Seu controle financeiro de obras nunca mais será o mesmo com um software de gestão

Tecnologia para a construção civil
Tecnologia para a construção civil

Se toda construtora tem seus pontos fracos, sem dúvida o controle financeiro de obras é um deles. 

Quando não é bem gerenciado, pode levar a atrasos em obras, falta de recursos financeiros para concluir projetos, gastos desnecessários e ao rombo do fluxo de caixa. Problemas que habitam os piores pesadelos do departamento financeiro de qualquer empresa.

Em geral, isso acontece porque com a correria do dia a dia falta tempo para dar conta de todas as demandas da gestão de obras. O que fica ainda mais desafiador quando nem toda a equipe está alinhada para que o planejamento e controle dos recursos financeiros da construtora seja bem-sucedido.

Para resolver esses problemas, nada melhor do que contar com a ajuda de um bom software de gestão de obras para melhorar a organização e aumentar a lucratividade. 

Acredite: com o uso de uma solução como essa é possível facilitar o controle financeiro de obras e manter o caixa positivo.

Ficou curioso para entender melhor como funciona um software de gestão de obras e quais vantagens de usá-lo para melhorar o controle financeiro de obras? Então, continue a leitura!

Vamos em frente!

O que faz um software de gestão de obras?

Como o próprio nome diz, em tese, um software de gestão de obras deve dar conta de todas as demandas envolvidas nas obras. Isto é, ajudar a construtora a economizar tempo e dinheiro sem deixar a qualidade e segurança de lado. O que também passa pelo controle financeiro de obras, elevando o lucro na construção civil.

Para encontrar o melhor software de gestão de obras, considere que ele precisa ter pelo menos as seguintes funcionalidades:

  • Acompanhamento do canteiro de obras em tempo real;
  • Apropriação de custos;
  • Chat com clientes e fornecedores;
  • Controle financeiro integrado com o fluxo de caixa;
  • Cotações online;
  • Cronograma físico-financeiro;
  • Demonstrativos automatizados;
  • Digitalização de documentos para faturamento e reembolso;
  • Medição física da evolução das obras;
  • Orçamento de obras.

4 vantagens de usar um software de gestão de obras para o controle financeiro de obras

Quem lida com as demandas financeiras de uma construtora pode se ver louco diante de tantas informações e processos para organizar. 

Quer salvar o financeiro da sua construtora com o apoio da tecnologia na construção civil?

Então, confira as principais vantagens de contar com o software de gestão de obras para descomplicar as finanças da sua empresa:

1. Ajuda a aumentar a lucratividade na construção civil

Com o uso de um software de gestão de obras a construtora pode saber ao certo quanto vai lucrar antes mesmo do projeto ser concluído. Então, o impacto da gestão financeira e do controle financeiro é imediato nas contas da construtora e, consequentemente, no lucro obtido. 

Com o controle das entradas e saídas de capital fica mais fácil saber quanto está tendo de lucro e qual capital de giro deve manter para não paralisar as obras. Possibilita até mesmo que os recursos em caixa tenham uma melhor destinação como, por exemplo, aplicações e reinvestimentos.

2. Aumenta a segurança do controle financeiro de obras

Outra vantagem que merece destaque é que ao optar por um software que reúna todas as informações dos projetos em um só lugar fica mais fácil acompanhar os gastos de cada um deles e também de cada etapa das obras. O controle de orçamento e de custos também é facilitado.

Ao centralizar as informações de todos os projetos a construtora pode otimizar a gestão de obras e tornar tudo mais organizado e fácil de acompanhar.

É desapegar das cansativas planilhas de controle financeiro de obras para acompanhar entradas e saídas de capital.

Lembra o quanto era preciso ter um cuidado redobrado ao trabalhar com elas para descobrir se está crescendo ou tendo prejuízo? Com um software de gerenciamento de obras a construtora ganha toda segurança que precisa para a eficiência do controle financeiro.

3. Facilita a organização para que a saúde financeira da construtora seja mantida

Ao abrir mão das planilhas e trabalhar com um software de gestão de obras é possível checar a saúde financeira do negócio em tempo real. Algo que facilita o controle financeiro de obras e o crescimento da empresa.

Hoje, já existem no mercado opções de softwares de gestão de obras que armazenam dados em nuvem e, com isso, possibilitam um “controle financeiro onipresente”. 

Os profissionais da construtora podem acompanhar tudo o que precisam de onde estiverem. O que é primordial para manter tudo em ordem, do orçamento ao controle de compras emergenciais.

4. E permite melhor acompanhamento do cronograma físico-financeiro de obras

Para facilitar o controle financeiro de obras, o software de gestão também permite o acompanhamento do cronograma físico-financeiro de obras.

Com relatórios e dashboards bastante intuitivos, alguns oferecem, inclusive, demonstrativos sobre o previsto e realizado. O que ajuda a empresa a entender qual é o maior custo da obra e o que pode ser feito para melhorar.

E como se não bastasse, com um clique é possível enviar esses demonstrativos para o cliente. Uma atitude ecologicamente correta, que evita o uso de papéis, e eleva a satisfação do contratante da obra, que pode se inteirar melhor sobre o andamento da construção.

Bônus: elevar a produtividade e otimizar o tempo de trabalho

Pode parecer que não, mas com o apoio da tecnologia na construção civil o profissional do setor financeiro da construtora pode otimizar seu tempo. 

Com tantas facilidades, vai evitar sobrecargas e não precisar fazer várias horas extras para deixar tudo em dia. O que é muito importante quando o assunto é retenção de talentos: ajuda a elevar a motivação no trabalho e também a produtividade.
Está considerando a ideia de trabalhar com um software de gestão de obras para organizar melhor o controle financeiro de obras da sua construtora? Existem tecnologias específicas para pequenas e médias construtoras, que oferecem tantos recursos quanto os sistemas tradicionais sem preços exorbitantes.

Estamos falando do software de gestão de obras Obra Prima. Uma solução inteligente que tem tudo o que a sua empresa precisa para aumentar a eficiência do controle financeiro de obras e elevar os lucros!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.