Como ganhar dinheiro na construção civil

Como ganhar dinheiro na construção civil em 2020?

Ganhar dinheiro na construção civil e aumentar a lucratividade da construtora em 2020 pode ser mais simples do que você pensa. Descubra aqui o que é preciso.

O ano de 2020 promete ser de destaque para a área da construção civil. Já comentamos aqui no blog sobre a grande recuperação da crise no setor em 2019 e o otimismo em relação a resultados para este ano. 

Ainda que o mercado esteja apresentando crescimento, ganhar dinheiro na construção civil depende muito mais das próprias construtoras, que devem saber aproveitar as oportunidades. É preciso focar os esforços não só em evitar fechar as contas no vermelho, mas em alcançar verdadeira lucratividade.

Cuidar da saúde financeira e controlar os detalhes dos projetos pode ser a melhor forma de melhorar os resultados da construtora. Para quem trabalha na área, são objetivos que parecem difíceis de serem alcançados, mas que não são impossíveis e que, muitas vezes, dependem apenas de se conhecer uma forma diferente de fazer as coisas.

Acompanhe as dicas que a Obra Prima traz para fazer do seu 2020 um ano de lucratividade na construção civil e aproveite ao máximo as oportunidades que o mercado oferece.

Lucratividade: cinco dicas para ganhar dinheiro na construção civil

Não basta pagar as contas e não fechar no vermelho. O sucesso dos negócios depende de um fluxo de caixa lucrativo e que permita investir cada vez mais em crescimento. Construtoras podem ter muito sucesso no mercado, basta seguir algumas dicas:

1. Aumente seu controle financeiro

O financeiro é o departamento mais importante para construtoras que desejam realmente ganhar dinheiro na construção civil. Apenas quando ele tem controle do fluxo de caixa e uma percepção correta dos orçamentos é possível investir em crescimento para os negócios.

Ter lucro com os projetos depende de saber exatamente como a receita da empresa funciona, quais os custos fixos e variáveis e quanto de dinheiro está entrando. Organizar, de maneira eficiente, pagamentos de funcionários e fornecedores e o recebimento dos pagamentos dos clientes é o primeiro passo para reduzir desperdícios que possam impactar os lucros.

2. Elimine retrabalho

Corrigir erros em projetos é um grande desperdício de tempo e de materiais e não é surpresa descobrir que afeta muito sua lucratividade. Grande parte dos retrabalhos ocorre por falta de alinhamento com o cliente ou de atenção no planejamento do projeto. Erros no projeto, no entanto, não são as únicas causas de retrabalho, que pode acontecer, também, por conflitos na equipe.

Evitar esse problema depende de uma boa gestão de projetos ainda na fase de planejamento. Verificar todos os requisitos da obra e alinhar tudo com os engenheiros e clientes é essencial. Além disso, é fundamental acompanhar a evolução do projeto.

Não esqueça, não basta acompanhar as atividades realizadas e não cuidar dos recursos humanos. Cada detalhe impacta no projeto, e cuidar da sua equipe é tão importante quanto controlar orçamento e cronograma.

3. Otimize seus cronogramas e cumpra prazos

Poucas coisas causam mais impacto no orçamento de uma obra do que atrasos na entrega. Independentemente do que causa esses atrasos, os resultados são sempre prejudiciais para a construtora.

Quando um projeto atrasa e o prazo não é cumprido, sua reputação e a confiança do cliente são impactados. Além disso, passar da data final significa aumentar os gastos com contratos de trabalhadores e locação de equipamentos. Se considerarmos que atrasos são, quase sempre, resultado de erros, temos que considerar que estarão envolvidos custos extras com materiais para resolver os problemas.

Apesar de ser um problema grande, ele é muito simples de ser resolvido: é preciso desenvolver cronogramas de obra eficiente. Fazer um cronograma detalhado das etapas, materiais e orçamento da obra, assim como acompanhar e atualizar esses dados com frequência, ajuda muito a evitar problemas que possam afetar sua lucratividade.

4. Faça sempre gestão de riscos

Nos outros tópicos, mencionamos que erros podem afetar muito a capacidade da construtora em ganhar dinheiro. Ainda que controlar e acompanhar os processos ajude a evitar esses erros, é preciso mais do que isso, é preciso gestão de risco.

A gestão de riscos não é uma solução de problemas, mas uma ação de prevenção. Por meio dela, mesmo antes de começar a execução do projeto, a construtora identifica pontos que podem prejudicar a obra.

Analisando o ambiente, o padrão do clima para a região e falhas que aconteceram em obras semelhantes, você se prepara não para solucionar problemas, mas para tomar todas as medidas necessárias para que eles não aconteçam.

5. Busque suporte nas tecnologias

Todos os tópicos apontados são importantes e exigem dos engenheiros e proprietários da construtora muita atenção e foco. Pode parecer, em um primeiro momento, muito difícil controlar, muitas vezes sozinho, tantas coisas ao mesmo tempo.

É por isso que a tecnologia tem um papel tão importante no momento de se ganhar dinheiro com a construção civil. Construtoras que querem ter mais lucratividade devem considerar as facilidades e as ferramentas que o mercado oferece.

Planilhas de controle de orçamento, aplicativos para criação de cronogramas mais eficientes, softwares de controle financeiro e outras tecnologias ganham cada vez mais espaço no setor. Mais do que ajudar a otimizar processos, ajuda os responsáveis a terem mais tempo livre.

Em vez de ficar horas marcando os materiais usados e tentando se lembrar de tudo que aconteceu durante o dia para montar relatórios, é possível obter todas essas informações por meio das ferramentas já mencionadas. Assim, o engenheiro poderá focar na equipe e no projeto.

Melhorar os resultados não precisa ser um desafio 

São vários os benefícios que o aumento do controle dos projetos pode trazer para engenheiros e construtoras. Aproveitando as oportunidades de mercado e as ferramentas que existem, é possível melhorar não só os resultados da construtora, mas a qualidade de vida pessoal e profissional dos envolvidos nos projetos e nas obras.

É pensando nessa necessidade que a Obra Prima busca oferecer as melhores tecnologias para seus clientes, garantindo que você consiga seguir, com menos esforço e dificuldade, todas as dicas que ajudam a construtora a ganhar dinheiro na construção civil.

http://blog.obraprimaweb.com.br/12-erros-que-impedem-de-ganhar-dinheiro-na-construcao-civil/