Como alavancar o crescimento de pequenas e médias construtoras em 2021?

Como alavancar o crescimento de pequenas e médias construtoras em 2021?

Pequenas e médias construtoras podem ter grandes oportunidades de crescimento em 2021, basta saber aproveitá-las.

Ainda que tenha enfrentado grandes dificuldades no com a pandemia, o mercado da construção civil fechou com bons resultados no ano de 2020. A constante recuperação do setor deixou muitos especialistas ansiosos pelo ano de 2021 e a promessa de constante crescimento.

O otimismo do mercado não pode ser ignorado. É hora das construtoras começarem a refinar as estratégias e colocar em prática os planos para o ano que começa.

As oportunidades de inovação e crescimento são inúmeras

Saiba mais sobre como investir em inovação clicando aqui! >

As menores taxas de juros e maiores linhas de créditos imobiliários que as instituições financeiras ofereceram durante o ano passado e a queda da taxa Selic vista nos últimos meses dão espaço para melhores negócios.

Como já comentamos aqui no blog, as previsões apontam crescimento da construção civil em 2021. Sua construtora está preparada? Que tal descobrir como fazer as pequenas e médias construtoras crescer em 2021?

6 dicas para o crescimento de pequenas e médias construtoras

Saiba como aproveitar ao máximo as oportunidades que o ano de 2021 promete trazer.

1 – Organizar o dia a dia da obra

Essa pode ser uma das maiores dificuldades para os gestores de obra. 

O dia a dia de um canteiro influencia nos resultados que podem ser positivos ou negativos. Toda construtora deve saber que ignorar imprevistos e não acompanhar as rotinas abre espaço para falhas.

Imagine uma equipe no canteiro responsável por levantar as paredes do cômodo de uma casa. Pode acontecer de uma chuva forte atrapalhar o trabalho, usarem mais cimento que o previsto, tijolos caírem e se quebrarem, alguém escorregar e se machucar.

Claro, é sempre possível prevenir esses problemas, mas não se o cotidiano do canteiro não é pensado em detalhes e organizado.

Construtoras que desejam crescer devem fazer uma análise cuidadosa, verificar riscos e preparar ações preventivas e respostas rápidas para problemas e, ainda mais importante, acompanhar o que acontece na execução.

Um Relatório Diário de Obras (RDO) pode ser o melhor amigo da construtora nessa hora. Além de mostrar o que está acontecendo, é um documento de grande valor para não deixar que problemas se repitam em próximos projetos.

2 – Investir em tecnologia para a construção civil

Cada dia mais as tecnologias dominam o mercado e podem ser o diferencial que as pequenas e médias construtoras precisam para crescer em 2021.

Que tal começar aumentando o controle da gestão de obras? Esse passo inicial pode abrir diversas portas e oportunidades de negócios nos próximos meses.

Softwares de gestão como o Obra Prima garantem um melhor aproveitamento dos insumos, controle do orçamento, cuidado com estoque e compras e facilidade de comunicação com equipe, fornecedores e clientes.

Crescer na construção civil, sem dúvida, exige esse tipo de controle.

3 –  Buscar estruturar melhor a construtora

De nada adianta cuidar das obras sem ter controle interno na construtora. Mesmo na hora de criar um orçamento eficiente e que inclua o BDI, saber quais os custos indiretos e como eles surgem é essencial.

Pequenas e médias construtoras têm uma vantagem aqui. O número de funcionários é menor, os custos do escritório são reduzidos e, com isso, a complexidade em estruturar tudo é muito mais simples.

Se sua construtora está focada em crescer, é bom começar com o pé direito. Saiba quais são os gastos do seu escritório, conheça bem as taxas pagas em cada projeto e em seu próprio funcionamento, organize a parte jurídica, saiba quem é sua equipe e quando é essencial contratar terceirizados e tenha uma carteira de fornecedores de confiança.

Esse tipo de controle vai fazer toda a diferença no futuro da empresa.

4 – Ter um controle financeiro eficaz sobre cada uma das obras

Controlar o financeiro da empresa é importante, mas não se esqueça que só é possível se sua construtora for capaz de administrar as obras independentemente. Cada projeto possui seu orçamento, seus custos específicos e sua margem de lucro.

Ainda que seja essencial considerar custos indiretos para um orçamento eficiente, o balanço total da construtora só está protegido se cada obra for considerada como único ganho antes da contabilidade total.

5 – Se preparar para o boom imobiliário e aproveitar o momento

Uma das previsões para 2021 é um grande crescimento de investimento de clientes no setor imobiliário como resultado, principalmente, das maiores facilidades de liberação de créditos e financiamento durante a pandemia.

Estar preparada para aproveitar as oportunidades desse boom será diferencial para pequenas e médias construtoras crescerem.

6 – De olho nos custos de insumos e mão de obra

Os especialistas esperam que o aumento nos preços de insumos de 2020 se mantenha por um tempo no ano de 2021. Eles devem começar a cair mais próximo do meio do ano, mas não dá para ficar esperando, não é?

Em contrapartida, os custos de mão de obra parecem ter diminuído, o que pode ser uma boa oportunidade para balancear os custos dos projetos. O importante é pesquisar bem antes de realizar compras, não se prender aos fornecedores de insumos e mão de obra de sempre e buscar o melhor em custo benefício para cada obra.

Pequenas e médias construtoras com os melhores resultados em 2021

Ainda que as dificuldades e desafios nunca acabem, o crescimento dos últimos meses promete para 2021 muitas oportunidades de negócios e bons resultados. Depois de superar os diversos empasses colocados por 2020, principalmente devido à pandemia, construtoras podem começar a respirar mais aliviadas nesse próximo ano.

No entanto, é preciso atenção. Respirar aliviado é muito diferente de se acomodar e deixar de ter atenção ao mercado. Construtoras chegam ao novo ano mais maduras e, se seguiram as dicas dadas durante 2020, estão preparadas.

É hora de colher os frutos de toda a preparação e cuidar para que o crescimento das pequenas e médias construtoras seja ainda maior nesse novo ano.

Quer saber como continuar se preparando e aproveitando ao máximo as oportunidades? Fique sempre de olho nos conteúdos e dicas do nosso blog.

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.

Sugestão de conteúdo: