Como conquistar novos clientes na Construção?

Gestão de obras e a concorrência na construção civil
Gestão de obras e a concorrência na construção civil

Conquistar novos clientes e projetos é essencial para se manter no mercado de construção civil e a gestão de obras pode ser a chave do sucesso.

O mercado de construção civil tem mostrado grande crescimento no último ano. Novas construtoras surgem todos os dias e os investimentos na área aumenta, ampliando cada vez mais a concorrência. Cada dia mais, é essencial buscar formas de se destacar dos competidores para conquistar novos clientes.

Buscar por novas formas de trabalhar, aumentando qualidade e lucratividade, é a melhor forma de se manter na frente na disputa por clientes. Apenas mostrando tudo o que a construtora tem de melhor é possível garantir futuros contratos de obras.

Claro, destacar-se nem sempre é tão simples na prática quanto na teoria, e o segredo para que isso aconteça pode estar na gestão de obras pode ajudar a reverter esse quadro. Acompanhe o texto e descubra como fazer para colocar seu negócio na frente.

Gestão de obras: os benefícios na construção civil para conquistar novos clientes

A gestão de obra é essencial para qualquer construtora que deseja ter os melhores resultados do mercado e para conquistar novos clientes. É um processo de organização interna do negócio e que auxilia muito o planejamento dos projetos, reduzindo riscos, erros e desperdícios.

Ao gerenciar processos, seu departamento financeiro se torna mais eficiente, as etapas do projeto correm dentro dos cronogramas e a equipe se sente mais motivada, uma vez que os problemas do dia a dia são diminuídos. O segredo para garantir crescimento e para que sua empresa nunca feche o ano no vermelho é melhorar sua gestão de obras constantemente.

Entre as principais vantagens da gestão para empresas da área de construção civil estão:

  • Controlar cronogramas;
  • Aumentar a lucratividade;
  • Otimizar a construção de orçamentos;
  • Acompanhar mais facilmente a evolução de projetos;
  • Facilitar a prestação de contas;
  • Reduzir riscos de descumprimentos de contrato e legislações;
  • Melhorar a imagem da empresa no mercado.

Sim, adotar ferramentas que melhorem o gerenciamento dos projetos e processos é a chave para o sucesso das construtoras e é uma estratégia essencial para quem deseja superar a concorrência.

Competitividade e gestão andam sempre de mãos dadas

O crescente número de empresas no setor da construção civil, resultado, principalmente, da recuperação de mercado que ele apresenta, torna cada vez mais difícil para empresas se manterem em destaque. Buscar formas de se diferenciar dos competidores é essencial e a gestão de obras pode ajudar muito, até mesmo a conquistar novos clientes.

Crescer e se diferenciar, no entanto, exige trabalho duro e investimento. É essencial buscar inovação, treinamento e mudanças na cultura da empresa. Não é possível se diferenciar se seu negócio se mantém estático o tempo todo e não acompanha a evolução do mercado.

Veja aqui as 5 principais dicas para construtoras que desejam aumentar a competitividade do seu negócio:

1. Cuide do seu cliente 

Lembre-se, o projeto que você está desenvolvendo ou já desenvolveu, é seu cartão de visita mais importante para conseguir futuros contratos. A opinião que seu cliente tem sobre você tem muito peso no momento de vencer a concorrência.

Mais do que gostar do resultado da obra, ele precisa considerar a experiência de elaborar, planejar e acompanhar o projeto com sua empresa uma vantagem. Não existe um elemento mais importante que o outro aqui, todas as etapas devem ser igualmente satisfatórias e isso exige uma gestão eficiente e muito cuidado.

Se você leva muitos problemas e erros para serem solucionados e muitos pontos da sua obra exigem adaptações, significa que seu trabalho no planejamento não foi bom. Isso, aos olhos do cliente, demonstra falta de conhecimento.

Durante o desenvolvimento do projeto é muito importante, também, envolver o cliente. Envie sempre informações completas sobre como está o andamento. Fotos do canteiro de obra podem ser um diferencial, mas você deve lembrar que para muitos clientes, tudo o que se vê é um amontoado de entulho. Essa também é uma excelente forma de fidelizar e conquistar novos clientes.

Aproveite os softwares para criação e controle de cronograma de obras para mostrar a evolução da obra à medida que ela avança. Mais do que mostrar a eficiência do seu trabalho, é uma forma de demonstrar respeito e interesse pela participação e aprovação da obra.

Seus clientes do passados e atuais são de grande ajuda no momento de conseguir novos projetos, indicações, muitas vezes, têm mais impactos em quem está escolhendo uma construtora do que materiais publicitários.

2. Cuide do marketing e da comunicação com o público

A sua empresa pode ser a melhor do mercado e ter diversos diferenciais, como ser especializada em obras sustentáveis, por exemplo. No entanto, de nada adianta ser o melhor se clientes em potencial não ficam sabendo.

Um departamento de marketing e comunicação bem estruturados ajudam as construtoras a alcançar e se promover seu público alvo com muito mais facilidade. Um bom marketing e comunicação significam, ainda, um canal aberto com o público, permitindo interagir, receber sugestões, críticas e solucionar problemas com maior facilidade.

Uma empresa destaque na competitividade é aquela que é lembrada quando o público precisa de um serviço na área de construção civil e apenas com uma presença consolidada e um marketing estratégico é possível saber o que o mercado espera e responder à essa expectativa.

3. Conheça o mercado e transmita otimismo

Mais do que conhecer as necessidades dos clientes, o que o marketing da empresa faz muito bem, é importante entender as oportunidades e desafios que o setor apresenta.

A construção civil passou muitos anos em crise e apenas recentemente começou a se recuperar. O otimismo que existe hoje deve ser mantido e transmitido para clientes antigos e novos.

Apenas uma construtora que conhece bem o setor no qual atua pode fazer projeções de custos, oferecer estratégias de destaque para projetos e orientar clientes e equipe para que consigam o sucesso desejado com cada obra, respondendo diretamente às necessidades e aproveitando as oportunidades que a construção civil oferece.

4. Otimize processos e planejamento frequentemente

Oferecer treinamentos de equipe, identificar as falhas na execução de projetos já encerrados e verificar as falhas nos cronogramas e orçamento devem ser feitos sempre dentro de uma construtora que deseja se destacar da concorrência.

A gestão de obra, para ser sempre eficiente, depende da revisão constante de processos. Adotando essa postura, as chances de cometer os mesmos erros uma segunda vez é quase nenhuma. Analisar erros é o passo mais importante para adotar medidas para evitar que aconteçam.

Além disso, quanto mais acostumado a revisar erros, mais seu planejamento se torna eficiente, já que a equipe já sabe quais os riscos que os projetos costumam a apresentar. Os trabalhos passam a ser executados com base em ações preventivas.

Se o seu planejamento é mais eficiente, os riscos de atraso e de ultrapassar o orçamento é muito reduzido e a qualidade do resultado final aumenta, o que satisfaz muito os clientes e acaba melhorando a competitividade em todos os pontos já mencionados.

5. Invista em novas tecnologias

Como mencionamos, existem diversas novas tecnologias no mercado que podem ajudar muito no crescimento de empresas do setor da construção civil. Novos softwares e aplicativos são desenvolvidos e melhorados sempre para que o trabalho de engenheiros e construtores seja mais simples, organizado e controlado.

Um dos exemplos são as planilhas de cronogramas de obra, que podem ser acessadas pelo celular no próprio canteiro e atualizadas em tempo real. Assim, o avanço da obra, o uso de materiais, atrasos por causa do clima e outros problemas, finalização de etapas e aproveitamento do tempo são calculados e podem ser corrigidos pelos responsáveis.

Alguns aplicativos permitem juntar a isso o controle de pedidos para fornecedores. Isso torna o processo de encomenda de equipamentos e materiais de acordo com as necessidades do projeto mais rápidos, evitando atrasos e desperdícios.

Outra utilidade das tecnologias está na definição e controle de orçamentos. Softwares especializados garantem que os cálculos e medições se tornem mais precisos e que o uso dos recursos financeiros seja mais controlado.

Existem diversos benefícios em aliar tecnologia e gestão de obras para melhorar a competitividade e que merecem um destaque especial.

Tecnologia para a competitividade: os benefícios de uma gestão de obra inovadora para conquistar novos clientes

Já comentamos como a tecnologia pode beneficiar a competitividade e quando é utilizada para melhorar a gestão de obras, mas é sempre bom entender exatamente os benefícios que as tecnologias têm para a gestão de maneira mais objetiva.

Veja aqui os principais pontos para te convencer que é hora de aproveitar as vantagens que o ambiente digital pode oferecer para a construção civil:

Use melhor seu tempo

Dizer que o cronograma de obras reduz atrasos dos projetos não é mais uma novidade para você que está acompanhando esse texto. No entanto, a obra não é a única que se beneficia no quesito tempo.

Utilizar as tecnologias garante que o tempo do engenheiro e responsável pelo projeto também seja mais bem aproveitado. Ferramentas tecnológicas para gestão garantem que esses e outros profissionais tenham mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Em lugar de passar horas, muitas vezes extra, que geram custo para a construtora, colocando os dados do dia em um documento, revisando as atividades para identificar falhas e outros processos e retrabalhos, o engenheiro pode revisar um outro projeto, por exemplo.

Menor necessidade de investimentos futuros

Pode parecer brincadeira, mas investir em tecnologia reduz a necessidade de gastar mais com tecnologia no futuro. Adotar um software de gestão de obras significa investir em mensalidades fixas, elimina a necessidade de investir em computadores, arquivos e muitos outros custos. Basta que sua equipe tenha um smartphone para estar conectada a todas as funções que o gerenciamento do projeto exige.

Agilidade e atualização constante

O simples fato de acessar tecnologias voltadas para a construção civil do celular reduz o tempo gasto e os riscos de informações serem deixadas de fora de maneira impactante.

Com o software em mãos de uma maneira fácil de acessar, o engenheiro não precisa mais voltar ao escritório para inserir dados no cronograma, corrigir e atualizar planilhas de orçamento ou se comunicar com clientes e fornecedores.

Além disso, acompanhar a evolução do projeto e coordenar diferentes equipes se torna muito mais simples. A comunicação é facilitada e as informações estão sempre atualizadas. Essa facilidade reduz muito o risco de que erros sejam cometidos, melhorando o resultado do projeto, a produtividade da equipe e a reputação da construtora com o cliente.

Compartilhamento de dados mais eficiente

Falhas de comunicação são a principal causa de erros em uma obra. Como as tecnologias facilitam a comunicação e aproximam as equipes, a troca de informações se torna mais objetiva. Além disso, os responsáveis têm acesso a todos os laudos, relatórios de inspeção, documentos e indicadores relacionados à obra sempre fáceis de acessar caso sejam necessários.

Mais controles

Reduzir desperdícios e atrasos é muito mais simples com a ajuda das tecnologias. Como elas aumentam a produtividade e reduzem erros, além de deixar planilhas sempre a mão, o desperdício de materiais e tempo deixam de ser um problema.

Treinamento facilitado de equipes

Qualidade na obra depende de equipes alinhadas e atualizadas. A capacitação e atualização de conhecimentos dos colaboradores é outro benefício que a tecnologia traz.

Treinamentos podem ser disponibilizados em plataformas online exclusivas a construtora. Essa é uma medida que não ajuda só nos conhecimentos da equipe, mas também em sua autoestima, refletindo na produtividade.

Um funcionário que percebe os investimentos que a empresa faz nele se sente reconhecido e mais motivado para trabalhar. Ele realiza as atividades com mais empenho e cuidado, o que pode ajudar, inclusive, a reduzir acidentes de trabalho.

Competitividade depende de diferenciação

Não é possível ter destaque de mercado e conquistar novos clientes se você está apenas fazendo o que todas as outras construtoras fazem. O destaque vem quando a empresa oferece vantagens e qualidades que outras não são capazes.

Se diferenciar dos competidores não precisa ser uma ação radical de mudança. Muitas vezes, o simples fato de mandar e-mails constantes atualizando o cliente sobre a evolução do projeto é o suficiente para ganhar indicações que se convertem em novos clientes.

Claro, é sempre melhor investir em inovação constantemente, não só para se destacar dos concorrentes, mas também para garantir que as obras realizadas tenham cada vez mais qualidade.

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