Construtoras Digitais: quais são as soluções para modernizar o trabalho na construção civil

Construtoras digitais: inovação na construção civil
Construtoras digitais: inovação na construção civil

Garantir o crescimento dos negócios com as mudanças do mundo exige tornar as construtoras digitais. A busca por inovação na construção civil nunca foi tão grande!

As mudanças do mercado exigem cada vez mais rapidez, acessibilidade e segurança dentro das construtoras. A capacidade de gerenciar informações corretamente, estar mais perto dos clientes e otimizar os processos é essencial para empresas que desejam diferencial e crescimento de mercado.

A revolução digital já chegou e novas tecnologias surgem todos os dias para auxiliar a construção civil. Ainda assim, uma das maiores dificuldades do setor está no excesso de tradicionalismo que enfrentam as construtoras.

Para muitas empresas e clientes, a ideia de uma construtora digital não faz muito sentido e gera insegurança. A rapidez e eficiência dos processos que as tecnologias oferecem acabam por afastar as construtoras da decisão de inserir-se no mundo digital

Mesmo com os medos, as soluções às dores das construtoras não podem ser ignoradas. Construtoras digitais são capazes de evitar:

  • Falhas de planejamento;
  • Erros no orçamento;
  • Atrasos nas obras;
  • Perda de materiais;
  • Problemas de comunicação.

Conheça as tecnologias que permitem escapar dessas dores.

7 tecnologias para otimizar construtoras digitais

Existem diversas novas tecnologias que podem melhorar os resultados de construtoras no mercado. De aplicativos para controle interno a materiais mais resistentes, econômicos e sustentáveis, as possibilidades são infinitas.

Conheça algumas das possibilidades para conquistar uma construtora digital.

1. Planilhas de processos 

As principais dores de construtoras estão no controle interno e de projetos. Com o uso de planilhas é possível conquistar melhores resultados e aumentar a lucratividade da construtora.

Essa é uma tecnologia simples, mas que garante muitos benefícios para os negócios. 

Com planilhas de orçamento, os erros de cálculos podem ser reduzidos, uma vez que a conta é automatizada. 

Outra possibilidade é o desenvolvimento de relatórios diários de obras (RDO), garantindo um acompanhamento mais eficiente da evolução da obra. São apenas dois exemplos das diversas possibilidades que planilhas oferecem

2. Drones

Vemos todos os dias fotos e filmagens incríveis realizadas com drones, mas essas não são suas únicas possibilidades. Com custo acessível e a possibilidade de alcançar locais de difícil acesso, tem sido cada vez mais utilizados na construção civil.

Drones são muito utilizados na captura de imagens para analisar o local onde a obra será desenvolvida. Além disso, auxiliam na inspeção de obras, utilizando sensores termais para verificar mudanças de temperatura e identificar problemas na estrutura.

3. Impressão 3D

A impressão 3D é uma das novas tecnologias que promove redução de custos de mão de obra. 

Imprimir as partes da construção e movê-las depois com guindastes para realizar a montagem pode, ainda, reduzir o tempo necessário para executar o projeto.

Um outro ponto positivo é a possibilidade de utilizar compostos reciclados, misturados com cimento e gesso, para a impressão das peças. Com isso, o projeto se torna mais sustentável.

4. Bioconcreto

Entre os diversos materiais tecnológicos desenvolvidos para a construção civil, o bioconcreto é um dos que mais tem ganhado destaque. 

Também chamado de concreto inteligente ou concreto vivo, são a solução ideal para resolver rachaduras no concreto decorrentes do tempo de uso.

Seu processo de funcionamento é decorrente de bactérias contidas em cápsulas biodegradáveis. 

Quando ocorre uma infiltração, a presença de água dissolve a cápsula e desperta as bactérias, que se alimentam de lactato, colocado junto às cápsulas, produzindo na alimentação calcário, que preenche as rachaduras.

5. Produtos pré-fabricados

Produzidos fora do canteiro de obra e movidos para o local no momento da montagem, podem reduzir muito o tempo gasto com a obra e, assim, aumentarem o controle do cronograma.

Estruturas em concreto, drywall e diversos outros produtos pré-fabricados garantem maior rapidez no posicionamento, exigem menos trabalhadores e garantem a redução no consumo de água e energia no canteiro de obra.

6. Sistemas em nuvem

Espaços de armazenamento na internet, os sistemas em nuvem são uma forma de garantir a maior facilidade de acesso e compartilhamento de dados, fotos e documentos relacionados à obra.

É possível utilizar a nuvem de celulares, tablets ou computadores, o que faz com que os dados estejam disponíveis seja nos escritórios da construtora ou no canteiro de obra. 

Além disso, a criptografia aplicada e os demais mecanismos de proteção garantem a segurança dos dados e a restrição de acesso.

Imagine uma construtora de grande porte com diversas filiais no país, será muito mais fácil manter os processos alinhados se todos têm acesso às mesmas informações. 

Os benefícios existem, também, para as pequenas construtoras, uma vez que o controle é maior sem a necessidade de mais funcionários para constantemente fiscalizar os projetos.

Um dos pontos diferenciais da nuvem é a relação com o cliente. 

Com a facilidade de compartilhamento de arquivos oferecida, é possível manter o cliente sempre informado da evolução das obras, garantindo transparência e aumentando a confiança.

7. Softwares de gestão de obras

Softwares de gestão de obra são uma das principais ferramentas de controle para construtoras de diferentes portes. Com funções variadas que ajudam na organização e controle de dados da empresa e de seus projetos, garantem muitas vantagens para seus usuários.

Um bom software de gestão de obra permite controlar entrada e saída de insumos no estoque, fluxo de caixa da empresa, custos e ganhos de cada projeto, contratos, licitações e documentações.

Por centralizarem diversos setores da construtora em um só aplicativo, os softwares permitem:

  • unificar o cronograma de obras;
  • unificar os relatórios diários de obras;
  • unificar os orçamentos; 
  • e unificar os contatos com clientes e fornecedores.

Cartão virtual para otimizar construtoras

Se a tecnologia está do lado da construtora para solucionar as dores dos projetos e otimizar a gestão, porque não utilizá-la como forma de melhorar o posicionamento de mercado?!

Não é segredo que digitalizar processos pode trazer diversos benefícios, como vimos no texto. Esse processo de tornar uma construtora digital, no entanto, não é restrito a comunicação e processos das obras, mas também na facilidade em oferecer produtos e serviços e conquistar novos clientes.

Novos clientes. Um dos principais benefícios para construtoras que desejam crescer, muito mais fácil quando o contato com a construtora ocorre na internet, onde as pessoas passam a maior parte do tempo.

Quer saber mais como a tecnologia auxilia as construtoras digitais a crescerem e conhecer mais sobre os cartões virtuais? Clique no banner abaixo para saber mais!

cartão virtual para as construtoras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.