Longe da obra? E agora? Como a computação em nuvem na construção civil ajuda no controle à distância?

Longe da obra? E agora? Como a computação em nuvem na construção civil ajuda no controle à distância?

Construtoras digitais ganham produtividade e eficiência com a computação em nuvem mesmo com os responsáveis fora do canteiro de obras.

As transformações digitais melhoram a cada dia a forma como pessoas se comunicam, interferindo em seu modo de comprar, vender e produzir.

Não é de hoje que essas mesmas transformações afetam os diversos setores da economia e, à medida que as tecnologias se desenvolvem, a construção civil começa a se beneficiar.

Uma das grandes dores de donos de construtoras e engenheiros é manter a organização e controle das obras, garantindo que os processos ocorram de maneira eficiente a todo o tempo.

No entanto, mesmo com um planejamento detalhado, nem sempre é possível que tudo corra como o esperado e, como nem sempre é possível que o responsável esteja o tempo todo no canteiro, é necessário buscar novas formas de manter o controle.

Receber e enviar dados, compartilhar fotos, conferir documentos e licitações, acompanhar os relatórios diários de obras e dar feedbacks para os clientes são apenas algumas das necessidades de um engenheiro.

Se no dia a dia regular de uma obra esse acompanhamento já é um desafio, no período atual de pandemia e isolamento social a dificuldade é ainda maior.

A impossibilidade de manter contatos próximos e de reduzir ao mínimo o número de pessoas que circulam pelo canteiro de obras coloca os processos digitais não só como facilidade, mas como diferencial.

Construtoras digitais contam com diversas soluções e inovações para otimizar seus processos de gestão.

Entre as soluções digitais para a construção civil que melhor atendem a essa necessidade de controle à distância, atualmente, é a computação em nuvem.

Conheça melhor os benefícios dessa solução digital para as construtoras.

Computação em nuvem: as vantagens para a construção civil

Entender a computação em nuvem e os benefícios que oferece para a construção civil é uma das melhores formas de otimizar a gestão de obras e garantir máximo controle de processos no dia a dia das construtoras.

Ainda que se aplique a qualquer momento da empresa, os benefícios são ainda maiores quando considerados no contexto da pandemia. Descubra os principais.

1- Acesso rápido e fácil às documentações/informações sobre as obras

Existem diversos documentos que sempre devem ser verificados durante a execução de uma obra.

Em tempos de pandemia, fica ainda mais difícil contar com consultas em papel ou notebook, é preciso manter distância e evitar contaminar locais fechados e objetos.

Uma das melhores formas de garantir esse acesso é colocando documentos e arquivos em espaços de fácil acesso a todos os envolvidos com o projeto.

A computação em nuvem oferece esse espaço de compartilhamento.

As pastas virtuais podem ser abertas pelo celular ou computador, seja no escritório, no canteiro de obra ou em casa.

Basta apenas uma conexão com a internet para acessar, baixar e compartilhar arquivos.

2- Segurança dos dados salvos em nuvem;

Sempre que se fala em compartilhamento virtual de documentos de obras a primeira preocupação é sempre a segurança dos dados.

Não é tudo que pode ser acessado por qualquer um, por isso, é essencial proteger as informações sensíveis. Mas é possível com a computação em nuvem?

Sim, é possível. Os drives na nuvem permitem restringir acessos, configurar senhas e ocultar informações.

Assim, o acesso é dado apenas às pessoas autorizadas previamente, sendo possível garantir que nenhum dado seja visto por quem não deve.

Além disso, o drive funciona como um backup dos arquivos impressos e nos computadores do escritório. Isso significa que se algum acidente acontecer, os arquivos forem perdidos ou equipamentos quebrados, os documentos não serão perdidos.

Será possível acessar uma cópia online!

3- Maior controle das obras e projetos, mesmo quando distante fisicamente das obras

O engenheiro chefe de um projeto teve que viajar para verificar uma outra obra. E agora, como garantir que ele acompanhe o cronograma ou verifique mudanças necessárias no projeto original?

Essa é mais uma vantagem oferecida para a computação civil pela computação em nuvem.

Com a acessibilidade dos dados é possível contatar a equipe, verificar a evolução da obra em relação ao cronograma, alinhar o projeto e garantir que tudo esteja dentro do prazo e do orçamento.

É possível, ainda, compartilhar fotos, de forma que a distância do canteiro de obra não impeça um acompanhamento eficiente de tudo.

4- Controle financeiro mais eficiente

Mais do que compartilhar arquivos, a computação em nuvem permite editar planilhas.

Assim, à medida que os insumos são comprados e utilizados e materiais entram e saem de estoque, as informações são atualizadas.

Com a possibilidade de editar as informações, que são acessadas pelos demais em tempo real, o controle dos gastos da construtora se torna mais eficiente, desperdícios são reduzidos e a lucratividade aumenta.

Esse benefício permite que o escritório financeiro torne todos os custos da construtora mais eficientes e, principalmente, evita que o controle do orçamento do projeto seja perdido, eliminando o risco de gastar mais do que o que foi aprovado.

Computação em nuvem, construção civil e pandemia

Alcançar máxima eficiência é o objetivo de construtoras durante todos os anos de funcionamento.

O crescimento de mercado depende de maior controle e uma gestão de obras eficientes.

Quando pensamos nesse controle dentro da realidade vivida atualmente, com uma pandemia no momento em que a construção civil se recuperava da última crise, esse controle se torna ainda mais importante.

O aumento da eficiência, nesse momento, mais do que melhorar o controle é uma forma de se destacar no mercado, oferecendo ao cliente maior segurança na capacidade da construtora em entregar as obras sem erros, atrasos e problemas de orçamento.

Quer descobrir outras formas de destacar sua construtora das concorrentes? Acompanhe os conteúdos da Obra Prima e conheça todas as novidades de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =