Construção do futuro: tudo o que você precisa saber sobre Steel Frame!

Conheça mais sobre o Steel Frame e os benefícios que suas estruturas trazem para construtoras fazerem parte da construção do futuro.
Steel Frame
Steel Frame

Conheça mais sobre o Steel Frame e os benefícios que suas estruturas trazem para construtoras fazerem parte da construção do futuro.

A construção civil está em constante evolução, surgindo a cada dia novas metodologias, materiais, técnicas e softwares que buscam otimizar os processos e etapas, garantindo uma gestão de obras com menos erros e maiores possibilidades de crescimento.

Entre os muitos elementos da construção que evoluem constantemente estão os modelos construtivos que contam, atualmente, com muitos tipos: 

  • pré-moldados;
  • Wood Frame;
  • containers e construções em drywall;

Entre outros…

Leia também:

Sistemas construtivos: entenda as diferenças entre alvenaria convencional, bloco de concreto, woodframe e SteelFrame >

Um desses modelos construtivos que tem ganhado cada vez mais destaque na indústria é o Steel Frame

Enquanto outros modelos são estruturas em madeira, drywall ou concreto, o Steel Frame se utiliza de aço para criar estruturas mais leves e com maior durabilidade para as obras das construtoras.

Conheça melhor esse modelo construtivo e saiba as vantagens e desvantagens que apresenta para as obras de sua construtora.

Steel frame: o que é?

Um dos sistemas que tem se tornado mais importantes na construção civil, o Steel Frame possui estruturas em aço galvanizado fechadas com diversos materiais, como placas de madeira, de cimento, painéis de alumínio composto, drywall e outras opções.

Também conhecido como Light Steel Frame, seu desenvolvimento foi motivado principalmente pela revolução do setor metalúrgico e abundância de aço no período após a Segunda Guerra Mundial. 

O modelo acabou se tornando cada vez mais popular na construção civil.

Nos sistemas Steel Frame, é construída a fundação da obra e nela colocadas as estruturas em aço. Essas estruturas podem ser moldadas e combinadas em diferentes formatos, ampliando as possibilidades arquitetônicas para os projetos.

Uma vez que a estrutura está pronta, as placas e painéis utilizados para seu fechamento são colocados e, depois, o telhado é feito, podendo ser em cerâmica, lajes de aço galvanizado como os da estrutura ou com pré-moldados em madeira ou concreto.

As vantagens desse sistema para a construção civil

Existem 6 principais vantagens conquistadas por construtoras ao utilizar o Steel Frame em seus projetos. São elas:

1. Durabilidade e leveza

O aço galvanizado utilizado nos sistemas é um material muito leve. Isso permite utilizar materiais mais pesados nas placas de fechamento, preenchimento e outras estruturas sem que o peso seja um fator que reduza muito o tempo de vida do projeto. 

Além disso, as próprias estruturas Steel Frame possuem grande durabilidade, chegando a até 300 anos.

2. Redução de resíduos e obras sustentáveis

Essas estruturas são altamente sustentáveis não só nas instalações no canteiro de obras, mas também em seu processo de produção. 

Grande parte da matéria prima utilizada é reciclada e exige, quando exige, quantidades mínimas de água.

Além disso, gera baixo desperdício no processo de produção e instalação e pode ser reciclado no momento do descarte dos materiais.

3. Rapidez e limpeza para um canteiro de obras mais seguro

Se esses sistemas reduzem a produção de resíduos e contribuem para processos mais sustentáveis, não é de se espantar que contribuam para manter um ambiente mais limpo no canteiro de obras, não é?

Com uma menor produção de lixo, organizar os espaços e, como consequência, melhorar a logística de movimentação de pessoas, materiais e equipamentos no espaço, torna- se natural.

O resultado é mais facilidade no cumprimento das normas de SST. Ou seja, menos riscos de acidentes para os trabalhadores sem comprometer a velocidade e execução e prazos.

Essa rapidez ainda é conquistada, também, pelas peças de Steel Frame que chegam prontas ao canteiro, com a execução de obras dependendo apenas de montar e ligar as estruturas, não às construir do zero.

4. Facilidade de execução e manutenção de instalações

A facilidade de execução das instalações é grande, já que, como vimos, as peças chegam prontas ao canteiro, mas não é apenas a execução que é facilitada.

A manutenção após a obra ser completada e entregue ao cliente também é mais simples com essas estruturas. 

Uma vez que instalações elétricas, hidráulicas, de gás e outras passam pela estrutura em metal e por trás das placas, sua manutenção não exige quebrar paredes, apenas remover a placa e colocá-la depois.

5. Ganho de área

As estruturas e placas do sistema Steel Frame exigem paredes menos espessas para alcançar os mesmos resultados que estruturas de alvenaria teriam, isso significa que toda a obra ganha mais espaço interno e a área do canteiro é mais bem aproveitada.

6. Menor número de etapas e mais controle

Uma vez que as estruturas chegam prontas para montar ao canteiro de obras, as etapas necessárias para completar o projeto são reduzidas. 

Além de significar mais rapidez, essa redução de etapas também traz maior facilidade na hora de controlar orçamentos, estoque e cronogramas de obras.

Conheça as desvantagens do Steel Frame

Ainda que possua muitas vantagens, esse sistema possui suas exigências, que em algumas obras podem ser um problema.

A principal desvantagem do Steel Frame é a necessidade de mão de obra especializada, que tem um custo um pouco mais alto. Isso porque uma construção bem-feita exige cálculos muito precisos e um planejamento sem erros.

Além disso, são estruturas com limitação de altura. 

Para edificações com mais de 5 andares, as vantagens do Steel Frame não compensam a fragilidade que a estrutura passa a apresentar.

Por último, temos a questão das barreiras culturais. 

Mesmo que seja um modelo de construção que cresce cada vez mais, sofre com a resistência de clientes e construtoras em abrir mão de usar modelos mais tradicionais de construção, principalmente pela falta de conhecimentos mais profundos sobre o Steel Frame.

Inovações para a construção do futuro

Fazer parte do grupo de construtoras e empreendedoras que está preparada para crescer, lucrar e aproveitar todas as oportunidades do mercado da construção civil exige que sua empresa acompanhe de perto as novidades do setor.

Assim como ocorreu com o Steel Frame, muitos outros novos materiais, modelos construtivos e tecnologias surgem para oferecer benefícios, aumentar a sustentabilidade e abrir novas possibilidades para as empresas.

A única forma de investir nessas novidades e aproveitar ao máximo as vantagens que trazem para sua empresa é acompanhando de perto as inovações que surgem no mercado da construção civil.

É para manter nossos clientes por dentro de tudo que surge na construção civil que o Obra Prima oferece conteúdos exclusivos e atualizados. Acompanhe nosso blog e fique por dentro.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.