Presença digital para construtoras

Presença Digital: saiba por quê investir na divulgação da sua construtora e como fazer!

Não adianta ter diferenciais se seus atuais e futuros clientes não ficam sabendo. Resolva o problema melhorando a presença digital da construtora.

O crescimento dos negócios de uma construtora depende de sua capacidade de alcançar os clientes e ser lembrada. Ainda que o mais importante seja entregar bons resultados, a presença digital ganha cada vez mais destaque como estratégia de divulgação.

Muitos dos contratos da construção civil são fechados por meio de licitações, projetos novos de clientes antigos e indicação. No entanto, nenhum desses caminhos garante a conquista de clientes novos que não têm contato com clientes já fidelizados.

É nessa hora que se torna essencial voltar as atenções para as novas formas de divulgação de produtos e serviços que a evolução tecnológica oferece. Afinal, as placas do lado de fora dos canteiros de obra, panfletos, eventos e outdoors não conseguem fazer todo o trabalho.

Não podemos esquecer, também, que a internet tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Se a maior parte do seu público-alvo passa o dia com a cara enfiada em computadores e celulares, como pode parecer plausível não ter presença nesses dispositivos?!

Seja para construção de imóveis particulares, residenciais ou reformas, o Google ainda se coloca como uma das principais plataformas de buscas para seus clientes. Nele, eles tentam encontrar a construtora que passe mais confiança e que demonstre maior domínio do tipo de projeto buscado.

Redes sociais são outra ferramenta de grande destaque. Além da facilidade em apresentar informações mesmo para pessoas que ainda não começaram a buscar por construtoras, é uma boa forma de criar relacionamentos mais duradouros.

Sua construtora já tem uma presença digital? Tem certeza de que ela oferece informações claras e capazes de atrair clientes?

Presença digital de marca: práticas para melhores resultados

O mundo digital deve ser considerado, atualmente, como uma das primeiras fontes de informação para potenciais clientes. Não possuir páginas que te permitam divulgar seu trabalho é um dos maiores erros que uma construtora pode cometer.

Se crescer e lucrar depende de novos projetos, não estar nas redes sociais ou investir em resultados melhores na pesquisa do Google é abrir mão de oportunidades para conquistar clientes.

Veja aqui algumas práticas simples e essenciais que podem ajudar sua construtora a ter maior presença na internet e alcançar melhores resultados.

1. Ofereça informação e mostre conhecimento na área

Ter um site é o primeiro passo para uma presença digital, ainda que muitas empresas acreditem ser dispensável.

Mesmo que muitos dos conteúdos de uma página possam ser compartilhados em outras plataformas, incluindo redes sociais, nada passa tanto profissionalismo quanto o site.

É o espaço ideal para que a construtora conte sua história, apresente sua missão e valores, explique os serviços oferecidos e passe confiança aos clientes. Além disso, mesmo que seja possível conseguir boas colocações com redes sociais, é a plataforma que passa mais credibilidade entre os resultados do Google.

2. Seja uma fonte de conteúdos relevantes

Outra possibilidade para construtoras que desejam se destacar e atrair a atenção de clientes é o blog. Ele é um ótimo canal de compartilhamento de informações e que permite ao cliente conhecer mais sobre o serviço e produto que pretende contratar.

Blogs são ótimas fontes de referência sobre o quanto sua construtora domina o tema da construção, além de ser uma das formas de conseguir melhor colocação nos resultados de busca do Google.

3. Redes sociais: mais do que vitrines, criadoras de laços

Não é todo mundo que abre sites e blogs de construção civil a menos que esteja em busca de informações específicas. Para alcançar pessoas que ainda nem pensaram que podem usar os serviços de uma construtora, as redes sociais são o canal perfeito.

Cada rede possui seus pontos mais fortes na hora de estabelecer uma presença digital. O facebook é uma boa plataforma para construir uma comunidade, ele reúne em um só espaço fotos, textos mais longos, canais simples para envio de mensagens e outras facilidades.

O instagram, apesar de oferecer os mesmos recursos, tem muito mais foco em imagens. Para uma construtora que realizou muitos projetos pode ser uma forma muito interessante de compartilhar seu portfólio e mostrar o dia a dia de um canteiro de obras.

Esses são apenas dois exemplos de redes sociais que podem ser utilizadas, a lista é muito grande. 

Como escolher a melhor? Pesquisando e testando. Verificar onde está seu público-alvo e quais tipos de conteúdos mais interessam a ele é essencial para ter melhores resultados em qualquer rede.

4. Do interesse inicial ao acompanhamento de obra: WhatsApp

Ainda que sistemas de gestão de obras ofereçam áreas para a comunicação com o cliente, o WhatsApp pode ser de muita ajuda, principalmente na hora de conquistar novos clientes.

Para quem está buscando uma construtora, ter a facilidade de enviar uma mensagem e receber respostas mais rapidamente é um grande diferencial. Mesmo que chats em redes sociais, sites e blogs ofereçam essa facilidade, nenhuma ferramenta de conversa é mais eficiente que o Whats (ou o Telegram, entre outras aplicações do tipo).

Invista em campanhas, se faça visível

Com todas essas plataformas e páginas é possível trabalhar a presença orgânica da sua marca. Ou seja, é possível alcançar seus clientes e ter bons resultados sem ter que pagar por eles.

No entanto, conseguir bons resultados de modo orgânico pode levar tempo e um empurrãozinho não faz mal, principalmente para empresas que estão começando. Para melhorar as oportunidades, as plataformas digitais oferecem possibilidades de campanhas impulsionadas.

Os impulsionamentos funcionam mais ou menos como as campanhas feitas na TV. Um valor x é pago e a plataforma oferece aos usuários um anúncio patrocinado da sua marca. Quanto maior o valor, mais alcance ela tem.

Além do valor, a escolha do tipo de conteúdo (foto ou vídeo e texto) e horário de divulgação podem garantir maior ou menor alcance. É possível até pagar para estar na primeira página de resultados das buscas do Google.

E como estamos falando em pagar por resultados, voltamos um pouco: busque ajuda de um profissional. Ter um responsável pelo marketing digital, alguém que realmente entenda como esses mecanismos funcionam e saiba analisar os resultados e traçar estratégias é essencial.

Pense na presença digital como se fosse o planejamento de uma obra. Sem avaliar riscos, fazer orçamentos, contratar mão de obra competente e definir etapas e melhores práticas os resultados nunca serão tão bons quanto o esperado.

Sua construtora já tem presença digital?

Se seus concorrentes já estão online, sua empresa está atrasada. Estar no meio digital e se tornar acessível para os clientes é essencial para ser visto e lembrado. Apenas assim conseguir novos clientes e crescer será possível.

Construtoras que não investem em presença digital estão, sem dúvida nenhuma, perdendo clientes para os concorrentes a todo momento.

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