dois juntos, associados a um bom planejamento, podem ser a chave para manter no mínimo as possibilidades de retrabalho.

4. Custo-benefício: materiais adequados e qualidade em primeiro lugar

Refazer uma pintura, um isolamento ou até mesmo uma parede inteira pode acontecer por causa de materiais de baixa qualidade ou impróprios para um serviço específico.

Ainda que cuidar para não pagar caro em insumos seja importante para controlar o orçamento, perder a qualidade pelo preço pode causar ainda mais gastos.

Nunca abra mão da qualidade por uma promoção de material, avalie sempre o custo-benefício. Muitas vezes pagar um pouco mais caro significa gastar menos.

5. Novas tecnologias como aliadas

Existem tecnologias focadas em melhorar a medição de terrenos, gestão de obras, organização do planejamento e visualização do projeto antes da execução. Abraçar essas tecnologias e aproveitar todos os benefícios só traz vantagens para a obra e ajuda a reduzir retrabalhos.

Erros de projeto que causam a necessidade de refazer algo são muito menores se, por exemplo, a realidade aumentada é usada na visualização das etapas da construção.

Que tal conhecer as tendências da tecnologia de transformação digital na construção civil? >

Tecnologia e retrabalho: as facilidades para a construtora

Diminuir as chances de realizar um retrabalho na construção civil sempre vai depender de controle. Construtoras que organizam seus processos, integram departamentos e desenvolvem projetos mais claros e precisos reduzem todos os tipos de erros na hora de executar uma obra.

Os avanços tecnológicos são inúmeros e cada vez mais voltados para economia de recursos e de tempo com foco na melhora da qualidade em todos os setores. 

Na construção civil não é diferente.

Se estamos falando de controle, não é possível não destacar os softwares de gestão de obra como maiores aliados da qualidade. 

A possibilidades que sistemas como o Obra Prima oferecem de aumentar a visibilidade e controle da obra garante acertos de primeira e melhores resultados para a construtora sempre.

INSERIR BANNER DO OBRA PRIMA AQUI

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.