Da planilha para o software de gestão de obras: 4 razões para atualizar a forma de fazer o seu orçamento

Descubra os motivos pelos quais sua construtora deve sair da planilha para os softwares de gestão de obra na hora de fazer os orçamentos.
Orçamento de obras e softwares de gestão de obras
Orçamento de obras e softwares de gestão de obras

Descubra os motivos pelos quais sua construtora deve sair da planilha para os softwares de gestão de obra na hora de fazer os orçamentos.

Obras de alto custo, grandes volumes de materiais, compras constantes e muitas contas para pagar. Essa é a realidade de qualquer empresa de construção civil, principalmente as pequenas e médias construtoras.

Com a grande variedade de custos envolvidos e a necessidade de manter um bom controle financeiro para garantir crescimento e lucratividade, não é de se espantar que os orçamentos de obra se tornem, facilmente, uma das principais dores do setor.

Um pequeno erro no orçamento, seja no uso e na elaboração, mas principalmente neste último, a sua construtora vai enfrentar prejuízos difíceis de contornar e que poderiam ser evitados. 

É nessa hora que escolher a ferramenta certa para elaborar o orçamento faz toda a diferença.

Leia também:

7 dicas infalíveis para agilizar o orçamento de obras >

Essa necessidade de reduzir erros e aumentar o controle financeiro, aos poucos, tem feito as construtoras migrar das planilhas em Excel para sistemas mais complexos e completos de gestão de orçamentos de obras.

Entenda, não é uma questão de considerar as planilhas inúteis, é apenas o resultado da realização de que, para a maioria dos casos, são sistemas incompletos e muito simples para as complexidades do setor.

Planilhas em Excel foram, por muito tempo, a alternativa mais eficiente para controlar números e oferecer um primeiro modelo de automatização de cálculos de orçamentos. 

Para obras pequenas e reformas mais simples, sem muitos custos, materiais ou etapas, ainda podem ser uma boa forma de organizar orçamentos.

Então, por que as construtoras têm buscado, cada vez mais, os softwares de gestão de obras?

Por que migrar os orçamentos de obras para o software de gestão de obras?

Existem muitas dores enfrentadas pelas construtoras na hora de desenvolver um orçamento de obras. 

É nessa hora que muitas delas percebem a necessidade de uma organização melhor das informações, redução do tempo utilizado na tarefa, eliminar erros por desatenção e simples falha humana e melhorar o uso dos recursos.

Muitas vezes essas dores impedem que a construtora perceba oportunidades de melhor alocação de recursos, elimine desperdícios e escape de prejuízos. É esse o principal objetivo para a maior busca das construtoras por softwares de gestão de obras que ofereçam áreas de desenvolvimento de orçamentos.

Conheça aqui os benefícios que os softwares trazem para sua construtora evite erros com estimativas de gastos e torne os orçamentos elaborados mais eficientes:

1. Elaboração de orçamentos de obras com muito mais agilidade

Softwares de gestão de obras possuem um processo de automação muito mais amplo do que planilhas normais em Excel. 

Além dos cálculos automatizados dos valores inseridos nas plataformas, esses sistemas contam também com uma integração de departamentos.

Isso significa que à medida que orçamentos com fornecedores são realizados, os valores unitários e totais são automaticamente enviados para a planilha. 

Com isso, a visualização das projeções fica mais clara e todo o processo se torna mais ágil.

Outro ponto que traz agilidade é o fato de que uma alteração no projeto, como o número de tijolos que serão necessários, por exemplo, já é atualizado na área de orçamentos, o que significa que os valores finais do custo da obra também são atualizados.

2. Um software de gestão de obras traz muito mais praticidade para o processo

A própria agilidade em elaborar o orçamento já demonstra a grande praticidade que as construtoras ganham utilizando os softwares. 

No entanto, a praticidade não para aí: o fato de ser uma plataforma disponível desde seu celular, por meio de um aplicativo, já é um grande aumento na praticidade. 

Toda construtora sabe que orçamentos podem sofrer mudanças durante a execução do projeto. 

Desperdícios no canteiro de obras podem impactar os custos, assim como imprevistos e emergências.

Ter uma plataforma acessível desde o canteiro de obras, então, significa que será muito mais simples identificar problemas, realocar recursos e organizar processos para que o orçamento seja sempre respeitado.

É a praticidade associada ao acompanhamento constante da evolução do orçamento ao longo da execução do projeto.

3. Tem integração com a tabela Sinapi

Usar os custos da Tabela Sinapi na construção civil pode ser um grande diferencial estratégico para sua construtora. 

No entanto, apenas aplicar os valores ao orçamento pode ser um risco sem as correções adequadas de acordo com a atualidade do mercado e especificidades de cada obra.

A integração oferecida pelos softwares de gestão de obras na hora de organizar os custos é mais um benefício em comparação com as planilhas. A tabela atualizada faz parte do sistema e cria comparações e correções na hora de fazer os orçamentos de obras.

Mas essa integração aqui vai além: outras tabelas utilizadas no setor da construção também são aceitas por alguns softwares de gestão de obras. Com o Obra Prima, por exemplo, existe a possibilidade de importação de tabelas como: SEINFRA, EDIF, ORSE, SETOP, entre outras!

Fonte: Software de gestão de obras – Obra Prima

Leia também:

A confiabilidade que o seu orçamento de obras precisa: como fazer da Tabela Sinapi a sua ferramenta para orçamentos sem erros? >

Sua construtora ganha uma comparação automatizada para decidir qual o fornecedor que oferece melhor custo-benefício para o projeto.

4. A chance de cometer erros é muito mais baixa

Com cálculos automatizados, valores que saem da cotação com o fornecedor direto para a planilha e dados do planejamento sendo automaticamente considerados nas projeções e necessidades da obra, evitar erros se torna mais fácil.

A redução de riscos de erros é ainda maior com a possibilidade de acompanhar o uso do orçamento no dia a dia da obra. 

Isso significa que, mais do que evitar erros, a construtora conquista mais facilidade na hora de corrigir as poucas falhas antes que elas causem prejuízos.

Softwares de gestão de obras oferecem mais do que orçamentos

O objetivo desses softwares é gerenciar todo o planejamento, execução e entrega de cada uma das obras da construtora, oferecendo um sistema de controle que organize a supervisão de todas elas em conjunto e dos processos internos do escritório da construtora.

Leia também:

Orçamento de obras: por que as planilhas estão ficando para trás? >

O software Obra Prima foi desenvolvido pensando exatamente nessas necessidades e com foco especial nas pequenas e médias construtoras, que precisam de ainda mais controle financeiro e de processos para terem boas chances de competir no mercado.

É por isso que nosso sistema oferece a gestão de compras, estoque, financeiro, orçamentos e cronogramas, entre outras funcionalidades, de forma integrada e intuitiva. 

Com isso, sua construtora consegue tornar os processos mais eficientes, eliminar redundâncias e melhorar crescimento e lucratividade.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a dicas e novidades sobre o mercado da construção civil. Nós estamos juntos com você em busca de crescimento!

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.