Pesquisar

Como fazer controladoria na construção civil e melhorar orçamentos

Controladoria é um tema pouco abordado entre as pequenas construtoras, mas que pode ajudar muito a melhoras processos como o orçamento na construção civil.
Como fazer controladoria na construção civil
Como fazer controladoria na construção civil

Conquistar mais controle nos projetos de obra sem criar do zero um setor de controladoria é possível para a construtora PME. Veja!

Pense em algo que lhe faça sorrir. Certamente não imaginou um belo setor de Controladoria na sua construtora. Mas é isso que gostaríamos que você vislumbrasse em uma pensamento ao longo deste texto.

Sabe por quê?

Pois essa área é responsável por controlar e acompanhar todos os processos de uma empresa. E se inspirar nela pode levar os seus projetos de obra a se tornarem mais lucrativos.

Não queremos dizer que você precisa abrir novas vagas com essa finalidade, mas que necessita pensar em alternativas de acompanhamento mais efetivas. Afinal de contas, é próprio da Controladoria se dedicar a analisar processos, criar padrões de ação e desenvolver controles internos.

Esse não é bem o seu foco?

Mas se trata de uma mudança que pode resultar em atividades mais regradas e eficientes, a partir das quais você consegue mais resultado com menos custos. Até o orçamento da construção civil, que gera sempre incertezas, fica simples quando você controla melhor o uso das matérias-primas e os seus resultados.

Por isso queremos que compreenda melhor o que é Controladoria, que informações ela pode fornecer à ação estratégica e como ela cabe, sim, dentro da construtora PME (Pequena e Média Empresa).

O que é Controladoria

Como já você deve ter deduzido, a palavra Controladoria deriva de outro termo: controle. Mas, mais especificamente significa a fiscalização exercida sobre pessoas e órgãos de uma empresa.

O principal profissional dessa área é o controller, que geralmente está ligado aos postos mais altos de uma hierarquia. Ao ocupar essa posição, acaba lidando com as mais variadas questões dentro de uma empresa. Por isso, se diz que essa é uma área multidisciplinar.

Controllers podem ser profissionais com as seguintes formações e conhecimentos:

  • Ciências contábeis;
  • Economia;
  • Administração;
  • Estatística;
  • Mercado financeiro.

Conhecer essas áreas é tudo o que o profissional da Controladoria precisa para estabelecer sistemas de controle, com objetivo de fornecer informações precisas para a tomada de decisões. O que envolver atuação em todos os níveis: operacional, gerencial-tático e estratégico.

Mas como você vai conseguir esse feito sem um controller?

Produzir informações sobre a construtora

Um profissional de Controladoria produziria informações sobre a construtora, capazes de mudar estratégias. Seria o trabalho dele analisar várias instâncias do seu negócio e apontar caminhos de melhoria desde o orçamento na construção civil até a gestão de projeto de obra.

O ideal seria poder contar com um controller. No entanto, se não existe essa possibilidade agora, você mesmo pode começar a lidar com algumas tarefas de Controladoria. Isso significa que precisa estar de olho em processos:

  • Operacionais;
  • Administrativos;
  • Contábeis;
  • Financeiros;
  • E do mercado da construção civil.

Mas se você é PME e não pode fazer nenhuma contratação extra no momento, como faria para desenvolver a Controladoria?

PME também pode melhorar orçamentos

Queremos lhe encorajar e mostrar que é possível exercer o papel de controller, ainda que com algumas limitações. Esse profissional é uma peça chave em grandes empresas. E, na sua construtora, as ações de Controladoria podem ser incorporadas pela tecnologia.

Mas isso é assunto para outro post!

Fique ligado no blog Obra Prima e assine nossa newsletter para saber mais e não perder nenhuma publicação.

Experimente Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!

Clique aqui para experimentar!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.