cronograma de obras

Atraso na entrega de materiais, chuva e mais: como se preparar para os imprevistos através de um cronograma de obras eficiente?

Descubra como um cronograma de obras bem feito pode evitar impactos negativos de imprevistos na construção civil.

Não são poucas as obras que sofrem com imprevistos. Muitas vezes, uma chuva inesperada pode colocar todo o planejamento a perder e a construtora tem muito a perder nesses casos.

Claro, existem construtoras que já aprenderam a lidar com esses problemas e sabem a resposta para evitar prejuízos e danos, são as construtoras que entenderam a importância de elaborar com cuidado, atenção e eficiência um cronograma de obras.

Cronogramas são indispensáveis para acompanhar a evolução das obras e garantir que atrasos peguem os responsáveis pelos projetos de surpresa. 

São planilhas muito detalhadas e que acompanham cada simples atividade na execução de uma obra.

Entender melhor os principais imprevistos que o canteiro de obras pode enfrentar é o primeiro passo para descobrir como o cronograma de obras pode solucionar os problemas que eles trazem. 

Essa é uma descoberta que não pode ser deixada de lado, então porque não começar agora?

Os principais imprevistos em uma obra

Ainda na fase do planejamento, toda obra passa por uma análise de riscos. Nela, os possíveis focos de acidentes, erros, falhas mecânicas e humanas e interferências do ambiente são avaliados e classificados.

Mesmo sendo feita com toda a atenção e detalhes, muitas vezes não é possível saber exatamente quais são os riscos ou propor ações de prevenção efetivas. Nesses casos, é essencial ter uma estrutura de execução da obra preparada para reagir aos impactos e não deixar que prejudiquem prazo de entrega ou orçamento.

Entre os imprevistos que mais fogem do controle de construtoras podemos citar:

Atrasos dos fornecedores de materiais

Atrasos nas entregas de materiais podem ser um grande problema, desorganizar todo o planejamento das etapas e, com isso, causar atrasos e prejuízos. 

Evitar que esses atrasos ocorram é impossível, uma vez que eles acontecem por problemas de terceiros, mas é possível dar menos chances para que eles impactem a obra.

Um dos elementos essenciais para não sofrer com esses atrasos é manter sempre o controle do departamento de compras e criar uma integração com o cronograma de obras. Não entendeu? A gente explica.

No cronograma de obras, a data em que os materiais serão necessários está estipulada. 

Para não dar chances ao azar, o departamento de compras pode organizar as datas de entrega com antecedência e, no caso de materiais mais caros ou com preço mais variável, organizar espaço no estoque para receber o material alguns dias antes.

A decisão da melhor estratégia vai depender de analisar com cuidado custos. O que sairia mais caro: compras de emergência ou um investimento maior no espaço de estoque?

É uma decisão estratégica que deve ser muito bem pensada para cada obra.

Dias de chuva, dias de vento, dias de frio…

Mudanças climáticas podem ser bem imprevisíveis. Saber se vai chover ou não depende de acompanhar sempre a meteorologia e não é algo que se pode prever com certeza antes que a execução comece.

No entanto, mesmo sem poder prever, é possível antecipar. 

Se a obra vai ser executada em uma região em que no período do ano em que a obra começa é comum ter chuva, não é possível não considerar essa possibilidade, certo?

Chuvas causam muitas paralisações e aumentam os riscos de acidentes para os trabalhadores. O mesmo vale para ventos fortes em obras com trabalhos em altura ou para dias muito frios que podem prejudicar a qualidade dos materiais, ressecando cimento e argamassa, por exemplo.

Fique sempre de olho na meteorologia. 

Se o tempo está ameaçando virar, que tal adiantar ao máximo o trabalho, fazer algumas horas extras e antecipar as etapas que forem possíveis para compensar as horas de trabalho que possam ser perdidas com as mudanças climáticas?

Mão de obra também pode ser imprevisível

Um trabalhador doente, que se acidenta ou que falta ao trabalho pode colocar todo o planejamento da obra em risco. 

Trabalhos mal executados e que tenham que ser refeitos e falta de produtividade são outros dos problemas que podem ser enfrentados.

Motivar trabalhadores é essencial nesses casos, além de acompanhar de perto a produtividade das atividade, percebendo se atrasos acontecerem antes que afetem os prazos.

Uma das medidas que toda construtora deve tomar é ter sempre contratos regulares de trabalho e prestação de serviços com os trabalhadores, sempre com o respaldo do departamento jurídico.

Conhecer direitos e deveres de trabalhadores e construtora é essencial para poder cobrar resultados e garantir que a mão de obra não seja a causadora de dores de cabeça. Cumprir a lei é sempre a melhor saída para evitar problemas.

Atrasos na execução de tarefas

Atrasos são um imprevisto que podem ter diversas razões. 

Além de poder acontecer por motivos óbvios, como os já mencionados atraso na entrega de materiais e chuvas, existem situações não tão óbvias.

Falta de profissionais para atividades muito desgastantes, falta de equipamentos para todos os trabalhadores, má comunicação entre canteiro de obra e empresa na hora de solucionar problemas.

Nesses casos, analisar as tarefas a serem executadas, contratar mão de obra extra quando se mostrar necessário, alugar equipamentos e oferecer um canal de comunicação eficiente são elementos essenciais.

Como o cronograma soluciona esses problemas?

Todos os problemas mencionados podem ser facilmente solucionados com um cronograma de obras eficiente. 

Ao definir bem o cronograma, qualquer atraso ou queda na produtividade, por menor que seja, pode ser visualizado.

Esse é o principal benefício dos cronogramas de obra, garantir a visibilidades do andamento da obra e maior controle do prazo de entrega. Isso garante que medidas possam ser tomadas para corrigir os erros e imprevistos antes que os impactos não possam ser revertidos.

Para as construtoras que querem ter ainda mais controle, elaborar cronogramas de obras dentro de um software de gestão de obras pode trazer ainda mais benefícios, garantindo a integração necessária de todos os departamentos para contornar os imprevistos.

Quer saber mais sobre como elaborar um cronograma de obras e ter a solução para evitar atrasos? Acompanhe os conteúdos exclusivos do Obra Prima.